Como devem ser os comandos Bimanuais móveis?

Perguntado por: Luciana Macedo  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (27 avaliações)

Os comandos bimanuais moveis instalados em pedestais devem: a) manter-se estáveis em sua posição de trabalho; e possuir altura compatível com o posto de trabalho para ficar ao alcance do operador em sua posição de trabalho. 12.30.

Quais devem ser os requisitos para a instalação de dispositivos de partida que acionam e desligam as máquinas?

Os DISPOSITIVOS devem ser PROJETADOS, SELECIONADOS e INSTALADOS de modo que: -Não se localizem em Zonas de Perigo; -Possam ser acionados ou desligados em Caso de Emergência por outra pessoa; -Impeçam desligamento ou funcionamento Involuntário; -Não acarretem Riscos Adicionais; -Não possam ser Burlados.

Como deve ser a forma de escolha do tipo de proteção para um equipamento e ou máquina?

As máquinas e equipamentos, cujo acionamento por pessoas não autorizadas possam oferecer risco à saúde ou integridade física de qualquer pessoa, devem possuir sistema que possibilite o bloqueio de seus dispositivos de acionamento.

Quando deve ser instalada a proteção móvel intertravada?

Quando utilizadas proteções móveis para o enclausuramento de transmissões de força que possuam inércia, devem ser utilizados dispositivos de intertravamento com bloqueio.

Quais os requisitos básicos dos sistemas de segurança?

8 – Quais os requisitos básicos dos sistemas de segurança?
  • Ser instalados de modo que não possam ser neutralizados ou burlados;
  • Possuírem vigilância automática, ou seja, monitoramento, de acordo com a categoria de segurança requerida, exceto para dispositivos de segurança exclusivamente mecânicos; e.

Aula 15 comando bimanual

27 questões relacionadas encontradas

O que é requisitos de segurança?

Os requisitos de segurança de software são o conjunto de necessidades de segurança que o software deve atender, sendo tais necessidades influenciadas fortemente pela política de segurança da organização, e compreendendo aspectos funcionais e não-funcionais.

Qual o requisito mínimo da NR 12?

De acordo com a NR 12, a sinalização de segurança deve: a) ficar destacada na máquina ou equipamento; b) ficar em localização claramente visível; e. c) ser de fácil compreensão.

O que mudou na NR 12 em 2019?

Veja o que mudou: A nova NR-12 teve uma redução aproximada de 19%, no número de exigências, passando de 504 para 410. Das 504 exigências contidas na NR-12 anterior, foram revogadas 123 e mantidas 381. São 123 itens a menos que possibilitavam uma possível autuação, notificação etc.

Quais são os requisitos de segurança para guilhotinas?

3.2 Proteção da zona de acesso lateral e traseira de guilhotinas: 3.2.1 As guilhotinas devem possuir sistema de segurança que impeça o acesso pelas laterais e parte traseira da máquina às zonas de perigo, conforme itens 12.38 a 12.55 e seus subitens desta Norma.

Como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida?

Como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção. O que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada.

Como funciona o uso de proteção em máquinas e equipamentos *?

A proteção de uma prensa, por exemplo, pode ser feita com uma cortina de laser — quando alguém chega perto, o equipamento para de funcionar. Também é possível recorrer a barreiras físicas, como telas que possibilitam visualizar o equipamento funcionando, mas impedem o acesso à área de risco.

Quais são as principais normas sobre proteção de máquinas e equipamentos?

A NR 12 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela foi criada em 1978 com o objetivo de regulamentar e definir padrões de segurança e qualidade nas rotinas produtivas que fazem uso de equipamentos.

Quais as medidas preventivas que as máquinas devem possuir?

As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

Quais os principais dispositivos de acionamento?

Componentes usados em comandos elétricos
  • Botoeiras. São dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper a carga em um circuito de comando, a partir de um acionamento manual. ...
  • Disjuntores. O disjuntor um protetor de toda rede elétrica da sua casa. ...
  • Relé ...
  • Sinalizadores. ...
  • Fusíveis. ...
  • Contator.

O que é um dispositivo de parada de emergência?

São dispositivos com acionadores, geralmente na forma de botões tipo cogumelo na cor vermelha, colocados em local visível na máquina ou próximo dela, sempre ao alcance do operador e que, quando acionados, tem a finalidade de estancar o movimento da máquina, desabilitando seu comando.

O que é um dispositivo de intertravamento?

b) Dispositivos de intertravamento: São chaves de segurança eletromecânicas, com ação e ruptura positiva, magnéticas e eletrônicas codificadas, optoeletrônicas, sensores indutivos de segurança e outros dispositivos de segurança que a finalidade de impedir o funcionamento de elementos das máquinas sob condições ...

Quais são os requisitos de segurança para dobradeiras?

As dobradeiras devem possuir sistema de segurança que impeça o acesso pelas laterais e parte traseira da máquina às zonas de perigo, conforme os itens 12.38 a 12.55 e subitens desta Norma.

Quais são as opções de proteção da Pmefe?

PMEFE: zona de prensagem desprotegida PMEFE: zona de prensagem protegida. Para garantir a parada da máquina, deverão estar adequadamente dimensionados e instalados o sistema freio/embreagem, a válvula de segurança e a cortina de luz monitorada por relé ou CLP de segurança.

Qual é o principal objetivo da NR 33?

33.1.1 Esta Norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

O que mudou na NR?

Em julho, foi publicada a Portaria n° 916, que altera a NR-12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) e a Portaria nº 915 que, entre outras providências, altera a NR-1 (Disposições Gerais) e revoga a NR-2 (Inspeção Prévia). No entanto, já se falou em um corte de 90% das normativas, o que ainda não ocorreu.

Quando começou a vigorar a NR 12?

12 (NR-12) A norma regulamentadora – foi editada originalmente pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, de forma a regulamentar os artigos 184 a 186 do Capítulo V da CLT, conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

Quais os principais pontos da NR 12?

Segurança no trabalho: conheça 6 principais pontos da NR12
  • Capacitação dos funcionários. ...
  • Inventário de máquina. ...
  • Planta baixa. ...
  • Análise de risco. ...
  • Parada de emergência. ...
  • Manuais de operação e manutenção.

Em quais fases a NR-12 estabelece os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes no trabalho em máquinas e equipamentos?

Em sua própria definição, a NR12 “define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção a fim de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, estabelecendo requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças laborais nas fases de utilização de máquinas e equipamentos de todos ...

Como tornar uma máquina segura NR-12?

Os quadros de energia das máquinas e equipamentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de segurança: a) possuir porta de acesso, mantida permanentemente fechada; b) possuir sinalização quanto ao perigo de choque elétrico e restrição de acesso por pessoas não autorizadas; c) ser mantidos em bom estado de ...

Quais são os requisitos de segurança da informação?

Veja quais são os 4 pilares fundamentais:
  1. Confidencialidade. A confidencialidade diz respeito ao modo como ocorre a proteção dos dados para evitar o risco de ataques cibernéticos. ...
  2. Integridade. Esse pilar da segurança da informação prevê que nenhum dado deve ser modificado indevidamente. ...
  3. Disponibilidade. ...
  4. Autenticidade.

Artigo anterior
Qual a característica do naturalismo?
Artigo seguinte
Qual é o pior carboidrato?