Como se pega a doença do beijo?

Perguntado por: Guilherme Andrade de Lopes  |  Última atualização: 12. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

A doença do beijo, também conhecida como mononucleose, é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Essa condição é chamada de doença do beijo porque é transmitida majoritariamente pelo contato direto com a saliva de um indivíduo que tenha a doença, além do contato com objetos dessa pessoa.

Quanto tempo dura a doença do beijo?

A doença costuma durar de três ou quatro semanas com manifestação dos sintomas.

Tem como pegar alguma doença beijando?

As doenças respiratórias, apesar de não serem transmitidas exclusivamente pela saliva, também podem ser contraídas através do beijo. É o caso de resfriado, gripe e Covid-19.

Como não pegar doença do beijo?

Para evitar a doença do beijo, siga estas dicas:
  1. Evite compartilhar utensílios de cozinha, copos, garrafas, ou escovas de dentes com outras pessoas.
  2. Lave as mãos com frequência e evite tocar seu rosto e olhos com as mãos não lavadas.
  3. Evite beijar pessoas desconhecidas ou aquelas que você sabe que estão doentes.

Como a mononucleose é transmitida?

A mononucleose – que também é conhecida como a doença do beijo – é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr, transmitida pela saliva, além de objetos contaminados e por transfusão de sangue. Normalmente ela é assintomática e pode ser facilmente confundida com outras doenças respiratórias que são comuns no inverno.

Mononucleose infecciosa = A DOENÇA DO BEIJO - como se pega, como se trata e quais sinais e sintomas

41 questões relacionadas encontradas

Como saber se vc tem mononucleose?

O vírus é transmitido através do beijo. Os sintomas variam, mas os mais comuns são cansaço extremo, febre, dor de garganta e aumento dos linfonodos. Podem ser feitos exames de sangue para confirmar o diagnóstico.

Quanto tempo o vírus da mononucleose fica no corpo?

A mononucleose infecciosa é normalmente autolimitada. A duração da doença varia; a fase aguda dura cerca de 2 semanas. Em geral, 20% dos pacientes podem voltar à escola ou ao trabalho em 1 semana e 50%, em 2 semanas. Fadiga pode persistir por várias semanas ou, em até 10% dos casos, por meses.

Qual exame detecta a doença do beijo?

Um exame de sangue específico chamado de sorologia para EBV/mononucleose pode dar o diagnóstico definitivo da doença. Não existe específico para a doença. Nesses casos é realizado o tratamento de suporte que consiste em sintomáticos, controle da febre e da odinofagia (dor para engolir), além da hidratação.

Quem já teve mononucleose pode transmitir?

Mas é importante ficar em alerta, pois mesmo depois de curada uma pessoa que teve mononucleose pode contaminar outras. “O contágio da doença do beijo pode ocorrer até um ano depois do surgimento dos sintomas”, explica Ponte.

O que acontece se não tratar mononucleose?

Ela afeta principalmente a região da garganta, gerando dor, febre e inflamação nas amígdalas (amigdalite).

O que é Epstein-Barr tem cura?

Epstein- Barr tem cura? A infectologista explica que o Epstein-Barr causa uma doença autolimitada, ou seja, se resolve naturalmente e gera imunidade. “A maioria das pessoas com mononucleose precisa apenas de tratamentos para os sintomas, como uso de antitérmicos e anti-inflamatórios.

Quais são as cinco doenças mais comuns que se pega através do beijo?

Conheça as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo
  • 1) Herpes simples. ...
  • 2) Gripe, Covid e resfriados. ...
  • 3) Mononucleose. ...
  • 4) Meningite. ...
  • 5) Hepatite A. ...
  • 6) Catapora e caxumba. ...
  • 7) Candidíase. ...
  • 8) Sífilis, Gonorréia, Herpes Labial e HPV.

Quem tem Epstein-Barr pode beijar?

Mito 1: Mononucleose só é transmitida através do beijo

O vírus Epstein-Barr, responsável pela doença, pode ser transmitido através da saliva, seja por beijos, compartilhamento de alimentos, bebidas ou até mesmo tosse e espirros.

Qual antibiótico para mononucleose?

TRATAMENTO. Drauzio – No existe nenhum medicamento específico que possa ser usado contra a mononucleose, uma doença provocada pelo vírus Epstein-Barr. Digamos que você receba um paciente com garganta inflamada, febre e que esteja, inadvertidamente, tomando antibiótico.

Como fica a garganta com mononucleose?

Os principais sintomas são dor na garganta, aumento dos gânglios, febre prolongada e manchas brancas na garganta, que, por se assemelharem a outras infecções virais respiratórias, como a toxoplasmose, devem acender um alerta quando forem fortes e duradouros: há mais chances de o paciente estar com a mononucleose.

Quando a mononucleose é grave?

Complicações por mononucleose são pouco comuns, mas podem ser graves, como anemia, diminuição do número de plaquetas no sangue e ainda manifestações neurológicas como convulsões. O diagnóstico é sugerido pelo quadro clínico e pode ser confirmado por exames laboratoriais.

O que a mononucleose infecciosa pode causar?

"Os sinais clínicos mais característicos incluem febre alta, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos do pescoço – as ínguas –, além de sintomas, como mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, entre outros. Em alguns casos pode haver aumento de fígado e baço.

Quais as complicações da mononucleose?

Apesar de raras, complicações podem ocorrer em casos de mononucleose infecciosa. Algumas dessas complicações são a ruptura do baço, devido ao aumento rápido do órgão durante a infecção, obstrução significativa das vias aéreas superiores, insuficiência hepática, síndrome de Guillain-Barré e mielite transversa.

O que pode ser confundido com mononucleose?

Os sintomas da mononucleose podem ser confundidos com o de outras infecções virais, como uma gripe ou um “resfriado forte”. Por isso, é importante consultar um médico conforme o aparecimento dos sintomas.

Quanto tempo dura a dor de garganta na mononucleose?

Quantos dias dura a mononucleose? Sintomas como febre e dor de garganta geralmente diminuem entre uma e duas semanas. Outros sinais, como fadiga e aumento dos gânglios linfáticos, podem persistir por um período mais prolongado.

Como saber se tenho o vírus Epstein-Barr?

Quando há sintomas, os principais são:
  1. Placas esbranquiçadas na boca, língua e garganta;
  2. Dor de cabeça, que pode ser constante;
  3. Febre alta;
  4. Dor de garganta;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Mal-estar geral;
  7. Aparecimento de ínguas e nódulos no pescoço.

Quanto custa o exame de mononucleose?

Mononucleose Aglutinação - R$32,00 - Labi Saúde.

Como curar mononucleose rápido?

Embora a mononucleose não tenha um tratamento específico, tem cura e desaparece após 1 ou 2 semanas. O único tratamento recomendado inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação da pessoa.

Quando paro de transmitir mononucleose?

De acordo com o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para mononucleose, e o maior problema é que, mesmo sem sintomas, uma pessoa infectada pode transmitir a doença até um ano após a infecção.

Como criança pega mononucleose?

Como se pega mononucleose infecciosa? A transmissão da mononucleose geralmente é pela saliva, e ela é popularmente conhecida como doença do beijo. Crianças pequenas que tem contato com brinquedos manuseados por outras, e colocados na boca, podem se contaminar dessa maneira.

Artigo anterior
O que diz o artigo 1335 do Código Civil?
Artigo seguinte
O que fazer diante de uma concorrência desleal?