Como deve ser trabalhada a matemática na Educação Infantil?

Perguntado por: Jorge Freitas  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhos na educação infantil de modo onde a criança construa seus conceitos matemáticos de forma livre, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas, onde a criança participe ativamente, assim despertando a sua curiosidade, a partir do seu modo de interpretar o mundo passando a ...

Como deve ser trabalhado a matemática na Educação Infantil?

Algumas oportunidades excelentes de trabalhar a matemática na Educação Infantil são o jogo da amarelinha ou o circuito com obstáculos, pois envolvem raciocínio e planejamento. Jogos com bola e o bambolê, também podem ser explorados, unindo geometria e espaço.

Como trabalhar a matemática de forma lúdica na Educação Infantil?

12 brincadeiras para ensinar matemática para crianças de forma divertida
  1. Jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro sempre foram muito apreciados pelas crianças e costumam ser excelentes aliados no aprendizado. ...
  2. Jogo da memória. ...
  3. Dominó ...
  4. Esportes. ...
  5. Massa de modelar. ...
  6. Boliche. ...
  7. Brincadeiras de culinária. ...
  8. Blocos de construção.

Quais são os principais conhecimentos matemáticos a serem trabalhados na Educação Infantil?

Para os conhecimentos matemáticos, os conteúdos apresentados pelos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (BRASIL, 1998) são organizados em três momentos: número e sistema de numeração decimal, grandezas e medidas e espaço e forma.

Quais os conteúdos de matemática para Educação Infantil?

Atividades de matemática para educação infantil
  • Atividade sobre números e quantidades. ...
  • Atividade sobre contagem. ...
  • Atividades com conjuntos e formas geométricas. ...
  • Atividade de colorir e identificar quantidade. ...
  • Atividade de recorte e colagem com números. ...
  • Atividade de somar conjuntos. ...
  • Atividade de subtração de conjuntos.

Como e o que ensinar de matemática para a Educação Infantil #21/20

43 questões relacionadas encontradas

Como fazer um plano de aula de matemática para Educação Infantil?

Levar para a aula objetos com diferentes quantidades (duas escovas de dente, quatro meias, uma vasinha) e pedir aos alunos que organizem os objetos de acordo com as quantidades, dentro das casas do caracol. É importante que o professor observe a brincadeira, e os auxiliem quando necessário.

Como trabalhar matemática na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

Com as crianças bem pequenas, podemos ampliar as experiências já descritas e pensar práticas de contagem envolvendo crianças presentes e ausentes, trabalhar com estimativas ao distribuir uma quantidade de materiais para a turma, pensar em brincadeiras em que os números possam estar presentes e serem necessários (como ...

O que são noções matemáticas na Educação Infantil?

As noções matemáticas tais como contar e estabelecer relações quantitativas e espaciais dentre outras, são construídas pelas crianças através de interações com o meio e através das relações interpessoais.

O que são conhecimentos matemáticos?

O conhecimento matemático é fruto de um processo de que fazem parte a imaginação, os contra-exemplos, as conjecturas, as criticas, os erros e os acertos. Mas ele é apresentado de forma descontextualizada, atemporal e geral, porque é preocupação do matemático comunicar resultados e não o processo pelo o qual o produziu.

Como trabalhar matemática de forma ludica?

6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças
  1. Receitas culinárias. Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. ...
  2. Jogos de tabuleiro. ...
  3. Visita ao supermercado. ...
  4. Brincadeiras com mapas. ...
  5. Jogo da Velha, Damas e Xadrez. ...
  6. Jogos de construção.

Como trabalhar o lúdico na matemática?

O jogo da torre é uma boa estratégia para trabalhar a matemática lúdica no Ensino Infantil. Brincar é uma das melhores maneiras de aprimorar e incentivar a habilidade de aprendizagem de uma criança, uma vez que ela facilmente se envolve na resolução de problemas, raciocínio e memória.

Como usar o ludico na matemática?

Para facilitar o ensino da Matemática, é necessário que o aluno tenha uma aprendizagem que atenda às suas reais necessidades. As atividades lúdicas não levam à memorização mais fácil do assunto abordado, mas induzem o aluno a raciocinar, a refletir. A aprendizagem acontece no aluno e não para o aluno.

Qual a importância da matemática ser trabalhada tão cedo?

A Matemática nos anos iniciais é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):

Como trabalhar os números na Educação Infantil de forma lúdica?

Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.

Qual a importância do conhecimento matemático?

A matemática é uma das bases fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, ajuda a adquirir um raciocínio lógico, organizado e uma mente preparada para o pensamento, a crítica e a abstração.

Como construir o conhecimento matemático?

Todo conhecimento matemático é produto de generalizações; todo aprendiz tem que fazer para si o que os matemáticos já fizeram. Esse conhecimento extrapola sempre o âmbito para o qual ele foi construído.

Qual a necessidade do conhecimento matemático?

Importantes descobertas

A linguagem humana evoluiu ancorada na matemática: a exatidão dos números ajudou o homem a investigar o encadeamento dos fatos e a coerência presente nele. Isso se reflete na maneira como nos comunicamos, explorando o raciocínio lógico para argumentar, fazer inferências e elaborar hipóteses.

Como trabalhar os conceitos básicos na Educação Infantil?

É muito mais fácil aprender cada um dos conceitos de forma comparativa e a partir de uma experiência real. Por exemplo, compreender o que significa “em cima” e “debaixo” colocando objetos de casa em cima de uma mesa ou debaixo dela. Nomeie cada um dos objetos e sua posição: “A caneta está em cima da mesa.

O que significa EI03ET05?

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. ABORDAGEM DAS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM: As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos e figuras usando seu corpo e todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação.

O que significa EI03EO01?

A habilidade EI03EO01 consiste em: Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

O que significa EI03ET07?

Habilidade: EI03ET07 - Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

Como fazer plano de aula de acordo com a Bncc educação infantil?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Qual objetivo de trabalhar Matemática na Educação Infantil?

O objetivo de trabalhar a matemática com as crianças na educação infantil é de que seja ampliada as suas habilidades, aumentar sua capacidade de resolver problemas, desenvolvendo sua argumentação por meio de questionamentos sobre resultados, construindo assim a própria autonomia da criança.

Como fazer plano de aula de acordo com a Bncc?

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC
  1. Selecione a temática geral do projeto. ...
  2. Estabeleça os objetivos. ...
  3. Informe o tema de estudo. ...
  4. Estabeleça a duração. ...
  5. Pense nos recursos didáticos. ...
  6. Defina a metodologia. ...
  7. Informe a avaliação.

Qual a relação da matemática com a infância?

Ter contato com a matemática desde a infância estimula a visão analítica, o levantamento de hipóteses e a resolução de desafios, levando as crianças a aplicarem os conceitos da matéria na sua rotina e a se sentirem seguras para continuar aprendendo.

Artigo anterior
Onde deve ser protocolado o recurso inominado?
Artigo seguinte
Quais são e como são divididos As partes do corpo de um artrópode?