Onde deve ser protocolado o recurso inominado?

Perguntado por: Clara Victória de Melo  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

O recurso inominado, portanto, deve ser dirigido ao próprio Juizado Especial, onde o julgamento da lide ocorreu.

Como protocolar recurso inominado Projudi?

2.2.10 Recursos e Distribuição para os Tribunais no PROJUDI

Atualmente para se protocolar um recurso bastar seguir os caminhos Menu “Ações 2º Grau”, opção “Cadastrar”, logo após informe o número do processo de 1º grau, excluindo pontos e traços, ou seja, digitando somente números.

Como peticionar recurso inominado no Tj-sp?

O peticionamento é feito mediante o preenchimento de informações básicas do processo e o envio da petição e documentos anexos. Também é possível consultar as petições protocoladas pelo usuário em um determinado período.

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso inominado?

O juízo de admissibilidade do recurso inominado deve ser feito na turma recursal, aplicando-se subsidiariamente o art. 1.010, §3º, do CPC/2015.

Como é feito o preparo do recurso inominado?

O recurso será interposto no prazo de dez dias, contados da ciência da sentença, por petição escrita, da qual constarão as razões e o pedido do recorrente. § 1º O preparo será feito, independentemente de intimação, nas quarenta e oito horas seguintes à interposição, sob pena de deserção.

Preparo de Recurso Inominado | Duarte Moral Advogados

18 questões relacionadas encontradas

Como calcular o valor do preparo do recurso inominado?

No campo “Valor de custas a pagar”, o cálculo deverá ser de 1% do valor da causa atualizado, limitado ao valor mínimo de R$ 10,64 e ao máximo de R$ 1.915,38.

Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso especial?

A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.

Quem realiza o juízo de admissibilidade dos referidos recursos?

Os requisitos de admissibilidade dos recursos constituem matéria de ordem pública, que, portanto, podem ser examinados de ofício pelo juiz. ... O CPC, em relação à apelação, estabeleceu que o juízo de admissibilidade daquele recurso não será mais feito pelo juiz de primeiro grau, mercê do disposto no seu art. 1.010, §3°.

Quais os requisitos de admissibilidade do recurso inominado?

Conforme mencionamos, um dos requisitos de admissibilidade do recurso inominado é a tempestividade. Ou seja, a interposição deve ocorrer dentro do prazo legal, sob pena de não ser admitida e processada para julgamento. O prazo é de dez dias, contados da ciência da sentença (art. 42 da Lei nº 9099/99).

Como peticionar no JEC SP?

PETICIONAMENTO ELETRÔNICO JEC e JEFAZ
  1. 1ª Etapa: elabore a petição (pedido por escrito) Elabore a petição inicial, que é o pedido do processo. ...
  2. 2ª Etapa: cadastre-se no sistema. Passo a passo. ...
  3. 3ª Etapa: peticione eletrônicamente. Após acessar o sistema, na opção Município, siga as seguintes orientações:

Como peticionar no PJE Juizado Especial?

Para o peticionamento pelo sistema é preciso que o cidadão tenha um certificado digital, tecnologia que permite assinar qualquer tipo de documento digitalmente, conferindo-lhe a mesma validade jurídica dos equivalentes em papel, assegurando a autenticidade e integridade das informações do documento e a identidade do ...

Como peticionar incidente processual TJSP?

O interessado deverá utilizar a opção “Petição Intermediária de 1º Grau”:
  1. Selecionar a Categoria “Incidente processual”;
  2. Classes:“Precatório” ou “RPV”, conforme o caso;
  3. Informar os valores requisitados individualmente para cada credor.

Como protocolar no Projudi PI?

Para se cadastrar no sistema, o usuário deve comparecer ao Juizado Especial Cível JECC mais próximo. Deverá preencher dois formulários, um de adesão ao sistema e outro de emissão de certificado digital.

Como protocolar petição no Projudi PR?

O primeiro passo para cadastrar uma petição é clicar na aba “Processos” Page 2 2) O sistema apresenta a contabilização dos processos ativos, suspensos e arquivados. É necessário clicar no link dos processos ativos. 3) O sistema apresenta a lista dos processos ativos, em que o advogado/defensor público está habilitado.

Como fazer protocolo no Projudi BA?

Para cadastramento presencial basta o advogado comparecer a qualquer unidade juizado / saj, munido de cópias e originais de carteira da oab e comprovante de residência e solicitar o cadastramento. Para permitir o credenciamento/cadastro remoto do advogado no Projudi (Bahia), ao mesmo tempo, atendendo à regra do Art.

Quem analisa os requisitos de admissibilidade do recurso?

O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei. Nesta fase, caso o recurso esteja de acordo com as normas, diz-se que o recurso foi conhecido ou admitido.

Em que consiste o juízo de admissibilidade de um recurso?

O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

De quem é a competência para a análise dos pressupostos recursais de admissibilidade?

Este deve ser formulado por advogado com procuração para tal mesmo em Juizados Especiais. Se este não havia juntado a procuração lhe será dado um prazo em prol de regularizar a situação em atendimento ao princípio da Economia Processual, artigo 76, §2 do CPC.

Quem tem competência para realizar o juízo de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário?

2.2 Juízo de admissibilidade

De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal. Diz-se prévio, pois o juízo definitivo de admissibilidade do recurso extraordinário é da competência do STF.

Quem julga o recurso especial?

Como vimos anteriormente, o recurso especial é julgado exclusivamente pelo Superior Tribunal de Justiça e tem como objetivo discutir o alinhamento entre as decisões judicias presentes no caso concreto e o que apresenta a legislação federal.

Para quem é dirigido o recurso especial?

O Recurso Especial é o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.

Precisa recolher custas para recurso inominado?

O prazo para recolher o preparo do Recurso Inominado é de 48h, não se aplicando o art. 1.007 DO NCPC. Para o advogado é fundamental manter o constante estudo acerca dos prazos processuais pertinentes às áreas de sua atuação.

Qual o valor do preparo para recurso no Juizado Especial?

O valor das custas do preparo no Juizado Especial Cível, para eventual recurso, é de no mínimo 10 UFESPs, sendo a) 1% do valor da causa, no mínimo de 05 UFESPs mais; b) o valor de 4% do valor da causa,...

Tem custas recurso inominado?

Nos JEFs haverá cobrança de custas nos seguintes casos:

Recurso Inominado (com base no art. 54, § único, da Lei nº 9.099/95): Vide Tabela "I" de custas da Portaria nº 619/2012 do TRF da 4ª Região. Recurso Extraordinário: Vide tabela de custas da Resolução do STF.

Artigo anterior
Quem veio primeiro Darkseid ou Thanos?
Artigo seguinte
Como deve ser trabalhada a matemática na Educação Infantil?