Como deve ser a rota de fuga?

Perguntado por: Filipa Neuza Costa Almeida Teixeira  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)

As placas de rota de fuga devem ser contínuas, sendo que cada mudança de direção, escada, saída, degraus, rampas, devem ter sinalização sem interrupções, de forma que quem ocupa a edificação consiga encontrar um local seguro da forma mais fácil possível.

Como definir a rota de fuga?

Ao contrário, a rota de fuga deve ser bem sinalizada, as portas devem fechar apenas pelo lado de dentro, as placas devem ser visualizadas até em ambientes escuros e com fumaça, O objetivo é levar as pessoas o mais rápido possível para a rua e longe do perigo.

Qual norma fala sobre rota de fuga?

Atendimento à Norma Regulamentadora NR-23 – Proteção contra incêndio, item 23.8.5, da Portaria 3.214, de 08.06.1978, do Ministério do Trabalho e Emprego e NBR 14276 – Programa de brigada de incêndio da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Como identificar rotas de fuga?

Para as rotas de fuga, a sinalização deve ser feita de forma visível. Portanto, dispositivos iluminados marcando as saídas e seus caminhos são muito bem-vindos. Existem ainda os que brilham no escuro, mostrando o número do andar e rota de evacuação.

Quais são as rotas de fuga de uma edificação?

As rotas de fuga, basicamente, são os caminhos que os ocupantes devem percorrer até a saída da edificação em caso de emergência. Geralmente, elas são compostas por rampas, escadas, acessos e portas, devem ser dimensionadas corretamente e bem sinalizadas.

Como dimensionar uma rota de fuga

33 questões relacionadas encontradas

Qual a largura da rota de fuga?

2- A largura mínima de passagem considerada para as rotas de fuga em pavimentos garagem de edificações de ocupações diversas deve ser de duas unidades de passagem (1,10m) conforme previsto na NT10-Parte 1, devendo estas serem protegidas fisicamente por delimitadores fixos e rígidos de altura mínima de 0,4 m contra ...

O que diz a norma NBR 14276?

1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros-socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as ...

O que diz a NBR 13434?

A sinalização de emergência faz uso de símbolos, mensa- gens e cores, definidos nesta IT, que devem ser alocados convenientemente no interior da edificação e áreas de risco, segundo os critérios desta IT.

Qual é o objetivo da rota de fuga?

As placas de sinalização de rota de fuga desempenham um papel fundamental na segurança de pessoas em ambientes comerciais, industriais e residenciais. Elas são projetadas para orientar e guiar as pessoas em caso de emergência, indicando o caminho mais seguro para evacuação do local.

Qual cor da rota de fuga?

A cor verde é utilizada em placas que indiquem orientação e salvamento, como rotas de fuga, saída de emergência, existência de escadas e elevadores, porta corta-fogo, entre outras.

Quais são as seis principais regras da NR 23?

Quais são as seis principais regras da NR 23?
  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.

Quem faz o mapa de rota de fuga?

O mapa de rota de fuga deve ser elaborado por um profissional especializado em segurança do trabalho, que irá identificar as rotas mais seguras para evacuação do local em caso de emergência.

Quais profissionais podem fazer uma rota de fuga?

Por ser uma medida tão importante, o projeto de rota de fuga e evacuação só deve ser feito por profissionais certificados.

O que se refere a NBR 14518?

A NBR 14518 indica também requisitos básicos para prevenção de incêndios, como implantação de um programa de limpeza e limite em extratores de gordura, tomadas elétricas instaladas fora do fluxo gasoso de equipamentos de cocção, rede de dutos de exaustão visíveis e longe de perigo e instalação de registros corta fogo.

O que diz a norma NBR 14842?

ABNT NBR 14842 – Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear) • ANSI/AWS A3.

O que diz a NBR 11742?

Esta Norma especifica os requisitos exigíveis para classificação, fabricação, identificação, unidade de compra, conteúdo do manual técnico, armazenamento, instalação, funcionamento, manutençãoe ensaios de portas corta-fogo do tipo de abrir, com eixo vertical, para saída de emergência.

Qual é o objetivo da norma NBR 14608?

As referências técnicas da ABNT NBR 14608 podem oferecer aos responsáveis pelos cursos de “formação”, qualificação e/ou capacitação subsidio técnico de referência de fundamental importância para os desenvolvimento de conteúdo programático mais adequado para o ensino destes profissionais.

Qual é a NR do brigadista?

A brigada de Incêndio (NR-23) de uma empresa tem por objetivo atuar na prevenção e combate aos princípios de incêndio, bem como no abandono de áreas e na prestação dos primeiros-socorros. Com essas atribuições a brigada de incêndio desempenha um papel de extrema importância no plano de emergências de uma empresa.

O que é a NBR 14277?

Publicada nova norma para treinamentos de combate a incêndio e resgate. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou no dia 23 de fevereiro a norma NBR 14277:2021 que estabelece os requisitos e procedimentos para instalações e equipamentos de combate a incêndio e resgate técnico.

Como medir rota?

Medir a distância entre pontos
  1. No computador, abra o Google Maps.
  2. Clique com o botão direito do mouse no ponto de partida.
  3. Selecione Medir distância.
  4. Para criar um caminho para medir, clique em qualquer lugar do mapa. Para adicionar outro ponto, clique em qualquer lugar no mapa. ...
  5. Quando terminar, clique em Fechar.

O que é a distância de fuga?

A distância de fuga pode ser definida como a distância máxima que um animal permite que um predador, um estranho ou o dominante se aproxime antes de iniciar a fuga.

Quais os pontos de fuga?

O ponto de fuga é um ente do plano de visão, que representa a interseção aparente de duas, ou mais, retas paralelas, segundo um observador num dado momento. Ele também pode ser chamado apenas de fuga.

Qual a largura mínima das saídas de emergência?

As larguras mínimas das saídas, em qualquer caso, de- vem ser as seguintes: a) 1,10 m, correspondendo a duas unidades de pas- sagem e 55 cm, para as ocupações em geral, res- salvado o disposto a seguir; b) 2,20 m, para permitir a passagem de macas, ca- mas, e outros, nas ocupações do grupo H, divisão H-3.

Qual a largura mínima de saída de emergência?

5.4.3.2 As portas que abrem para dentro de rotas de saída, em ângulo de 180º, em seu movimento de abrir no sentido do trânsito de saída, não podem diminuir a largura efetiva destas em valor menor que a metade (Ver figura 2), sempre mantendo uma largura mínima livre de 1,2 m para as ocupações em geral, de 1,65 m para as ...

Artigo anterior
Porque as vacas têm 4 estômagos?
Artigo seguinte
Porque a carne no Brasil está tão cara?