Qual o objetivo do Pronunciamento Técnico de número 48?
Perguntado por: Renata Moura | Última atualização: 18. März 2022Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)
Estabelece princípios para o reconhecimento e mensuração de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.
Qual o objetivo do CPC 48?
As orientações apresentadas no CPC 48 Instrumentos Financeiros (IFRS 9) têm como principal objetivo auxiliar as entidades quanto à divulgação das informações, para que os usuários das demonstrações contábeis possam avaliar os impactos no resultado da empresa e os riscos inerentes às operações financeiras.
Qual o objetivo do pronunciamento do CPC 40?
O CPC 40 requer a divulgação sobre: (a) relevância de instrumentos financeiros para a posição patrimonial e desempenho financeiro da entidade. ... Em conjunto, essas divulgações fornecem uma visão geral do uso, pela entidade, de instrumentos financeiros e das exposições a riscos que eles criam.
O que mudou no CPC 48?
Com o advento do CPC 48, essa classificação foi simplificada e passou a ser (1) Custo amortizado e (2) Valor justo, sendo que quando classificado como Valor justo, pode ter duas destinações: Resultado do exercício ou Outros Resultados abrangentes.
Qual o objetivo é o alcance da contabilização de hedge?
"Essa contabilização tem como objetivo aplicar o regime de competência para essas operações de forma que as variações no valor justo do instrumento de hedge (derivativo) e do item objeto de hedge ( uma dívida, por exemplo) sejam reconhecidas no resultado do exercício concomitantemente" ( Sumário do CPC nº 38, item 11).
CPC 48 - Instrumentos Financeiros
Como contabilizar uma operação de hedge?
Forma de Contabilização
Cash Flow Hedge Proteção de um fluxo de caixa futuro gerado por um ativo ou passivo. Parcela efetiva dos ganhos e perdas do hedge (aquela coberta pela operação) vai para o Patrimônio Líquido, até que a transação se efetive, para, depois, ser lançada no Resultado.
O que orienta o CPC 38?
O objetivo deste CPC é estabelecer princípios para reconhecer e mensurar ativos financeiros, passivos financeiros e alguns contratos de compra e venda de itens não financeiros.
Qual a diferença entre ativo e passivo financeiro?
A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.
Qual o CPC de contas a receber?
O CPC 40 se aplica a todas as entidades, incluindo entidades que possuem poucos instrumentos financeiros (por exemplo, fabricante cujos únicos instrumentos financeiros são contas a receber e contas a pagar) e aquelas que possuem muitos instrumentos financeiros (por exemplo, instituição financeira cuja maioria desses ...
Quais são as características dos passivos financeiros?
Os passivos financeiros são tudo aquilo que geram custos e não lucros. Algumas necessidades do dia a dia como energia, carro e aluguel são passivos, pois apesar de nos proporcionar algo, eles não trazem retorno financeiro.
Quais os instrumentos financeiros avaliados pelo valor justo?
Os instrumentos financeiros classificados como ativos ou passivos financeiros mensurados ao valor justo por meio do resultado são registrados no balanço patrimonial ao valor justo com contrapartida no resultado.
O que é o CPC 39?
INSTRUMENTOS FINANCEIROS: De acordo o pronunciamento técnico CPC 39 um instrumento financeiro é um contrato que dá origem a um ativo financeiro de uma entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial de outra entidade.
O que é ativo financeiro CPC?
Segundo o CPC 48 - Ativos Financeiros, ativos financeiros são quaisquer ativos que contenham as seguintes características: ... Direito contratual de receber caixa ou outro ativo financeiro de outra entidade ou de trocar ativos ou passivos financeiros com outra entidade em condições potencialmente favoráveis; e.
Qual o objetivo de uma mensuração baseada no valor justo?
Contudo, o objetivo da mensuração do valor justo em ambos os casos é o mesmo – estimar o preço pelo qual uma transação não forçada para vender o ativo ou para transferir o passivo ocorreria entre participantes do mercado na data de mensuração sob condições correntes de mercado (ou seja, um preço de saída na data de ...
O que são e para que servem os ativos financeiros?
Os ativos financeiros são bens, direitos que uma empresa ou pessoa possui e que podem gerar rendimentos. Um ativo é financeiro quando existe apenas como um direito econômico e seu valor é obtido de um direito contratual.
Como são avaliados os instrumentos financeiros?
Atualmente, os instrumentos financeiros são classificados dentro de três categorias: Instrumentos financeiros ao custo amortizado, Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado, e. Instrumentos Financeiros ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.
O que é a CPC 26?
O CPC 26 dispõe sobre as demonstrações contábeis que devem ser elaboradas e divulgadas pelas entidades e a base para a apresentação dessas demonstrações, com a finalidade de assegurar a comparabilidade tanto das demonstrações de anos anteriores quando de outras entidades.
O que é o CPC 30?
O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.
O que é um passivo financeiro?
Passivo financeiro é a obrigação contratual de entregar dinheiro ou outro ativo financeiro para outra entidade ou de trocá-lo em condições desfavoráveis.
O que é ativo e passivo?
A diferença entre ativo e passivo é baseada pelo o que entra de valores e o que sai do negócio. Ativo é tudo que se entra e recebe, gerando valor concreto em dinheiro. O passivo é o que precisa se pagar, sejam aqueles circulantes, pagos em até um ano, ou os de longo prazo.
Quais são as contas do passivo financeiro?
Dentre os principais passivos financeiros, podemos citar: empréstimos, financiamentos, consórcios, dívidas, contas a pagar, custos com manutenção de imóveis e outros.
Qual é o objetivo do Pronunciamento CPC 18?
O objetivo do Pronunciamento é especificar como devem ser contabilizados os investimentos em coligadas nas demonstrações contábeis individuais e consolidadas do investidor e em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures) nas demonstrações contábeis da controladora.
O que atende o CPC 37?
O CPC 37 é um pronunciamento técnico elaborado para orientar os procedimentos contábeis relativos às mudanças de GAAP (do brasileiro para o internacional) e se aplica às demonstrações contábeis consolidadas. ... Quando suas demonstrações contábeis já eram preparadas segundo IFRS, porém apenas para uso interno.
O que significa influência significativa e controle?
Influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas. 4. ... controle de investida; • grupo econômico; • controladora; • demonstrações separadas; • controlada.
O que é a contabilidade de hedge?
A contabilidade de hedge, também conhecida como Hedge Accounting, é um instrumento utilizado na gestão e proteção de riscos financeiros. Por meio da aplicação de regras específicas de contabilidade de hedge é possível reduzir, e em alguns casos até mesmo eliminar, a instabilidade dos resultados contábeis de um negócio.
Qual a diferença entre veneno e agrotóxicos?
O que que rima com sala?