Como definir a literatura infantil?

Perguntado por: João Nogueira  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

"Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada”. (Léu Cunha). A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade.

Como se define a literatura infantil?

Termo que designa uma literatura criada especificamente para as crianças. Inicialmente, a literatura infantil reunia tanto excertos de autores consagrados em antologias organizadas com um fim pedagógico, como histórias simples, derivadas da fábula, destinadas à educação moral das crianças. ...

Como deve ser a literatura infantil?

A proposta desse tipo de obra é estimular os sentidos e a sensibilidade do bebê que começa a realizar suas próprias leituras: olhando, colocando na boca, apertando, sentindo, cheirando, brincando. Entretanto, vale ressaltar que a criança precisa ser inserida no universo das narrativas.

Qual o papel da literatura infantil?

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.

Qual a finalidade da literatura infantil?

A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O que a literatura infantil ensina?

23 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de literatura?

O que é Literatura:

Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.

O que a Bncc fala sobre a literatura infantil?

Na BNCC, o ensino de crianças pequenas é baseado em campos de experiências. ... Até os seis anos de idade, o ensino de Literatura é pautado na Literatura Infantil, que desenvolve o gosto pela leitura, estimulando a imaginação e ampliando o conhecimento de mundo das crianças.

O quê Vygotsky fala sobre literatura infantil?

Vygotsky (1991) observa que o ensino deve se dar de forma sistematizada e organizada, onde a leitura e a escrita sejam necessárias a formação pessoal da criança, com um significado relevante para sua vivência social.

O quê Piaget fala sobre a literatura infantil?

Segundo Piaget, até aproximadamente sete anos de idade, a criança pensa e vê o mundo do mesmo modo que desenha. ... Essa estreita ligação entre obra e leitor deve incitar os educadores a fazerem um esforço para compreender o desenvolvimento e a aprendizagem, para que a criança possa se tornar um leitor competente.

Como se deu o surgimento da literatura infantil?

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.

O que diz Piaget sobre a leitura?

A escrita considera-se uma forma de representação, para o uso da comunicação, através desse recurso, o indivíduo tem a correspondência, para transmiti-la. A leitura constitui-se, da habilidade da escrita, assim assimilada, a criança passa para o estágio da leitura, fará relação grafema-fonema.

O que a BNCC fala sobre literatura?

A Literatura na BNCC é apresentada como uma maneira de promover uma imersão do discente em obras diversas, com a finalidade de formar alunos com um pensamento crítico, aberto às diferenças e com pelo desenvolvimento das habilidades esperadas para o século XXI.

Qual é a habilidade EF69LP46?

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, ...

Qual é a habilidade EF15LP01?

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Qual é o conceito da literatura brasileira?

A literatura brasileira tem desenvolvimento a partir dos textos descritivos de viajantes sobre a terra recém-descoberta. Os documentos escritos eram destinados à coroa portuguesa e são classificados como conteúdos informativos sobre a natureza e os habitantes da colônia. Esse período é denominado como Quinhentismo.

Qual é a principal função da literatura?

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Qual é a principal característica da literatura?

Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.

O que diz a habilidade EF06LP04?

Habilidade: EF06LP04/ES - Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo, realizando a análise dos tópicos mencionados em textos de todos os campos de atuação.

O que diz a habilidade EF67LP32?

Habilidade: EF67LP32 - Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

O que diz a habilidade EF69LP07?

A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...

Qual é a habilidade EF12LP02?

Leitura/escuta

- Direção da escrita. EF12LP02) Buscar selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

O que significa EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

O que a BNCC fala sobre a contação de histórias?

A BNCC (2018, p. 43) aponta que “criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos” é um dos objetivos de aprendizagem no campo das experiências(Escuta, fala, pensamento e imaginação) muito importante no desenvolvimento das crianças bem pequenas, como as do Maternal II. BRASIL.

O que é a leitura Para Vygotsky?

A leitura é um dos mecanismos que possibilita a ampliação do conhecimento científico ou não, tornando-se a base para diferentes concepções de vivência de mundo. Segundo os estudos de Vigotski (2006), é esta vivência que irá constituir a unidade de formação e desenvolvimento da criança.

O quê Vigotski fala sobre a leitura?

63), baseada em Vygotsky: A palavra materializada sobre o papel não é um fim em si mesmo. Ela cria relações entre os indivíduos: a criança aprende a ouvir, a entender o outro pela leitura, aprende a falar, a dizer o que quer pela escrita. Mas esse aprender significa fazer, usar, praticar, conhecer.

Artigo anterior
Porque o Linux é o sistema operacional mais seguro?
Artigo seguinte
Pode mexer no WhatsApp dentro do avião?