Quem tem direito ao passe livre Idoso?
Perguntado por: Lara Barros | Última atualização: 11. Mai 2024Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)
Passe Livre para o Idoso Já pessoas acima de 65 anos, além de direito a assentos preferenciais, têm direito à gratuidade nas passagens de ônibus urbano em Jundiaí. Para isso, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte criou o Cartão de Transportes Sênior.
Quem tem 60 anos têm direito a passe livre?
Passe Livre Intermunicipal para idosos e pessoas com deficiência é direito garantido por lei.
O que precisa para fazer o passe livre do idoso?
- RG (frente e verso)
- CPF.
- Comprovante de residência recente (validade de 3 meses)
- foto legível e atualizada.
- Com os documentos pessoais em mãos faça a solicitação pelo Site de atendimento: sptrans.com.br/atendimento.
- ATENÇÃO: O Bilhete Único da Pessoa Idosa é enviado para o endereço cadastrado.
Quem tem 60 anos pode andar de ônibus de graça?
Conheça seus direitos A Lei Estadual nº 15.179/2013 garante uma passagem gratuita por idoso (pessoa com 60 anos de idade ou mais). Válido em todos os horários do serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros de característica rodoviária convencional, limitado a dois assentos por veículo.
Quem tem 60 anos têm direito à gratuidade?
Idoso tem direito à gratuidade em ônibus ou trens e assentos preferenciais. O estatuto do idoso, lei 10.741/2003, prevê em seu artigo 39 que idosos maiores de 65 anos têm direito à gratuidade para utilizar os transportes públicos coletivos, exceto nos serviços especiais.
Idosos têm direito ao passe livre? Entenda as regras.
Quem tem 60 anos paga passagem de ônibus?
O idoso, com direito à gratuidade, poderá marcar o seu bilhete de viagem a partir de 30 dias úteis até 3 horas do início da viagem.
O que o idoso com 60 anos têm direito?
O idoso também tem direito a transporte público gratuito, meia entrada em atividades de cultura, esporte e lazer; além de 5% das vagas reservadas nos estacionamentos públicos e privados. A lei proíbe a discriminação por idade. Os planos de saúde não podem cobrar valores diferenciados de quem tem mais de 65 anos.
Como tirar o cartão de idoso para transporte público?
Por outro lado, o idoso que ainda não tem esse documento de transporte precisa fazer seu cadastro pelo site (clique aqui) e, ao concluir essa etapa, dirigir-se e a um posto de atendimento para emissão do cartão que terá seu nome completo, CPF e o número do bilhete.
Qual a idade para ter o cartão do idoso?
Para a emissão do cartão do idoso pela internet, o cidadão deve ter idade igual ou superior a 60 anos, ser habilitado no Estado de São Paulo e domiciliado em município não integrado ao SNT.
Como fazer o Cartão de Gratuidade de ônibus?
O beneficiado deve fazer pré-cadastro no site da JTP, em seguida comparecer a um ponto de cadastro com documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de endereço atualizado) e Folha Resumo do Cadastro Único.
Como tirar o cartão do idoso com 60 anos?
A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS. a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.
Quem tem 60 anos pode tirar o bilhete do idoso?
O limite para reapresentação do cartão no mesmo coletivo é de uma hora. E nos bloqueios do metrô/trem é de 30 minutos. Pessoas com 60 a 64 anos Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito à gratuidade, para isso basta carregar o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
O que precisa para fazer Carteira do Idoso no Cras?
- Ter renda individual de até 2 salários mínimos; - Não possuir comprovação da renda formal; - Estar cadastrado(a) no CadÚnico. O atendimento nos CRAS, Centros Pop e unidades do Descomplica SP é imediato e gera uma declaração provisória válida por 180 dias, que já pode ser usada para solicitar passagens.
Como tirar o bilhete do idoso de 60 a 64 anos?
Durante este prazo de espera de 72 horas para liberação da cota de gratuidade no Bilhete, o idoso com idade entre 60 a 64 anos terá direito à gratuidade mediante a apresentação do documento de identidade ao motorista ou cobrador do ônibus e desembarcar pela porta da frente.
Como ficou o bilhete do idoso de 60 a 64 anos?
A partir do dia 01/02/2023 os idosos com idade entre 60 a 64 anos poderão carregar a gratuidade no Bilhete Único Personalizado (Comum) que já possuem, basta aproximar o cartão de um equipamento de recarga.
Quem tem 60 anos já é idoso?
O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais.
Como tirar o cartão do idoso pela internet?
Como fazer a solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso? Você pode solicitar o Cartão sem sair de casa! A solicitação dia do Cartão de Estacionamento para Idoso pode ser feita por meio do Portal SP 156.
Qual a idade para gratuidade no metrô?
O governo do estado de São Paulo publicou no Diário Oficial deste sábado (21) a regulamentação da lei que concede a gratuidade no transporte para idosos com mais de 60 anos no metrô, nos ônibus da EMTU e nos transportes sobre trilhos, como a CPTM. Quem tem 65 anos ou mais já tem a gratuidade garantida por lei federal.
Quantas vezes posso usar o bilhete do idoso por dia?
USO DO BILHETE É LIMITADO A 5 VIAGENS DIÁRIAS PARA O IDOSO.
Como tirar o cartão gratuidade do Metrô?
Como solicitar o benefício no Cartão TOP
A solicitação pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados, distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.
Quem tem 60 anos têm direito a passagem gratuita no Rio de Janeiro?
Governador do Rio de Janeiro veta lei da Alerj que concedeu gratuidade nos transportes intermunicipais para idosos de 60 a 64 anos. Atualmente este direito está garantido apenas para os com mais de 65 anos.
Quem tem direito à gratuidade no transporte coletivo?
SECRETARIA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE
As pessoas com idade superior a 60 anos já podem embarcar gratuitamente nos ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal (STPC/DF).
O que o idoso não paga?
Além de gratuidade nos transportes, Estatuto do Idoso garante desde isenção de IPTU até pensão alimentícia paga pelos filhos.
Quais são os 8 benefícios para quem tem mais de 60 anos?
- Atendimento preferencial. ...
- Passagem grátis. ...
- Meia entrada. ...
- Prioridade em programas habitacionais. ...
- Isenção do Imposto de Renda. ...
- Vagas de estacionamento exclusivas. ...
- Isenção do IPTU. ...
- Remédios gratuitos.
Quais são os 5 direitos do idoso?
- Os principais direitos dos idosos. ...
- Atendimento preferencial. ...
- Acompanhante em hospitais. ...
- Medicamentos gratuitos. ...
- Transporte público. ...
- Isenção de pagamento de IPTU. ...
- Pensão alimentícia. ...
- Tramitação de processos na justiça.
Como saber se o carro está precisando de água?
O que é bom para curar artrite e artrose?