O que é texto de divulgação cientifica?

Perguntado por: Débora Sofia Simões Araújo Assunção  |  Última atualização: 8. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)

Introdução. Os textos de divulgação científica são aqueles que têm o objetivo de tornar público o conhecimento produzido por diferentes segmentos da sociedade que, por meio da pesquisa, produzem ciência.

O que é um texto de divulgação científica?

O texto de divulgação científica é um gênero textual produzido para pessoas não especializadas. A partir desse texto, um tema científico é apresentado ao público geral de maneira simplificada, objetiva e contextualizada. Além de uma linguagem clara e acessível, esse formato deve ter recursos visuais.

São exemplos de divulgação científica?

Ferramentas como vídeos, podcasts e visitas monitoradas em museus também são formas de divulgação científica. Afinal, a linguagem utilizada pode ser modificada de forma a se encaixar nos mais diversos cenários e contemplar diferentes públicos.

Quais são as principais características de um texto de divulgação científica?

Os textos de divulgação científica são utilizados para compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, mas com uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais superficial e abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada do texto científico.

Quais são os tipos de textos de divulgação científica?

Esse tipo de texto pode se basear em diferentes gêneros textuais científicos, como monografia, dissertação e artigos científicos.

Textos de divulgação científica - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os meios mais comuns de divulgação científica?

Usa-se, portanto, imagens, infográficos, vídeos e áudios, através de diversos tipos de veículos de informação. Hoje em dia, o principal meio de divulgação científica são as redes sociais. Mas ela também acontece através de filmes, de programas de televisão, de revistas e de livros.

Qual é a função de um artigo de divulgação científica?

Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem.

Quais são os temas de divulgação científica?

  • GT sobre o Ensino Superior Brasileiro.
  • Plásticos (2023- )
  • Petróleo e a Margem Equatorial (2023- )
  • Inteligência Artificial (2023- )
  • Desinformação Científica (2023- )
  • Segurança Alimentar (2022- )
  • Contaminação por mercúrio (2022- )
  • Evolução (2020- )

Como fazer um texto de divulgação científica exemplos?

Características de um artigo de divulgação científica
  1. linguagem clara, objetiva e acessível.
  2. caráter explicativo.
  3. uso de exemplos e analogias para contextualizar o assunto.
  4. pode fazer uso de linguagem não verbal para facilitar a comunicação.

Qual é a finalidade de um texto científico?

O artigo científico é o registro com autoria declarada que reflete uma avaliação de um dado tema ou ideia, sendo essencial para auxiliar os profissionais de diversas áreas a adquirirem novos conhecimentos sobre determinado assunto.

O que deve ter em um texto científico?

Todo artigo científico precisa atender exigências estruturais e seguir o formato com: introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. Claro que antes é preciso um título que chame atenção para o tema escolhido.

Como funciona a divulgação científica?

Usa-se, portanto, imagens, infográficos, vídeos e áudios, através de diversos tipos de veículos de informação. Hoje em dia, o principal meio de divulgação científica são as redes sociais. Mas ela também acontece através de filmes, de programas de televisão, de revistas e de livros.

O que são atividades de divulgação científica?

A divulgação científica tem a função de popularizar a ciência, democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a alfabetização científica. Colabora para a inclusão de cidadãos em debate sobre temas especializados e que podem impactar em seu cotidiano.

Quando surgiu a divulgação científica?

Do século 19 até o 21

No Brasil, a divulgação científica começou oficialmente em 1835 , com o lançamento da revista Miscelânea Científica, da Imprensa Literária e Científica do Rio de Janeiro.

Quais são os tipos de trabalhos científicos?

Quais os tipos de trabalhos científicos? Os principais tipos de trabalhos acadêmicos são: resumo, resenha, pôster, relatório, artigo, TCC, monografia, dissertação, tese, projeto de pesquisa, fichamento, memorial e PIM.

O que é um artigo de divulgação?

O artigo de divulgação científica é um gênero textual que torna públicas as informações vinculadas às diversas áreas da ciência, numa linguagem acessível aos leitores que não têm formação específica.

Quais os principais motivos e Estratégias para a divulgação científica?

O foco é procurar um eventual tema ou problema que poderá ser objeto de pesquisas no futuro. Além disso, prioriza aproximar a comunidade científica de algo desconhecido que precisa ser mais bem explorado.

O que não pode faltar em uma divulgação científica?

O que não pode faltar em uma divulgação científica? Para divulgação científica o conteúdo deve ser claro e bem explicado, podendo ter um formato flexível (textos, imagens, infográficos, vídeos, áudios etc.) e sendo veiculado em diferentes meios, como as redes sociais.

Como ocorre a divulgação científica no Brasil?

A divulgação científica, que não é uma atividade recente, apesar de tardia no país, sempre se deu pelos meios de comunicação, tais como televisão, rádio e jornais, e a presença cada vez maior da Internet no cotidiano dos indivíduos, permite à Web modificar esse cenário, de forma que a divulgação científica passa também ...

Que deve conter na introdução de um texto de divulgação científica?

A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação. Algumas questões auxiliam na redação.

Quais são as formas de divulgação da pesquisa?

Os congressos, encontros, jornadas e palestras/conferências são formas comuns de divulgação da pesquisa.

Como divulgar a ciência?

Atualmente, existem diversos formatos de divulgação da ciência, como exposições, peças de teatro, textos de blogs, livros, matérias em jornais e revistas, publicações especializadas, programas de televisão, podcasts, canais no Youtube, palestras, feiras, etc.

Artigo anterior
Quem pode ajuizar uma ação popular?
Artigo seguinte
Quanto custa reflorestar 1 hectare?