Como conjugar a gente?
Perguntado por: Ângelo Cardoso Macedo | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)
Nas frases, aparece como um sujeito indeterminado (nós ou todos). Na hora de conjugar o verbo que acompanha o termo 'a gente', ele deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Ou seja, o mais correto é falar 'A gente vai' ou 'Nós vamos'.
É certo falar a gente?
Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.
Qual o correto a gente ou nós?
O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela.
Quando usamos a locução a gente?
A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação. Há gente: Substituição à expressão existem pessoas.
O que substitui a gente?
1 sinônimo da palavra a gente: Em linguagem informal: 1 nós.
Aulas de Português - Aula 34.3 - A GENTE ou NÓS? - NÍVEL B2
É correto dizer a gente vai?
A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais.
Pode contar conosco ou com a gente?
Só pode ser usado em textos informais: Ex.:“A outra equipe vai se reunir com a gente.” b) Em textos formais, que exijam uma linguagem mais cuidada, devemos usar a forma 'conosco': Ex.:“Nossos patrocinadores querem uma reunião conosco.”
É errado falar com nós?
As duas opções estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Com nós deverá ser utilizado apenas quando houver uma referência às pessoas abrangidas pelo pronome nós: Você vem à praia com nós duas? Fique aqui com nós todos!
Como saber se a frase está correta?
FLiP: corretor ortográfico e sintático
O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.
Como se escreve corretamente a frase?
- Mantenha a coesão e coerência. ...
- Conte uma história interessante. ...
- Torne o artigo fácil de ler. ...
- Evite palavras muito complexas. ...
- Fuja da “linguagem de call center” ...
- Use figuras de linguagem. ...
- Use analogias. ...
- Use citações.
Como saber se a vírgula está no lugar certo?
- Use vírgula nas enumerações. ...
- Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
- Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
- Use vírgula para separar o aposto. ...
- Para separar o vocativo.
Como pontuar de forma correta?
Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.
Qual é a diferença entre nós é nós?
Portanto, “nos” se refere ao pronome oblíquo átono relacionado à primeira pessoa do plural e é objeto direto ou indireto nas orações. Já “nós” corresponde a primeira pessoa do plural do caso reto e exerce função de sujeito. Quanto a “noz”, esta palavra se refere ao fruto da nogueira.
Quando usar conosco e com nós?
Quando não houver palavra alguma ou expressão que indique quem somos nós ou quem sois vós, deveremos usar conosco e convosco. Por exemplo: Ele queria conversar conosco. A paz esteja convosco.
Pode sempre contar com a gente?
Você sabe que sempre que precisar de alguma coisa, pode contar comigo, não importa o momento, seja ele de tristeza ou alegria, estarei sempre contigo. Amiga, não quero nunca perder sua amizade, ela é tudo para mim. Não há palavras no mundo que eu consiga explicar meu carinho por você.
Pode contar conosco o que quer dizer?
É uma expressão que denota algo como "estou à sua disposição", que estou disposto a te ajudar em certa coisa.
É muita beleza junta ou junto?
JUNTO ou JUNTOS? É um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere: “Os fortes sentimentos vêm JUNTOS”; “Em campo, Romário e Ronaldo JUNTOS”; “Uma vitória que a dupla de atacantes quer comemorar jogando JUNTA por muito tempo ainda”.
Qual é a palavra certa vamos ou vamos?
A construção vamos se ver está errada. A forma verbal vamos, indicativa da 1. ª pessoal do plural, exige que o pronome oblíquo esteja também na 1. ª pessoa do plural: nos.
Qual é o pronome nós?
O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).
Quais são os sinais de pontuação?
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Como colocar a vírgula no lugar certo matemática?
Após realizar a multiplicação, é só colocar a vírgula no lugar certo do resultado: o número resultante terá tantas casas decimais quanto forem a soma do número de casas decimais dos fatores.
Como usar de forma correta a vírgula?
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Quando não se usa vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Quais são as cirurgias de urgência?
Quanto maior a latência melhor?