Como deve ser a estrutura do DRE?
Perguntado por: Anna Oliveira de Matias | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 4.8/5 (12 avaliações)
Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira: Receita Bruta. (-) Deduções e abatimentos. (=) Receita Líquida.
Como Elaborar um DRE passo a passo?
- Siga um modelo de estrutura. O primeiro passo para fazer uma DRE é seguir uma estrutura base. ...
- Calcule a Receita Líquida. Inicie calculando a Receita Líquida do período. ...
- Calcule o Lucro Bruto. ...
- Desconte as despesas operacionais e financeiras. ...
- Encontre o Resultado Líquido.
Quais as principais informações contidas no DRE?
- Análise Vertical. Com a análise vertical é possível descobrir quais foram as despesas responsáveis por diminuir ou aumentar a margem de lucro de uma empresa durante um determinado período de tempo.
- Análise Horizontal. ...
- Margem líquida. ...
- Margem operacional. ...
- Ebitda.
Quais são os tipos de DRE?
- 5.1 Receita operacional. ...
- 5.2 Vendas canceladas. ...
- 5.3 Abatimento sobre vendas. ...
- 5.4 Impostos que incidem sobre as vendas. ...
- 5.5 Receita operacional líquida. ...
- 5.6 Custo de serviços e mercadorias vendidos. ...
- 5.7 Lucro bruto. ...
- 5.8 Despesas operacionais.
Quais são os possíveis formatos de demonstração?
Existem quatro demonstrações financeiras básicas: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
DRE: Demonstração do Resultado do Exercício (TUDO em 15 min)
Qual a diferença do Balanço Patrimonial e DRE?
O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil e representa uma foto da companhia ao término do exercício, com um levantamento dos seus ativos e passivos. A DRE, por sua vez, apresenta a relação de receitas e despesas da empresa, trazendo o resultado do exercício (lucro ou prejuízo).
O que é evidenciado no DRE?
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
Quais são os cinco principais pontos que devem ser observados em um DRE?
- 1 – Receita de vendas. ...
- 2 – Dedução de impostos. ...
- 3 – Receita Líquida. ...
- 4 – Custos de venda. ...
- 5 – Lucro ou resultado bruto. ...
- 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ...
- 7 – Despesas com vendas. ...
- 8 – Despesas financeiras.
O que não entra na DRE?
O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Como aprender a fazer uma DRE?
- Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ...
- Calcular a Receita Líquida. ...
- Descobrir o Resultado Bruto. ...
- Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ...
- Conhecer o Lucro Líquido. ...
- Conseguir o Resultado do Exercício.
Como montar uma planilha de DRE?
É preciso formatar cada uma das linhas e colunas do Excel com o formato necessário. Desse modo, não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados na DRE. Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”.
Como montar uma demonstração do resultado do exercício?
- Receita Operacional Bruta de Vendas - todo o valor que a empresa faturou naquele exercício contábil.
- (-) Deduções da Receita Bruta - todos os abatimentos, impostos e devoluções incidentes sobre as vendas do período.
Quais os itens que são calculados na DRE que não podemos Esquecer-nos de levar para o BP?
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
O que são atividades não operacionais?
As receitas e despesas ditas “não operacionais” são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa. Em geral, tais receitas e despesas se originam da venda de bens do ativo não-circulante (investimentos, imobilizado e intangíveis).
Quais são as deduções da receita?
Deduções da Receita Bruta
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.
O que é a demonstração do resultado abrangente?
A demonstração de resultados abrangentes tem característica de ser gerencial, pois apresenta informações que atualizam o capital próprio, por meio do ajuste no patrimônio líquido das receitas e despesas já incorridas que possuem uma realização financeira “incerta” e ainda não afetaram o resultado do exercício, uma vez ...
Para que as informações contabeis sejam?
As informações contábeis ajudam a ter conhecimento de tudo que se passa em um negócio. ... Relatórios como o balanço patrimonial e o Demonstrativo de Resultados (DRE) trazem informações seguras. Essas informações colaboram não só para a administração como também para a tomada de decisão.
O que entra no patrimônio líquido?
Patrimônio líquido = ativos – passivos
De um lado, fica a descrição dos ativos da empresa e, no outro, os passivos. Na parte de baixo das colunas é possível encontrar o valor do patrimônio.
O Que é a DRE?
A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.
Qual a importância da DRE e Balanço Patrimonial?
Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio. Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.
Quem faz o Balanço Patrimonial e o DRE para uma empresa?
Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).
Qual é o cálculo do IR e CSLL na DRE?
Parece complicado, mas é simples.
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
Quais são as despesas operacionais na DRE?
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.
Como fazer uma demonstração contábil?
As demonstrações contábeis são um conjunto de documentos financeiros que a empresa societária deve fornecer a todo público de interesse, ou seja, acionistas ou sócios. Basicamente, esses materiais devem conter o cenário atual da companhia, fluxo de caixa, entre outras informações financeiras.
Como fazer uma demonstração financeira?
- Adote uma linguagem acessível. ...
- Faça uma estrutura lógica das informações. ...
- Foque no que realmente importa. ...
- Mantenha os dados sempre atualizados. ...
- Conte com recursos tecnológicos.
Como gravar a tela do YouTube?
O que fazer para ter força de vontade?