Como classificar fornecedores na contabilidade?

Perguntado por: Tomás Wilson de Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (2 avaliações)

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) divulgadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinam que a conta "Fornecedores" seja classificada no Passivo Circulante ou no Exigível a Longo Prazo conforme o caso.

O que é fornecedor na contabilidade?

O termo fornecedor aparece constantemente na contabilidade, já que, para uma empresa, ele é essencial para o fornecimento de materiais para ao desenvolvimento de produtos (matéria prima, que são itens usados para criar outros itens), de bens para comercialização direta (sem que haja qualquer tipo de modificação por ...

Como contabilizar despesa com fornecedores?

A contabilização vai ficar dessa maneira: Exemplo: Compra de peças ao fornecedor XXX,no valor de 500,00 reais. e assim sucessivamente, com o nome de todos os fornecedores que vc tem. ok muito obrigada.

Como fazer a classificação contábil?

De forma geral, a empresa deve classificar as contas contábeis com base na avaliação da natureza, liquidez e função dos ativos, e dos montantes, natureza e prazo dos passivos.

Como classificar adiantamento a fornecedor?

O Adiantamento a Fornecedores é classificado contabilmente no Ativo enquanto o Adiantamento de Fornecedores deve ser classificado no Passivo.

Classificação de Contas | Contabilidade Básica

36 questões relacionadas encontradas

Como lançar adiantamento a fornecedores na contabilidade?

A baixa contábil dos adiantamentos feitos aos fornecedores se dará pela entrega das mercadorias, matéria-prima (MP), insumos ou materiais de uso e/ou consumo. A Nota Fiscal (NF) correspondente à compra deverá ser registrada a débito da conta contábil "Estoques (AC)" e a crédito da conta "Fornecedores".

Como lançar adiantamento?

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

O que significa classificação contábil?

CLASSIFICACAO CONTABIL PROCEDIMENTOS BASICOS. Toda e qualquer operação realizada (compras, vendas, despesas, receitas etc..) tem seu reflexo imediato na contabilidade onde são registradas de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores. O ato de contabilizar essas operações chama-se CLASSIFICAÇÃO.

Como classificar as contas de resultado?

Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
  1. Contas Patrimoniais: Estas contas estão relacionadas ao patrimônio da entidade e tem como representação o ativo, passivo e patrimônio líquido.
  2. Contas de Resultado: Estas contas estão relacionadas às receitas, custos e despesas de uma entidade.

Como ocorre a classificação das contas no Balanço Patrimonial?

As contas no Balanço Patrimonial devem ser incluídas por seu tamanho, natureza ou função de um item e serão classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que a registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira e patrimonial da entidade.

O que deve ser contabilizado na conta fornecedores e o que deve ser contabilizado em contas a pagar?

Uma compra de bens e serviços deve ser registrada como recebida e o pagamento de tais contas deve ser contabilizado. ... Tipo de despesa: A natureza dos bens e serviços adquiridos. Data de recebimento da fatura: A data em que você recebeu a fatura do fornecedor. Prazo de pagamento: É quando a fatura deve ser paga.

Como fazer um lançamento contábil?

Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente?
  1. Incentive a digitalização das informações.
  2. Conte com a tecnologia.
  3. Valorize a gestão estratégica.
  4. Respeite os princípios contábeis.
  5. Facilite o entendimento do seu cliente.
  6. Diferencie a sua contabilidade.
  7. Faça a aplicação de demonstrações contábeis.
  8. Erros nos cálculos.

Como contabilizar compra para revenda?

Caso I pelas compras

Assim o ICMS destacado na aquisição de mercadoria para revenda deve ser excluído do custo de aquisição, contabilizando-se o valor correspondente em conta própria do ativo circulante.

Qual é o conceito de fornecedor?

Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Qual é a função do fornecedor?

Ele vai muito além das funções de recebimento de ordens de compra, separação e envio dos pedidos. Nesse contexto ele também deve controlar as matérias-primas adquiridas, gerar estoque e escoar os elementos necessários para o comércio. O fornecedor deve, portanto, firmar uma relação de parceria com a empresa compradora.

O que é o fornecedor de uma empresa?

O fornecedor não é apenas aquele que faz com que a matéria-prima ou os produtos cheguem à sua empresa. O valor do serviço dele influenciará no seu, a responsabilidade do prazo de entrega dele impactará diretamente no seu controle de estoque e produção e, também, no seu prazo de entrega.

Quais são contas de resultado contabilidade?

As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
...
Despesas
  • Água e esgoto;
  • Energia elétrica;
  • Material de limpeza;
  • Salários.

Quais são as contas de resultados na contabilidade?

De forma bem simples, as contas de resultado representam as receitas e as despesas de uma determinada organização. Assim, é possível identificar se houve lucro ou prejuízo em determinado intervalo do exercício das funções empresariais.
...
O que são contas de resultado?
  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

O que é classificação financeira?

A Classificação Financeira pode ser entendida como o Plano de Contas do Financeiro, ou seja, é uma estrutura de classificadores de receitas e despesas, em que as mesmas ficam dispostas em níveis, como sintéticos e analíticos.

Como saber se a conta é credora ou devedora?

Contas estáveis devedoras: são as que apresentam sempre saldo devedor. Exemplos: Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Estoques, Despesas, etc. Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

Qual a importância das classificações das contas patrimoniais?

Essas classificações têm como objetivo de transparecer o desempenho econômico e financeiro da empresa, quanto maior for sua empresa, maior será o volume de informações que ela produz e armazena.

Como lançar adiantamento de cliente?

Do ponto de vista contábil o adiantamento recebido do cliente representa uma obrigação da sua empresa com o seu cliente, e por se tratar de uma obrigação, deve ser classificada no Passivo no Balanço Patrimonial.

Como contabilizar um pagamento antecipado?

Como contabilizar despesas antecipadas? Na contabilidade, as despesas pagas antecipadamente são registradas como ativos da empresa. O registro é feito então na área de Ativo Circulante do balanço patrimonial. Isso porque o benefício é recebido no ato do pagamento.

Artigo anterior
Como tomar manitol 250 ml?
Artigo seguinte
Para que serve o remédio Allegra 120MG?