Como agem os hormônios T3 e T4?

Perguntado por: Enzo Mário Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

Como age T3 e T4?

A produção de T3 e T4 é controlada pelo hormônio TSH, que é produzido na glândula hipófise. O TSH age como se fosse um interruptor: quando faltam T3 e T4 no sangue, o TSH sobe (fica "ligado") e com isso tenta normalizar os níveis desses hormônios.

Como os hormônios T3 e T4 atuam no organismo?

Os hormônios T3 e T4 aumentam o metabolismo celular e com isso estimulam o consumo de oxigênio total da célula. O metabolismo celular ou atividade metabólica basal pode ser aumentada até 100% quando estes hormônios são secretados em grande quantidade.

Onde atua T3 e T4?

A tireoide fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do chamado pomo de adão. É dali que a pequena glândula, com formato de borboleta e peso de até 25 gramas em adultos, controla todo o metabolismo do corpo. Ela faz isso a partir da produção de dois hormônios: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Como atua a calcitonina?

A calcitonina diminui os níveis sanguíneos de cálcio e de fosfato inorgânico por ação sobre os ossos fundamentalmente, embora tenha também alguma ação sobre a função renal. No osso, a calcitonina inibe a desmineralização óssea, enquanto no rim, diminui a reabsorção de cálcio e fósforo nos túbulos.

Tudo sobre T3 e T4 - hormônios da tireóide

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a ação dos hormônios T3 e T4 no metabolismo da gordura e proteína?

O hormônio tireoidiano é necessário para o desenvolvimento normal dos tecidos cerebral e somático nos fetos e recém-nascidos e, em todas as idades, regula o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. T3 é a forma mais ativa na ligação ao receptor nuclear; T4 tem somente atividade hormonal mínima.

Como ocorre o processo dos hormônios T3 e T4?

A monoidotirosina ligada a diidotirosina forma o T3 (Triiodotironina), e a ligação de duas diiodotirosina forma o T4 (Tetraiodotironina). O T3 é composto da ligação de três iodos e o T4 da ligação de quatro iodos.

Como o organismo realiza o controle da secreção dos hormônios T3 e T4?

A secreção dos hormônios T3 e T4 é aumentada devido à ação do hormônio TSH, o hormônio estimulador da tireoide. Quando os níveis de hormônios tireoidianos no sangue diminuem abaixo dos níveis normais, o hipotálamo secreta o hormônio liberador da tirotrofina (TRH), o qual age na hipófise, induzindo-a a secretar o TSH.

Qual a diferença entre os hormônios T3 e T4?

Síntese dos hormônios tireoidianos

A T3 representa a forma ativa do hormônio nas células alvo, enquanto que a T4 é forma de transporte e reguladora de feedback para a glândula tireoide. Do total de hormônios tireoidianos liberados na circulação, 90% é T4, enquanto que apenas 10% é T3.

Qual o melhor horário para tomar o T3?

Hipotireoidismo leve: Iniciar com 25 mcg por dia. A Dose pode ser aumentada de 12,5 a 25 mcg em intervalos de 1 a 2 semanas. Manutenção: 25 a 75 mcg por dia.
...
As doses de manutenção variam de acordo com a idade da criança:
  • Até 1 ano: 20 mcg por dia.
  • 1 a 3 anos: 50 mcg por dia.
  • Acima de 3 anos: utilizar a dose de adultos.

Qual o melhor horário para tomar hormônio T3?

É usado para reposição deste hormônio nos casos de hipotireoidismo, que são bastante frequentes. A forma de tomar mais conhecida é em jejum, 30 minutos antes de tomar o café da manhã.

Qual melhor horário para tomar T3?

Melhor horário

Médicos recomendam tomar pela manhã logo ao acordar, no mínimo 30 minutos antes de se alimentar.

O que causa a falta do hormônio T3 e T4?

No hipotireoidismo, ocorre uma diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea. Uma das causas da pane é a tireoidite de Hashimoto, doença autoimune em que o próprio sistema de defesa cria anticorpos para atacar as células da tireoide.

Qual o nome do hormônio T3 e T4?

A triiodotironina, o famoso T3 e a tiroxina, como também é conhecido o T4, são hormônios da tireoide, que agem praticamente em tudo quanto é canto.

O que é o hormônio T3?

Os hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) são muito importantes para o funcionamento de todo o corpo! Os hormônios T3 e T4, secretados pela tireoide, possuem diversas funções associadas ao metabolismo basal. Quase todas as células do organismo têm receptores para ambos hormônios.

Como é controlada a regulação da secreção dos hormônios?

A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.

Como é feito o controle da secreção hormonal?

O que é regulação hormonal? A regulação endócrina é realizada por meio de um mecanismo denominado retroalimentação ou feedback, pelo qual o nível de um hormônio no sangue determina a estimulação ou a inibição da atividade de determinada glândula.

Qual é o tipo de mecanismo de controle fisiológico que regula a liberação desses hormônios T3 e T4 feedback positivo ou negativo?

O feedback negativo, por exemplo, atua na regulação da secreção dos hormônios. Nosso organismo possui uma série de mecanismos que garantem seu equilíbrio e funcionamento adequado. Um desses mecanismos é o feedback, também chamado de retroalimentação.

Como o T3 é formado?

Os principais hormônios produzidos pela tireoide são os triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e a calcitonina. ... Tri-iodotironina (T3): o hormônio T3 é formado por três átomos de iodo e também é fundamental na regulação do metabolismo. É cerca de quatro vezes mais ativo que o T4, porém seu período de ação é mais curto.

Qual é o mecanismo de ação dos hormônios da tireoide?

Os hormônios tireoideos agem por meio de receptores nucleares e estimulam o metabolismo energético, especialmente no fígado e no músculo, aumentando a expressão de genes que codificam enzimas-chaves catabólicas.

Qual o mecanismo de ação dos hormônios?

Mecanismos de ação hormonal

São proteínas as quais, os hormônios correspondentes, com alta especificidade e afinidade, provocam mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo a resposta celular.

Qual a importância do hormônio T3?

A importância da tireoide para o bom funcionamento do corpo

Como falamos anteriormente, a tireoide produz os hormônios T3 e T4, responsáveis por regular o gasto energético e a temperatura corporal. Esses hormônios atuam no correto funcionamento de órgãos como fígado, rins, coração e cérebro.

O que acontece quando o T3 está baixo?

T3 alto: Normalmente confirma o diagnóstico de hipertireoidismo, sendo indicativo de doença de Graves, principalmente; T3 baixo: Pode indicar tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo neonatal ou hipotireoidismo secundário, sendo necessário a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico.

Quais os sintomas do T3 baixo?

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

Quais os sintomas do T4 baixo?

Estar com o hormônio T4 livre baixo pode causar sintomas como:
  • Fadiga;
  • Sensibilidade ao frio;
  • Ganho de peso;
  • Fraqueza muscular;
  • Pele ressecada;
  • Ritmo cardíaco mais fraco.
  • queda de cabelo e unhas fracas.

Artigo anterior
Qual a finalidade do formol na escova progressiva?
Artigo seguinte
Quais os cargos dentro de uma editora de livros?