O que é poder de polícia no Direito Tributário?

Perguntado por: Kevin Martim de Antunes  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

Poder de polícia é a atividade administrativa exercida com base na supremacia do interesse público, com o objetivo de restringir direitos individuais privados a fim de adequá-los ao interesse da coletividade. De acordo com o disposto no artigo 78 do Código tributário nacional: Art.

O que é o poder de polícia no âmbito do direito Tributário?

78 do Código Tributário Nacional : "Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da ...

O que se entende por poder de polícia?

Poder de polícia é a faculdade de manter os interesses coletivos, de assegurar os direitos individuais feridos pelo exercício de direitos individuais de terceiros. O poder de polícia visa à proteção dos bens, dos direitos, da liberdade, da saúde, do bem-estar econômico.

Quem exerce o poder de polícia?

No âmbito do STJ, entende-se que é possível delegar as atividades de consentimento e fiscalização. Entretanto, para o STF, vigora o entendimento de que é indelegável o exercício de poder de polícia a pessoas jurídicas de direito privado, independente de fazer ou não parte da administração indireta.

Quais são as características do poder de polícia?

O poder de polícia tem como características a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. A discricionariedade é o poder que a polícia administrativa tem de escolher, dentro dos limites legais, por critérios de conveniência e oportunidade, o ato a ser praticado.

Aula 03 - O que são taxas de serviços e de poder de polícia?

44 questões relacionadas encontradas

Quais características do poder?

O poder é força, capacidade e, ao mesmo tempo, autoridade. Trata-se da capacidade de imposição ou de conquista, seja pela força bruta, seja pelo convencimento. ... O poder é a capacidade de domínio, de expressão da vontade ou até mesmo uma ação natural que se sobrepõe à vontade individual.

Quais os fundamentos do poder de polícia?

Fundamento

O fundamento do poder de políca é o princípio da supremacia do interesse coletivo sobre o privado. Através dele, limitam-se os direitos individuais das pessoas em benefício do interesse coletivo. O exercício e o uso da liberdade e da propriedade devem estar entrosados com a utilidade coletiva.

Quem pode exercer o poder de polícia ambiental?

No que se refere ao exercício da fiscalização ambiental, a competência para o seu exercício é COMUM entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, decorrente da previsão do inciso VI do artigo 23 da Constituição Federal de 1988 que determina expressamente o combate a poluição. ...

É possível delegar o poder de polícia?

De acordo com o STF é possível a delegação do poder de polícia, inclusive de aplicação de multas – para pessoas jurídicas de direito privado.

Qual a definição de poder de polícia de acordo com o Código Tributário Nacional?

78 - Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse, ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à tranqüilidade pública, ou ao respeito à ...

Quais são os tipos de poder de polícia?

O poder de polícia está dividido entre as polícias administrativa e judiciaria, esta engloba a policia federal e civil e tem o caráter repressivo, no sentido de buscar punir os infratores da lei penal. Já aquela, atua em sentido a evitar que os crimes aconteçam, e engloba apenas a policia militar.

Qual a diferença entre serviço público e poder de polícia?

Diferencia-se de serviço público porque este apresenta cunho prestacional, ou seja, busca satisfazer necessidades individuais, enquanto a atividade de poder de polícia busca apenas evitar que a fruição das liberdades e direitos privados prejudique direitos, interesses e bens alheios.

O que podemos entender por poder de polícia no âmbito da atuação dos órgãos da administração pública?

O Poder de Polícia é característica exclusiva e própria da Administração Pública que visa restringir, policiar, controlar, evitar, limitar toda e qualquer atividade ou bem e propriedade que possam afetar de forma negativa a coletividade.

Quais fases do poder de polícia comportam possível delegação?

137) que: “considerando que o poder de polícia é parcialmente delegável, alguns autores nacionais divide a atividade em quatro ciclos: 1°- ordem de polícia, 2°- consentimento de polícia, 3°- fiscalização de polícia e 4°- sanção de polícia”.

O que é poder indelegável?

adjetivo Que não se consegue delegar; cuja responsabilidade não pode ser transferida a outra pessoa: direito indelegável.

É possível a delegação de poder de polícia pelo Estado a particulares?

Em suma, não há delegação de ato do poder de polícia para particular, salvo hipóteses excepcionalíssimas.

O que vem a ser poder de polícia ambiental?

Poder de Polícia ambiental é a atividade da administração pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato em razão de interesse público concernente à saúde da população, à conservação dos ecossistemas, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício ...

Quem faz a tutela ambiental?

Essa tutela é imposta basicamente pelas três divisões de poder: o Legislativo em suas diversas Casas, com a competência de elaborar as leis; o Executivo, que é quem aplica as normas positivadas; e o Judiciário, que apreciará os conflitos que advierem das relações existentes a partir dos outros dois níveis.

Quem pode andar armado no Ibama?

Segundo Mota, a lei prevê que todos os funcionários públicos, no exercício da fiscalização da caça, são equiparados aos agentes de segurança pública, ou seja, podem ter porte de armas.

Quais são os limites do poder de polícia?

O principal limitador do poder de polícia é a lei, pois embora, como visto, seja um poder eminentemente discricionário, isto não autoriza a Administração a extrapolar aquilo que a lei autoriza e em alguns casos incorrer em excesso ou desvio de poder.

Quanto ao poder de polícia podemos afirmar que?

O Poder de Polícia apresenta as seguintes características: Legalidade, Ostensividade e Universalidade. D O poder de polícia é universal e ilimitado. Poder de Polícia é a atividade administrativa, consistente no poder de restringir e condicionar o exercício dos direitos individuais em nome do interesse coletivo.

Qual artigo poder de polícia?

O artigo 78 do Código Tributário Nacional traz uma definição legal do poder de polícia: “considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança ...

Quais são os diferentes tipos de poder?

Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros. Alguns autores importantes que estudaram a questão de poder foram Michel Foucault, Max Weber, Pierre Bourdieu.

O que são os fundamentos do poder?

Para Maquiavel, o fundamento do poder encontra-se na realidade. ... Isto é, Virtù significa força, astúcia, flexibilidade, firmeza e, acima de tudo, capacidade de enxergar a realidade e agir de acordo com a necessidade.

O que é preciso para exercer o poder?

O poder só se exerce sobre “sujeitos livres”, enquanto “livres” — entendendo-se por isso sujeitos individuais ou coletivos que têm diante de si um campo de possibilidade onde diversas condutas, diversas reações e diversos modos de comportamento podem acontecer.

Artigo anterior
O que precisa para trabalhar com necropsia?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao passe livre Bilhete Único?