Como causal ou explicativo?
Perguntado por: Catarina Isabel Pacheco Nascimento | Última atualização: 8. März 2025Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)
RESUMINDO: Se a oração iniciada pela conjunção indicar a causa da oração anterior (ou se a oração principal for a consequência da subordinada), a conjunção é causal. Caso contrário, é uma explicativa.
Quando o porquê e explicativo ou causal?
Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Como causal exemplos?
As conjunções subordinativas causais exprimem causa. Exemplos: como, já que, pois, porque, que, uma vez que. Ela foi embora, porque estava muito triste.
Qual a conjunção de como?
Como conjunção subordinativa é polissêmica, pois pode ser de três tipos: causal – Como ainda estava de luto, não o namorou. –, comparativa – Ele vive como um cidadão honesto. -, e conformativa – Ela fez o trabalho, / como a professora a orientou.
Que significado causal?
Que dá a razão, que indica a causa.
3º Simulado Especial BACEN – Analista - Área 2: Economia e Finanças – Pós-Edital – Correção
Como causal sinônimo?
Que acontece por acaso: 1 eventual, acidental, fortuito, aleatório, inesperado, imprevisto, imprevisível, inopinado, contingente, contingencial, circunstancial, repentino, incidental, adventício, ocasionado.
Quando pode ser causal?
Causal. A circunstância de causa está relacionada ao motivo, origem e razão que faz com que algo aconteça. Principal conjunção causal: porque. Outras conjunções: pois, uma vez que, porquanto, visto que, que, já que.
Como causal?
A conjunção como com valor causal usa-se habitualmente com o modo indicativo. A oração causal introduzida pela conjunção como apresenta uma causa verdadeira e conhecida de todos, devendo ser colocada à cabeça da frase: (1) «Como o prazo de entrega do trabalho termina hoje, ficamos em casa.»
Qual é a classificação de como?
Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que.
Como usar a conjunção Como?
A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.
Qual a diferença entre conjunção causal e explicativa?
Nas causais, a conjunção estabelece uma relação de causa: Ex.: Não fui à festa porque estava cansada. Enquanto a causal, em geral, sugere "estar na origem de", a explicativa propõe "deduz-se de". Na frase em questão, deduz-se que a pessoa fica melhor, se se sentar.
Como é conjunção explicativa?
Como conjunção explicativa
Introduz uma oração coordenada explicativa e indica uma justificativa para algo ter ocorrido. Exemplos: Não fui à praia porque estava chovendo. (explicação de não ter ido à praia)
O que é uma conjunção explicativa?
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado.
Como identificar uma oração subordinada causal?
Temos no português brasileiro os seguintes tipos de orações subordinadas adverbiais: Causais: indicam a causa de algum acontecimento expresso na oração principal. Ocorrem geralmente com o emprego de: “porque”; “pois”; “por isso que”; “uma vez que”; “já que”; “visto que”.
Qual é a função da palavra como?
A PALAVRA COMO. Modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. É sempre invariável. Usado nas frases interrogativas diretas, acrescentando uma circunstância de modo à ação verbal.
Como por exemplo?
Quando se usa por exemplo? Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
Como é que ou como?
Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.
Porque é conclusivo ou explicativo?
As conjunções coordenativas explicativas são: PORQUE, QUE, POIS (QUANDO ANTEPOSTA AO VERBO), PORQUANTO, JÁ QUE, VISTO QUE, UMA VEZ QUE, DADO QUE.
O que são conjunções casual?
As conjunções subordinativas causais iniciam uma oração subordinada denotadora de causa. São várias: porque. pois, porquanto, como (= porque), pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, que, etc.
O que posso usar no lugar de Por causa?
Se você quiser dar o sentido de “por causa de”, use a expressão “por causa de”, ora! Mas, para diversificar, você também pode usar as expressões: “devido a”, “por motivo de”, “em razão de”, “em virtude de”, “graças a” ou “por obra de”.
Qual a diferença entre oração coordenada explicativa é oração subordinada causal?
A definição de conjunção explicativa parece afastar a hipótese de a apresentação de uma causa ser justificação da “ideia contida na primeira oração” e a definição de conjunção causal parece afastar a ideia de “motivo”, “razão”, que este tipo de orações também apresenta.
Como substituir a palavra causador?
1 agente, responsável, culpado, autor, gerador, criador, motivador, motor, ocasionador, causa, motivo, produtor, originador, pai, fomentador, causante, determinante, ocasional.
Quando é explicativa?
e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração. Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.
O que é explicativa exemplo?
Conjunções Explicativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas uma relação de explicação. São exemplos de Conjunções Explicativas: pois. que.
Como identificar uma frase explicativa?
→ Conjunções explicativas: apresentam um motivo, uma razão, ou seja, uma das frases justifica o conteúdo da outra. A festa foi um desastre, pois a energia elétrica foi cortada.
Como tomar alprazolam para dormir?
Como saber se o coelho está velho?