Como se dá a revogação as doações?
Perguntado por: David Monteiro de Carneiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)
A doação onerosa pode ser revogada por inexecução do encargo, se o donatário incorrer em mora; não havendo prazo para o cumprimento, o doador poderá notificar judicialmente o donatário, assinando-lhe prazo razoável para que cumpra a obrigação assumida (VENOSA, 2004, p. 129).
Quais as formas de revogação da doação?
Em regra, o contrato de doação é irrevogável, de forma que não pode ser resilido unilateralmente. O Código Civil, entretanto, prevê duas hipóteses excepcionais de revogação da doação: por inexecução do encargo ou por ingratidão do donatário, portanto, daquele que recebe o bem ou vantagem objeto da doação.
É possível revogar a doação?
O Código Civil (CC/02) traz, no entanto, a possibilidade de o doador revogar a doação por ingratidão do donatário (em relação a qualquer bem doado, não apenas imóveis). Trata-se de medida extrema, cabível apenas em casos excepcionais, em que reste comprovada a prática de atos graves pelo donatário em face do doador.
Tem como anular uma doação de imóvel?
A doação pode ser revogada e, em sendo, é instrumentada por escritura pública. A escritura pública é registrada na matrícula do imóvel doado. Não se cancela, portanto, nenhum ato anteriormente feito, mas apenas se registra, nas duas matrículas dos dois imóveis, objeto da doação, a escritura de revogação.
Qual o prazo para anular uma doação?
O prazo decadencial para anulação de negócio jurídico, quando a pretensão é do próprio contratante, é de quatro anos contados do dia em que ele foi celebrado, conforme expressamente dispõe o artigo 178, inciso II, do Código Civil. Esse é o entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Releitura do Bona - Comparando as Lições 55 e 57. WhatsApp (44) 9 9708-4888.
Quais as formas previstas no Código Civil para revogação da doação?
Inicialmente o Código Civil estabelece que a revogação pode ocorrer por ingratidão do donatário ou por inexecução do encargo. Aqui vale lembrar que a doação onerosa, modal ou com encargo é aquela gravada com algum ônus (art. 553, CC) que deve ser cumprido pelo donatário.
Quais as possibilidades e impossibilidades de revogação da doação?
6 DOAÇÕES QUE NÃO PODEM SER REVOGADAS
Conforme art. 564 do Código Civil, não se revogam doação por ingratidão quando: as doações forem puramente remuneratórias; oneradas com encargo já cumprido; que se fizer em cumprimento de obrigação natural ou ainda as feitas para determinada casamento.
Pode ser revogada a doação se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio culposo contra ele * 2 pontos verdadeira falsa?
Podem ser revogadas por ingratidão as doações: (I) se o donatário atentou contra a vida do doador ou cometeu crime de homicídio doloso contra ele; (II) se cometeu contra ele ofensa física; (III) se o injuriou gravemente ou o caluniou; (IV) se, podendo ministrá-los, recusou ao doador os alimentos de que este necessitava ...
Quem pode contestar uma doação?
Entretanto, havendo outros herdeiros (irmãos/cônjuge) que não tenham sido beneficiados de forma igualitária ou, até mesmo, que nada receberam, a doação poderá ser questionada perante o Poder Judiciário.
É correto afirmar que o direito de revogar doação por ingratidão do donatário Transmite-se em regra aos herdeiros do doador?
O direito de revogar a doação não se transmite aos herdeiros do doador, nem prejudica os do donatário, mas os herdeiros podem prosseguir na ação iniciada pelo doador, continuando-a contra os herdeiros do donatário, se este falecer depois de ajuizada a lide.
É possível revogar por ingratidão as doações puramente remuneratórias?
Não é possível revogar a doação, por ingratidão, se o donatário caluniou o doador.
Quais são as modalidades de doação que não estão sujeitas a revogação?
Algumas doações que não se revogam por ingratidão, doações estas previstas no artigo 564 do CC. A doação feita para determinado casamento não se revoga para não prejudicar o cônjuge inocente.
E causa de nulidade a doação realizada?
De acordo com o art. 549 do Código Civil, é nula a doação quanto à parte que exceder o limite de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. Essa liberalidade, que prejudica a legítima ou reserva, quota dos herdeiros necessários, é denominada desde tempos remotos de doação inoficiosa.
O que diz o artigo 555 do Código Civil?
Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.
Qual o prazo para revogação da doação por inexecução do encargo?
Quando se tratar de revogação da doação por inexecução do encargo, o prazo será de 20 ou de 10 anos, a depender da normativa em vigor quando da mora do donatário (se na vigência do CC/1916 ou na vigência do CC/2002). É nesse sentido a jurisprudência do STJ: ADMINISTRATIVO.
O que diz o artigo 549?
Art. 549. Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.
Quando a doação é nula?
De acordo com o art. 549 do Código Civil, é nula a doação quanto à parte que exceder o limite de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento. Essa liberalidade, que prejudica a legítima ou reserva, quota dos herdeiros necessários, é denominada desde tempos remotos de doação inoficiosa.
O que é doação inoficiosa E o que ocorre quando ela é realizada?
A doação inoficiosa trata-se do ato de liberalidade pelo qual o doador dispõe de mais da metade de seu patrimônio, atingindo, portanto, a legítima dos herdeiros neces- sários. A parte que excede a que o doador poderia dispor em testa- mento é nula.
É nula a doação de todos os bens sem reserva de parte?
O art. 548 do Código Civil estabelece ser nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador.
Quais são as modalidades de doação?
- Doação simples: o doador contempla o favorecido sem nenhuma imposição no contrato.
- Doação com encargo, modal ou onerosa: o receptor deve satisfazer certa obrigação contratual em benefício do doador ou de terceiros.
- Doação remuneratória: geralmente, é realizada como gratificação a uma prestação de serviço.
Quais são os tipos de doações que existe?
- Doação Voluntária ou Espontânea: É feita por pessoas com objetivo de manter o estoque de sangue do Hemocentro. ...
- Doação de Reposição: É a doação para um determinado paciente que já recebeu ou deverá receber a transfusão. ...
- Doação Autóloga (auto doação): Realizada pelo paciente para o seu próprio uso.
Quais são as espécies de doação?
- Doação meritória. Trata-se de doação realizada razão do merecimento do donatário. ...
- Doação de rendas. ...
- Doação remuneratória. ...
- Doação a nascituro. ...
- Doação propter nuptias. ...
- Doação de ascendente a descendente ou entre cônjuges. ...
- Doação Inoficiosa. ...
- Doação Conjuntiva (art.
O que é uma doação remuneratória?
Por sua vez, a doação remuneratória é uma doação por agradecimento, que é feita em retribuição a favor ou serviço prestado que não pode ser exigido judicialmente (pois se fosse, não seria doação remuneratória, e sim, pagamento), pois o doador não tem o dever jurídico de doar, porém, sente-se na obrigação moral de ...
Pode ser revogada por ingratidão a doação realizada com a finalidade de quitar uma dívida que já se encontrava prescrita?
Art. 555. A doação pode ser revogada por ingratidão do donatário, ou por inexecução do encargo. Conforme se verifica, duas são as causas que ensejam a revogação da doação: a ingratidão e a inexecução do encargo.
Como reverter a ingratidão?
...
2) Reconheça o valor de cada pessoa
- Conheça os melhores benefícios de praticar a gratidão.
- Transforme o mundo e a sua vida com a mais pura gratidão.
- Cumpra o desafio da gratidão e sinta uma melhora na sua vida!
Qual a importância do trabalho de campo para a antropologia Malinowski?
Quem sucedeu a Lenin?