Como Catherine Walsh define interculturalidade?

Perguntado por: Luana Correia de Machado  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Para Walsh (2005, p. 09), autora que desenvolve importantes trabalhos sobre a temática, “a interculturalidade é diferente no que diz respeito a complexas relações, negociações e trocas culturais, e procura desenvolver uma interação entre pessoas, conhecimentos e práticas culturalmente diferentes”.

O que é interculturalidade para Catherine Walsh?

Para Catherine Walsh, a interculturalidade significa: - Um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e aprendizagem entre culturas em condições de respeito, legitimidade mútua, simetria e igualdade.

O que significa interculturalidade na sociologia?

A interculturalidade tem lugar quando duas ou mais culturas entram em interacção de uma forma horizontal e sinérgica. Para tal, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja, favorecendo assim a integração e a convivência das pessoas.

O que é uma educação intercultural?

A educação intercultural, no contexto das lutas sociais contra os processos crescentes de exclusão social inerentes à globalização econômica, propõe o desenvolvimento de estratégias que promovam a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, ao mesmo tempo em que sustentem a inter-relação ...

Como se encontra a sociedade brasileira em relação a interculturalidade?

O Brasil se constitui historicamente como uma sociedade multiétnica tomando-se por base uma imensa diversidade de culturas. Reconhecer nossa diversidade étnica implica ter clareza de que os fatores constitutivos de nossas identidades sociais não se caracterizam por uma estabilidade e fixidez naturais.

Catherine Walsh - Movimento Intercultural

26 questões relacionadas encontradas

O que é interculturalidade crítica?

A interculturalidade crítica nasce da atuação dos seres humanos em comunhão, com vistas ao crescimento de todos e da comunidade da vida, tendo como horizonte a busca da igualdade de todos, em meio ao respeito à diversidade cultural.

O que é a interculturalidade?

[a] interculturalidade representa um avanço em relação ao multiculturalismo no sentido de que este, no geral, se refere à presença, em um mesmo lugar, de culturas distintas, que não estão, necessariamente, em relação, ou estariam em relações conflitivas.

Como trabalhar a interculturalidade em sala de aula?

Aprender a suspender o julgamento de valor temporariamente e verificar as percepções antes de fazer uma avaliação ou ação final; Navegar em situações em que eles encontram algo ou alguém diferente na vida cotidiana para ter interações mais eficazes, apropriadas e significativas com os outros.

Qual a importância da interculturalidade?

A interculturalidade na educação aparece como uma proposta pedagógica que busca desenvolver relações de cooperação, respeito e aceitação, entre diferentes culturas e sujeitos, visando dessa forma, preservar as identidades culturais, com o objetivo de propiciar a troca de experiências, e o enriquecimento mútuo.

Como ocorre a interculturalidade?

A interculturalidade ocorre em plano de igualdade e nas duas direções, enquanto o padrão do pensamento científico é único e, ainda que seja excelente em seu próprio campo, quando se extrapola causa a destruição do universo simbólico das outras culturas.

Como surgiu a interculturalidade?

Já o conceito de interculturalidade, diz, foi desenvolvido nas lutas sociais, por grupos subalternizados, como os movimentos indígenas e afrodescendentes.

O que é educação intercultural e multicultural?

Uma educação para a negociação cultural, que enfrenta os conflitos provocados pela assimetria de poder entre os diferentes grupos socioculturais nas nossas sociedades e é capaz de favorecer a construção de um projeto comum, pelo qual as diferenças sejam dialeticamente integradas.

Qual o papel do professor na educação intercultural?

É para ele trabalhar diversidade intercultural é necessário que ele tenha tamanha habilidade para entender aspectos como educação inclusiva, preparação técnica e entender a importância da tecnologia da informação.

O que significa interculturalidade Cite exemplos *?

O termo interculturalidade se refere à diversidade cultural que se manifesta na sociedade atual. Se levarmos em conta como referência as grandes cidades, vamos encontrar pessoas de variadas origens étnicas, línguas diferentes e tradições culturais bem diversificadas.

O que promove a interculturalidade?

A abordagem intercultural que Candau (2008) defende quer promover uma educação para o reconhecimento do “outro”, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais. Esta perspectiva está direcionada para a construção de uma sociedade democrática, plural, humana.

Qual a diferença entre interculturalidade e multiculturalidade?

O autor acredita, contudo, que o mais apropriado é utilizar o termo multiculturalismo para a constatação empírica da coexistência das cultu- ras, enquanto que o interculturalismo tem uma pretensão normativa ou prescritiva e diz respeito à exigência de um tratamento igualitário dis- pensável às culturas.

O que é o pensamento decolonial?

A decolonialidade é considerado como caminho para resistir e desconstruir padrões, conceitos e perspectivas impostos aos povos subalternizados durante todos esses anos, sendo também uma crítica direta à modernidade e ao capitalismo.

O que é interculturalidade funcional?

O interculturalismo funcional responde e é parte dos interesses e necessidades das instituições sociais (p. 21). Trazendo essa definição para o campo educacional, podemos associá-la à folclorização das atividades educativas.

O que é a teoria decolonial?

A teoria decolonial é, como disse Walsh (2009), um caminho de luta. Luta contra a violência provocada pela hegemonia da ciência colonial/moderna que legitimou e foi legitimada pela colonização europeia iniciada na América no final do século XV e levada, nos séculos seguintes, a praticamente todos os rincões do planeta.

O que é interculturalidade nas organizações?

A interculturalidade é a interação entre mais de uma cultura. Dessa forma a interculturalidade tem um lugar quando duas ou mais culturas entram em integração de uma forma horizontal e sinérgica.

Qual é o seu benefício favorito da comunicação intercultural?

O conhecimento da diversidade e a comunicação intercultural constroem pontes e, citando novamente Wolff (2004, p. 42), “aqueles que reconhecem que o homem se diz em vários sentidos podem se dizer civilizados.”

Quais são as vantagens da comunicação intercultural?

A comunicação intercultural se baseia na consciência de que as diferenças culturais influenciam no processo de comunicação e nos resultados obtidos; tal competência permite compreender as distinções entre culturas numa abordagem positiva.

Qual o papel da educação na formação de um sujeito intercultural?

A escola tem a função relevante de (re)conhecer, dar valor e poder a todos os sujeitos socioculturais, no sentido de reconhecer a diferença cultural como expressão positiva.

Quais as possibilidades limites e desafios de uma pedagogia intercultural?

Os limites para o desenvolvimento de uma educação intercultural podem ser superados pelas possibilidades, sendo elas: a) - O reconhecimento do aluno como um sujeito de direitos; b) - O reconhecimento da diversidade presente nos espaços escolares; c) - A valorização da diversidade cultural; d) - A realização de ações ...

Por que é importante entender a educação intercultural como sendo um conceito migrante?

Os estudos interculturais apontam que as diferenças culturais são em geral antes um fator de conflito do que de sinergia. Cabe lembrar que a mudança para outra sociedade e cultura coloca em xeque o modo de ser, o modo de ver o mundo, o modo de se ver e o modo de se relacionar, trazendo à tona a questão de quem se é.

Artigo anterior
Quais são os processos de família?
Artigo seguinte
Quais fotos tirar no casamento?