Como calcular o CCL?

Perguntado por: Mónica Neuza Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante.

Qual a fórmula do CCL?

No sentido financeiro clássico , o Capital Circulante Líquido (CCL) define-se como: CCL = Ativo Circulante – Passivo Circulante.

Como é calculado o capital circulante líquido sua equação?

A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.

Como fazer o cálculo do ativo circulante?

Ativo circulante = dinheiro + equivalentes em dinheiro + inventário + recebíveis + títulos negociáveis + despesas antecipadas + outros ativos líquidos. Todos esses valores frequentemente aparecem no Balanço Patrimonial da companhia.

Como calcular o índice de liquidez corrente?

O índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores, etc.).

Capital de Giro (CCL) e Liquidez Corrente (LC) - pelo modelo tradicional ou clássico

39 questões relacionadas encontradas

O que é o índice de liquidez corrente?

O que é índice de Liquidez Corrente? Liquidez corrente é um indicador financeiro que mostra a capacidade de uma empresa de quitar todas suas dívidas a curto prazo. Na teoria, nada mais é do que a relação entre os valores previstos de entrada em caixa e também de saída — nesse caso, em um curto horizonte de tempo.

O que é índice de liquidez corrente LC?

O Índice de Liquidez Corrente (LC) demonstrará o potencial de uma empresa em quitar as suas dívidas em um curto período de tempo, utilizando os seus ativos de maior liquidez. Ele é um dos indicadores mais conhecidos para se analisar a capacidade de pagamento de uma companhia.

Como calcular ativo circulante e não circulante?

Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação: Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes.

Como calcular o ativo circulante e o passivo circulante?

Para entender o que significam ativos é preciso então saber o que de fato pode ser compreendido como um bem e um direito.
  1. Bem. ...
  2. Direito. ...
  3. Outros. ...
  4. Passivo circulante e passivo não circulante. ...
  5. Situação Patrimonial Líquida. ...
  6. Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. ...
  7. Ativo = Patrimônio Líquido. ...
  8. Ativo = Passivo.

Qual o valor do ativo circulante?

O Preço/Ativo Circulante Líquido é um indicador fundamentalista usado para análise de ações de uma empresa. De forma resumida, esse índice é uma métrica que representa a solidez de uma instituição diante de suas obrigações e quanto o mercado paga por isso.

O que mensurar o capital circulante líquido e como é seu cálculo?

O CCL - Capital circulante líquido, representa o total de recursos de curto prazo disponíveis para financiamento das atividades da empresa. É medido pela diferença entre o ativo e o passivo circulantes.

O que é o ativo circulante Líquido?

O que é Capital Circulante Líquido (CCL)?

O ativo circulante são os bens de uma empresa que possuem o maior nível de liquidez e serão vendidos, consumidos ou convertidos em dinheiro durante o período.

Como se calcula a necessidade de capital de giro?

NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

Dessa maneira é possível identificar valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado. Assim, se o resultado desse cálculo for um valor negativo, há necessidade de buscar capital de giro fora da empresa.

Como saber o passivo circulante?

Passivo circulante é representado por todas as contas a pagar num curto prazo, como salários e encargos, fornecedores, empréstimos e financiamentos. Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa.

Como se calcula o ativo e o passivo de um balanço patrimonial?

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte: Ativo = Passivo + Patrimônio líquido.

Como calcular total do passivo?

O passivo total representa o valor necessário para que uma empresa seja capaz de se financiar. Ou seja, é o resultado da soma do patrimônio líquido da empresa com o valor de suas dívidas e/ou despesas. Em geral, encontramos o valor do passivo total no balanço patrimonial das empresas, muito utilizado por investidores.

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?

Os ativos circulantes nada mais são do que os bens da empresa que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo. Já os não circulantes representam o contrário, ou seja, bens que só podem ser acessados como dinheiro em um prazo maior do que 12 meses.

Quais as contas que fazem parte do ativo circulante?

Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
  • Estoques;
  • Matéria-prima;
  • Produtos inacabados;
  • Mercadorias prontas para a revenda;
  • Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
  • Depósitos bancários;
  • Reservas de caixa;
  • Dinheiro em caixa;

Como calcular o passivo não circulante?

O passivo não circulante é calculado pelo passivo de longo prazo + patrimônio líquido. Quando a NCG é positiva, ela reflete a aplicação permanente de fundos que, comumente, devem ser financiadas com fundos permanentes utilizados na empresa.

Quando a liquidez corrente é boa?

Analisando o resultado da liquidez corrente

Quando se tem um resultado maior do que 1 significa que a sua empresa tem capital suficiente para cobrir as suas dívidas e ainda sobra. Se o resultado for igual a 1 quer dizer que o empreendimento tem capital equivalente ao montante de suas dívidas de curto prazo.

Como interpretar o índice de liquidez seca?

Como interpretar a Liquidez Seca

Então, em geral, quanto maior o indicador mais solvente está a empresa no curto prazo. Quando for maior do que 1, significa que, na data do balanço a empresa, possui mais ativos líquidos (exceto estoques) do que obrigações de curto prazo.

O que significa um índice de liquidez corrente igual a 1 35?

Se a liquidez corrente for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes. Se a liquidez corrente for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

O que é capital circulante líquido exemplo?

Capital circulante líquido corresponde a diferença entre o Ativo e o Passivo Circulante de uma companhia. Em outras palavras, é o capital da empresa que possui liquidez e pode ser utilizado facilmente para fins de giro de estoque e pagamentos de dívidas com vencimento no curto prazo.

Como calcular o capital de juros?

Para calcular juros simples, a taxa é aplicada somente ao capital inicial.
...
J = C * i * t
  1. J = Juros.
  2. C = Capital emprestado.
  3. i = Taxa de juros do período.
  4. t = Tempo.

Artigo anterior
Como é feita a lavagem a seco de tapete?
Artigo seguinte
O que é psicomotricidade e sua importância?