Como calcular a área de um prisma pentagonal?

Perguntado por: Teresa Lourenço Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

A área do prisma pentagonal é calculada somando as áreas de todas as faces do prisma.

Como calcular a área total de um prisma pentagonal?

Área total do prisma

Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.

Como calcular um prisma pentagonal?

A fórmula para o volume desse prisma será V = (5 x 1/2 x l x a)x h, onde l representa o lado do pentágono da base, a representa a apótema desse pentágono (ou seja, a distância que liga o centro do pentágono até o ponto médio de um dos seus lados) e h representa a altura do prisma.

Como calcula a área do prisma?

A área do prisma pode ser calculada pela soma de sua área lateral com as áreas das bases. O processo de cálculo dessas áreas acaba sendo facilitado porque as duas bases de um prisma são iguais, bastando, portanto, calcular a área de uma base e multiplicar o resultado por 2.

Como se calcula a área?

A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

MFUNA | Gm2 – Calculando a área lateral de um prisma pentagonal regular

29 questões relacionadas encontradas

Como se calcula a área de uma figura?

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Como calcular a área quadrado?

Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).

Como calcular a área de um prisma retangular?

Para calcular o volume de um prisma retangular, multiplique suas 3 dimensões: comprimento x largura x altura.

Qual é a fórmula da área da base?

A área de uma figura é obtida pela multiplicação da base (b) pela altura (h). E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento.

Como calcular a área de um prisma de base triangular?

Podemos calcular o volume do prisma multiplicando a área da base pela altura do prisma. Sabemos que os prismas triangulares têm bases triangulares e também sabemos que a área de qualquer triângulo é calculada multiplicando a metade do comprimento da base pelo comprimento da altura.

Como calcular a área de um pentágono?

Em outras palavras, a área do pentágono é calculada multiplicando o perímetro do polígono pelo seu apótema. Vale pontuar que o apótema é um segmento de reta que vai do centro do polígono regular até o centro de um dos lados do pentágono.

Qual a fórmula para calcular o volume de um prisma?

A estratégia usada para mostrar que a fórmula V = AB·h vale para todo prisma depende do princípio de Cavalieri. De acordo com esse princípio, independentemente do formato da base de um prisma A, sempre existirá um bloco retangular cuja área da base será igual à área da base do prisma A.

Como calcular a área total de um prisma hexagonal?

Com isso, a área de um prisma de base hexagonal é A = 2Ah + 6Ar, onde:
  1. Ah – área do hexágono;
  2. Ar – área do retângulo lateral.

O que é um prisma pentagonal?

O prisma é um sólido geométrico estudado na geometria espacial. Ele possui duas bases paralelas e formadas por polígonos, e as suas faces laterais são sempre paralelogramos. O prisma recebe um nome de acordo com o formato da sua base. Se a base for um pentágono, por exemplo, ele será um prisma de base pentagonal.

O que é a área da base?

A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.

Como calcular a área da base de um retângulo?

A área de um retângulo pode ser calculada por meio da fórmula A = b·h, em que b é a base (ou largura) e h é a altura (ou comprimento).

Como se calcula a área da base de uma pirâmide?

Quando a pirâmide possui a base quadrada, sabemos que a área da sua base é calculada pela fórmula da área de um quadrado, ou seja, Ab = l². Como a base da pirâmide é um quadrado, então, a área da base é dada por l².

Como calcular a altura de um prisma retangular?

Divida o volume do prisma pela área de sua base para encontrar sua altura. Concluindo o exemplo, assuma que o prisma possui um volume de 600 cm^3. A divisão de 600 cm^3 por 100 cm^2 resulta em 6 cm.

O que é um prisma de base retangular?

Os paralelepípedos são prismas cujas bases são paralelogramos. O paralelepípedo recebe o nome de paralelepípedo reto ou bloco retangular quando suas bases são retângulos. Se as seis faces de um paralelepípedo forem quadradas, ele receberá o nome de cubo.

Como calcular a capacidade de uma forma retangular?

Entenda que o volume de um retângulo é igual a comprimento × largura × altura.

Como calcular m2 calculadora?

Para calcular o metro quadrado você deve multiplicar o tamanho das áreas, comprimento e/ou altura vezes a largura.

Como calcular a área de um quadrado de 8 cm?

Qual a área de um retângulo que possui 8 cm de base e 10 cm de altura? Como se trata de um retângulo, para encontrar a área, basta multiplicar a base pela sua altura: Portanto, a área do retângulo será 80 cm².

Como calcular a área e o perímetro de um quadrado?

Para isso é preciso ter o valor da área do quadrado. Assim sendo, é necessário primeiro encontrar a raiz quadrada do valor da área (que vai corresponder ao valor do lado do quadrado) para, em seguida, multiplicar este número por quatro, localizando o perímetro do quadrado. Neste caso a fórmula é P = 4 x √A.

Como calcular a área de uma figura com lados diferentes?

Para obter a área da diferença entre duas figuras, basta calcular a área de duas figuras e subtrair as áreas encontradas. Geralmente, as figuras cujas áreas devem ser subtraídas encontram-se uma no interior da outra, e a área pedida é referente à parte interna da figura maior e externa da figura menor.

Artigo anterior
Qual a carpa mais saborosa?
Artigo seguinte
Para que serve rena em pó?