Qual a importância da educação bilíngue para surdos?

Perguntado por: Henrique Simão Freitas Azevedo Azevedo  |  Última atualização: 1. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

A proposta bilíngüe traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da Page 2 3414 segunda: a língua portuguesa. O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda.

Qual a importância do bilinguismo para os surdos?

O fortalecimento das escolas bilíngues é uma possibilidade para que o sujeito surdo tenha mais perspectivas, de que seus direitos sejam respeitados e possa se desenvolver em sua própria língua. Além disso, possibilita ao sujeito ouvinte o conhecimento da cultura, e da própria Língua de Sinais Brasileira.

Qual a importância da educação bilíngue?

O aprendizado simultâneo de dois idiomas pode acontecer desde o ensino infantil e, além de proporcionar o domínio de uma língua estrangeira, também possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a sociedade de hoje e do futuro.

O que é a educação bilíngue para surdos?

O Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua.

Por que a lei é importante para a educação bilíngue de surdos?

A mudança na LDB, a partir da Lei 14.191 de 2021, insere o ensino bilíngue para as pessoas surdas nas escolas, a fim de torná-lo uma modalidade independente, estabelecendo a Libras como primeira língua e o português escrito como segunda.

Uma breve história dos surdos no Brasil e no mundo

28 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do ensino bilíngue para surdos nas escolas do Brasil?

A proposta bilíngüe traz uma grande contribuição para o desenvolvimento da criança surda, reconhecendo a língua de sinais como primeira língua e mediadora da Page 2 3414 segunda: a língua portuguesa. O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda.

Qual é a principal proposta da educação bilíngue?

A proposta bilíngue, segundo Quadros (1997; p. 32 e 33), consiste em trabalhar todos os conteúdos na língua nativa das crianças surdas, ou seja, LIBRAS, e trabalhar a língua portuguesa em momentos específicos das aulas, com leitura e escrita da língua.

Como deve ser a escola bilíngue para surdos?

Escolas bilíngues priorizam a língua brasileira de sinais (LIBRAS) como a língua primária e o português escrito como língua secundária para os alunos surdos - ao contrário das escolas inclusivas, que incluem os alunos surdos em salas de aulas mistas com alunos ouvintes, na qual a língua primária é o português e a ...

O que a educação bilíngue busca valorizar?

A educação bilíngue tem como objetivo transmitir um nível de proficiência ao aluno que o permita se comunicar com desenvoltura com falantes de diversas origens. Dessa forma, o intuito é transformá-lo em um cidadão global e responsável.

Como se dá o aprendizado do aluno surdo na educação bilíngue?

O bilinguismo, na educação de surdos, trabalha com o acesso do aluno à linguagem de sinais, preferencialmente aprendida e estimulada por meio do contato com comunidade surda; esse é um requisito considerado primordial para o aprendizado da segunda língua, a língua portuguesa.

Quais as vantagens do ensino bilíngue?

Com a metodologia bilíngue, as funções cerebrais são estimuladas e o estudante desenvolve maiores habilidades de concentração, raciocínio e memória, que refletem no aprendizado de todas as outras disciplinas e em toda a vida acadêmica do estudante. Há também uma relação do ensino bilíngue com a saúde mental.

Quais as principais características da educação bilíngue?

O ensino bilíngue é caracterizado pela integração de um segundo idioma, além da língua nativa, a toda a grade curricular da instituição. Assim, em vez de ser trabalhado como um conteúdo com uma finalidade específica, o segundo idioma torna-se o meio pelo qual a instrução acontece.

Qual é a vantagem de ser bilíngue?

Ser fluente em dois idiomas resulta em inúmeras vantagens. Algumas são amplamente conhecidas – e até mesmo óbvias: crescimento profissional, melhor capacidade de se comunicar, abertura facilitada a outras culturas e acesso a conhecimentos em língua estrangeira.

O que é uma educação bilíngue?

A educação bilíngue é um modelo de ensino que tem como objetivo desenvolver habilidades linguísticas em duas línguas distintas. Nesse tipo de abordagem, os estudantes têm a oportunidade de aprender e se comunicar em sua língua materna, além de uma segunda língua, que pode ser estrangeira.

Qual a melhor proposta bilíngue nas escolas para surdos?

A educação do surdo pela proposta bilíngüe apresenta como primordial o acesso da criança, com deficiência auditiva, à sua Língua materna, sendo de preferência a vivência e aprendizagem desta estimulada pelo contato com comunidade surda, na qual estará inserida quando maior.

O que o bilinguismo defende?

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua Portuguesa, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.

O que é o bilinguismo em Libras?

Bilinguismo: nasceu na Suécia nos anos 1970 e chegou ao Brasil nos anos 1990. Nesse modelo, língua de sinais e língua oral são usadas em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral.

Qual a importância do ensino bilíngue nas escolas regulares?

Além da expansão do conhecimento, o Ensino Bilíngue agrega um outro fator para os pais, que é a questão do tempo. Quando o aluno aprende um segundo idioma na própria escola, ele não precisa se deslocar até um cursinho ou um professor particular. Assim, há ganho de tempo para os pais.

O que a escola bilíngue prioriza?

Escolas bilíngues priorizam a língua brasileira de sinais (LIBRAS) como a língua primária e o português escrito como língua secundária para os alunos surdos - ao contrário das escolas inclusivas, que incluem os alunos surdos em salas de aulas mistas com alunos ouvintes, na qual a língua primária é o português e a ...

Como incluir os surdos na educação?

Deve organizar suas atividades investindo em recursos visuais que certamente beneficiarão a turma toda. Em turmas muito numerosas, uma boa alternativa é a de explicar o conteúdo para a turma toda, depois passar uma atividade para o restante da turma e se sentar com o aluno surdo para dar atenção especial a ele.

O que falta para a escola bilíngue ser implementada?

Uma das maiores dificuldades para a efetivação da educação bilíngue no Brasil está na elaboração do currículo pedagógico. Como o ensino-aprendizagem da segunda língua não ocorre de forma isolada, pode haver uma dificuldade para fazer a integração entre a língua materna e o segundo idioma que a escola quer ensinar.

São características da educação bilíngue para surdos exceto?

Questão Educacional (Professores) São características da educação bilíngue para surdos, exceto: Uso constante da língua de sinais no ambiente escolar.

Quais são os três pilares da proposta bilíngue na educação de surdos?

a) - Propõe o ensino da língua de sinais portuguesa como língua materna dos surdos em âmbito nacional. - Prioriza a difusão da escrita de língua de sinais. - Reconhece o método de oralização do português como ponto primordial para a aquisição da língua de sinais. b) - Propõe o método da comunicação total.

Quais os benefícios para a educação dos surdos?

Quando uma criança não surda aprende essa língua, descobre ou multiplica seus poderes de comunicação gestual e simbólica. Aprende como é possível se comunicar com seus colegas surdos, constroi procedimentos alternativos aos processos de comunicação e interação humana.

Qual o papel da escola para surdos?

A escola precisa permitir que o aluno surdo vivencie situações significativas e palpáveis à sua realidade. Para tanto, a própria instituição “família” tem a responsabilidade em prover aos seus filhos independente de suas limitações físicas e cognitivas diferentes percepções de relações do mundo.

Artigo anterior
Qual Cid aposenta por depressão?
Artigo seguinte
Como se calcula o preço do frete?