Como avaliar a condição pulpar?

Perguntado por: Laura Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (31 avaliações)

Para avaliar a vitalidade da polpa pode ser utilizado o teste de sensibilidade pulpar e, em caso de resultado positivo, é descartada a origem endodôntica de uma possível lesão (LEONARDI et al., 2011; CARVALHO et al., 2012; GONÇALVES et al., 2017; LOPES e SIQUEIRA JR, 2010).

Como realizar o teste de vitalidade pulpar?

Este exame pode ser feito de maneiras distintas, seja efetuando-se uma leve pressão ou mesmo percussão com o dedo indicador sobre a face incisal ou oclusal dentária ou, ainda, com auxílio do cabo do espelho, de forma vertical e horizontal.

Qual o teste de sensibilidade pulpar mais confiável e mais empregado?

O teste mais aceito, atualmente, para determinação da vitalidade pulpar é aquele realizado por resfriamento da superfície dentária, havendo maneiras diferentes de se produzir tal efeito, tais como o uso de bastão de gelo, neve carbônica e gases refrigerantes10-13.

Quais são os principais testes de sensibilidade pulpar?

Os testes de vitalidade pulpar (fluxometria laser doppler e oximetria de pulso) indicam a existência de uma circulação vascular adequada, podendo ser usados em conjunto com a sondagem periodontal, percussão, palpação, mobilidade, transiluminação e testes anestésicos, no processo de diagnóstico.

O que é diagnóstico pulpar?

É o exame de toda a cavidade bucal, desde as alterações de cor da coroa, estado das restaurações, exposição pulpar, a presença ou ausência de lesões cariosas.

❄️ Testes pulpares - térmicos ❄️

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças da polpa?

Doenças da Polpa, Periápice, Periodonto e Periimplantares
  • Alterações da Polpa Dentária. ...
  • Tipos de Dentina. ...
  • Pulpite. ...
  • Calcificações Pulpares. ...
  • Granuloma Periapical (Periodontite apical crônica) ...
  • Cisto Periapical (Cisto radicular, Cisto periodontal apical) ...
  • Abscesso Periapical. ...
  • Celulite (Flegmão)

Como é feito o capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto consiste na colocação de um fármaco diretamente sobre a exposição pulpar na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente formação de tecido dentinário.

Quais os testes utilizados para determinação de sensibilidade pulpar e como devem ser utilizados na Odontopediatria?

Introdução: A determinação da vitalidade ou sensibilidade pulpar é conseguida pelo uso de testes como percussão vertical e horizontal e testes térmicos de frio e calor. Nenhum exame bucal estará completo sem a realização dos testes de vitalidade pulpar.

Como fazer teste com Endo Ice?

O ENDO ICE é um produto exclusivo para teste de vitalidade nos dentes com odor mentolado.
...
Modo de usar:
  1. Agite fortemente a embalagem, com auxílio do bico atuador;
  2. Acione levemente a válvula por aproximadamente 3 segundos sobre um rolete de algodão dental;
  3. Aplique este na superfície da cavidade oral desejada.

Como diagnosticar necrose pulpar?

Em relação a necrose pulpar, é geralmente assintomática, sendo a alteração da cor da coroa dentária uma indicação de perda da vitalidade pulpar. Nos casos de diagnóstico duvidoso, o teste do preparo da cavidade (meio mecânico) será de grande valia.

Quando a polpa é considerada normal ou sadia?

Polpa normal ou sadia

A polpa normal é um tecido conjuntivo frouxo, localizado no interior da cavidade pulpar, altamente especializado, de origem ec- tomesenquimática, circundado por paredes de dentina, ocupando a câmara pulpar e canal radicular (TORRES et al., 2013; LEONARDI et al., 2011; CARVALHO et al., 2012).

Como saber se a polpa está viva ou necrosada?

Quando há a morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar, além disso, um sinal bem característico é que ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Qual o teste de vitalidade pulpar que é utilizado como último recurso por ser invasivo?

1.4.1 Teste de cavidade

Muitas vezes somente o jato de ar da seringa tríplice ou a turbina de alta rotação são suficientes para garantir a resposta positiva do paciente antes mesmo de uma cavidade ser aberta. Por ser invasivo, esse teste deve ser utilizado como último recurso de acordo relatou (MEDEIROS, 2010).

O que ocorre quando durante o exame Aplica-se o teste de vitalidade pulpar com o gás refrigerante?

Diante desse fato, o teste de vitalidade pulpar, realizado com o auxílio de um penso de algodão borrifado com o gás refrigerante, tem como me- canismo de ação aumentar a pressão intravascular simultaneamente à diminuição da pressão interna pulpar, estimulando, assim, terminações nervosas livres ao redor da pré-dentina ...

Como é a dor de pulpite?

O principal sintoma de pulpite é a dor no dente em que está havendo a inflamação e que pode ser mais frequente quando a pessoa mastiga ou come alimentos muito quentes ou muito frios. Em alguns casos, a pessoa pode também sentir dor na região próxima ao local da inflamação e inchaço.

Quando o dente não responde ao teste de vitalidade?

Alguns dentes podem não responder aos testes de vitalidade por causa da calcificação ou histórico recente de trauma. Além disso, pode ser simplesmente porque o dente não responde. Em muitos casos, há uma alteração na coloração da coroa do dente envolvido, especialmente nos dentes anteriores.

O que é tratamento endodôntico em Deciduos?

O tratamento endodôntico é a última manobra terapêutica capaz de manter o dente decíduo exercendo suas funções na cavidade bucal até o período de esfoliação. Portanto, deve ser bem indicado analisando os riscos e benefícios, assim como o prognóstico desse procedimento.

Como fazer a Pasta ctz?

A proporção é de 2 partes de Óxido de Zinco, para 1 de Tetraciclina e 1 de Cloranfenicol e o Eugenol é adicionado apenas no momento da manipulação. A consistência que deve ser alcançada é de pasta, parecida com a de um dentifrício comum, não havendo uma padronização exata de proporção pó e líquido para a manipulação.

Quais as indicações para a técnica da Pulpotomia?

Indicação
  • lesão de cárie extensa.
  • exposição pulpar (trauma, por exemplo)
  • dente livre de pulpite radicular.
  • ausência de dor espontânea persistente.
  • hemorragia no local da amputação (vermelho vivo)
  • presença de pelo menos 2/3 do comprimento radicular.
  • ausência de abscesso, fístula, mobilidade, reabsorção interna.

Quando realizar capeamento pulpar?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Quando fazer capeamento pulpar direto e indireto?

Capeamento pulpar indireto

O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade.

Como fazer Proteção pulpar?

  1. Proteção pulpar direta.
  2. Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.

Porque a polpa se torna inflamada ou doente?

É essa vasodilatação, provocada pelo maior aporte sanguíneo, que implica uma compressão da polpa contra as paredes internas dos dentes, originando o estado de pulpite, e consequentemente a dor forte que invariavelmente se verifica durante o estado dessa pulpite hiperreativa.

Artigo anterior
O que fazer quando o teclado Desconfigurou os acentos Windows 10?
Artigo seguinte
Quantos folículos A mulher tem por ciclo?