Como atender uma pessoa com deficiência intelectual?
Perguntado por: Rafael Sá de Machado | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)
- Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual.
- Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. ...
- Não a ignore. ...
- Dê-lhe atenção, converse e verá como pode ser divertido. ...
- Não superproteja a pessoa com deficiência intelectual. ...
- Não subestime sua inteligência.
Quais tipos de comunicação podemos utilizar durante o atendimento diferenciado para pessoas com deficiência?
Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Quando falar com um cliente com deficiência auditiva ou surdo, tente ficar num lugar iluminado.
Como se dirigir a uma pessoa com deficiência?
Prefira o correto, chamando e se referindo a pessoa pelo nome dela. Se é necessário mencionar a deficiência, faça com respeito. “Leandro é cego”, “Marcos é surdo, ou deficiente auditivo”. A pessoa com deficiência é uma pessoa completa, lembre-se disso.
Como devemos chamar uma pessoa com deficiência?
E qual que é o termo considerado adequado? Hoje, recomenda-se o uso da expressão "pessoa com deficiência". Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), principal referência internacional sobre esse assunto.
Qual a terminologia correta para pessoas com deficiência?
39. O incapacitado (ou a pessoa incapacitada) TERMO CORRETO: a pessoa com deficiência. A palavra incapacitado é muito antiga e era utilizada com freqüência até a década de 80.
Como lidar com pessoas com deficiência intelectual?
Como o seu atendimento poderia se tornar mais inclusivo com pessoas com deficiência?
- Cuide da linguagem. ...
- Preste atenção no canal. ...
- Crie um fluxo de conversão natural. ...
- Ofereça um atendimento humanizado. ...
- Saiba as necessidades dos clientes. ...
- Considere as exceções.
O que podemos fazer para incluir pessoas com deficiência na sociedade?
- 1 – Inclusão nas escolas. É extremamente importante criar um ambiente preparado estruturalmente e acolhedor para receber as pessoas com deficiência. ...
- 2 – Emprego para todos. ...
- 3 – PcD também consome. ...
- 4 – Representatividade importa. ...
- 5 – Empatia sempre.
Como garantir acessibilidade para as pessoas com deficiência?
Para diminuir as barreiras físicas que existem atualmente, é importante que projetos arquitetônicos e urbanísticos sigam a Lei de Acessibilidade e atendam às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os princípios do desenho universal.
Que outras medidas podem ser tomadas para garantir acessibilidade a todos?
Opte por um modelo com estrutura em monobloco para permitir que a pessoa use a cadeira na posição ereta com segurança. Verifique também se a cadeira escolhida conta com cintos pélvicos e torácicos e apoio para os joelhos. Isso garante maior ergonomia.
O que poderia ser feito para minimizar possíveis problemas de pessoas com deficiência?
- Campanhas de conscientização. Tanto a sociedade quanto as empresas estão mais conscientes a respeito da acessibilidade de pessoas com deficiências físicas. ...
- Ações individuais e coletivas. ...
- Apoio a grupos já estabelecidos.
Como promover acessibilidade?
...
5 equipamentos para tornar o ambiente acessível
- Cadeira de rodas motorizada. ...
- Assento elevado para vaso sanitário. ...
- Assento sanitário elevado. ...
- Barra de apoio para banheiro. ...
- Calçador para meias de compressão.
O que é atendimento inclusivo e como deve ser feito?
O atendimento inclusivo é um conceito que se refere à acessibilidade e à inclusão de um maior número de pessoas que fazem parte da jornada do cliente. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais igualitária, independentemente dos tipos de público.
Por que o atendimento inclusivo é de extrema necessidade para as empresas?
Tornar o atendimento mais inclusivo é um fator que gera muitos benefícios para qualquer negócio. Além disso, aumenta o número de clientes, melhora a imagem da empresa diante a sociedade.
O que é acessibilidade no atendimento ao cliente?
O termo acessibilidade se refere aquilo que é acessível, ou seja, de fácil acesso e aquisição. E isso também se encaixa no contexto do atendimento ao cliente. Dessa maneira, a acessibilidade no atendimento torna os serviços de suporte muito mais inclusivos e diversos.
Porque a diversidade é importante para as empresas?
Com a melhor convivência dentro da empresa, acolhendo as diferenças, também fará com que os colaboradores se sintam mais seguros e acolhidos, podendo diminuir o turnover da organização. Valorizando as diferenças, há melhorias no clima organizacional, os colaboradores ficam mais criativos e liberam seus potenciais.
Qual a importância da diversidade cultural nas empresas?
A diversidade nas empresas promove um ambiente de trabalho saudável, bem como incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais. Além disso, garante a motivação e o aumento da produtividade dos colaboradores, fatores que podem aumentar a competitividade da empresa no mercado em que atua.
Qual a importância da diversidade nas empresas?
Aumento da motivação e do engajamento
Colaboradores que percebem a diversidade como um fator relevante dentro da organização são mais motivados, compreendem que, ao se dedicarem mais, trazem um ganho para a empresa e para o seu desempenho pessoal.
Como deve ser feita a comunicação com pessoas com deficiência auditiva?
- Seja expressivo. ...
- Tente a comunicação escrita. ...
- Use frases curtas. ...
- Fale de frente para ele. ...
- Fale devagar. ...
- Não altere o tom de voz. ...
- Não fale enquanto estiver mastigando.
Por que a acessibilidade no atendimento ao cliente é tão importante?
A acessibilidade no atendimento pode ser vista como tudo o que a empresa oferece para garantir uma experiência mais igualitária ao maior número de consumidores na jornada de compra. Isso porque, nas etapas desse processo, há vários momentos em que o cliente precisa interagir com a empresa até que a venda se concretize.
O que é diversidade no atendimento?
A questão da diversidade no atendimento ao cliente refere-se a abandonar o foco em determinado grupo de pessoas com perfis específicos para trabalharem nesse setor.
Quais são as ações de acessibilidade?
- Acessibilidade atitudinal. ...
- Acessibilidade arquitetônica. ...
- Acessibilidade metodológica. ...
- Acessibilidade instrumental. ...
- Acessibilidade programática. ...
- Acessibilidade nas comunicações. ...
- Acessibilidade natural.
Como promover acessibilidade aos idosos?
- Adapte desníveis e degraus. ...
- Siga as recomendações para o banheiro. ...
- Disponibilize assentos adequados. ...
- Atenção ao piso e objetos no chão. ...
- Melhore a visibilidade.
Quais são os tipos de acessibilidade?
Segundo estudos desenvolvidos por Sassaki (2002), podemos identificar seis tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.
Como acabar com o preconceito com pessoas deficientes?
O consenso é que o capacitismo é uma forma de preconceito com pessoas com deficiência, e está enraizado na sociedade. Como o termo diz, envolve uma pré-concepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.
O que pode ser feito para que os direitos das pessoas com deficiência sejam respeitados?
Cabe ao Poder Público promover ações eficazes que propiciem a inclusão de pessoas com deficiência nos setores públicos e privados. Para qualquer informação sobre colocação ou recolocação no mercado de trabalho, o deficiente deve procurar a Delegacia Regional do Trabalho.
Como saber se está com bactéria no olho?
O que significa o cadeado na bio do Instagram?