Quais são as variações possíveis dentro da língua?

Perguntado por: Rafaela Santos de Anjos  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

As variedades linguísticas diferenciam-se da norma-padrão por convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante insere-se. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Quais são as variações da língua portuguesa?

São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.

Porque a língua sofre variações?

Em um mesmo país, com um único idioma oficial, a língua pode sofrer diversas alterações feitas por seus falantes. Como não é um sistema fechado e imutável, a língua portuguesa ganha diferentes nuances.

O que são as variações linguísticas quais são os tipos de variantes existe certo ou errado na comunicação justifique?

As variações linguísticas é um fenômeno natural que acontece com todas as línguas, não existindo o conceito de certa ou errada, apenas de como é usada e em que momento, embora as variações façam parte da identidade de um povo, o Brasil possui normas padrões que determinam à escrita e a comunicação formal.

Como ocorre a variação linguística?

A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

Variação Linguística [Prof Noslen]

40 questões relacionadas encontradas

O que é variação linguística e quais os tipos?

As variedades linguísticas diferenciam-se da norma-padrão por convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante insere-se. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Qual definição de variação linguística?

A variação linguística é o conjunto de diferentes formas linguísticas, chamadas de “variantes”, que exprimem o mesmo sentido. Isso significa que, como falantes de uma mesma língua, podemos nos referir as mesmas coisas, mas de modos diferentes.

Porque é importante respeitar as variações linguísticas em vez de agir com preconceito?

As variações linguísticas acontecem porque, tendo em vista que a função primordial da língua é a comunicação, os falantes arranjam e rearranjam a língua de acordo com a necessidade de interação social. ... Uma vez que essas variações visam à comunicação, jamais devemos considerá-las erros.

Qual é a linguagem correta?

Língua seria uma forma de comunicação organizada dentro de um padrão utilizada por um grupo humano (geralmente localizado em uma região ou país) e de entendimento comum para todos os indivíduos pertencentes a ele, e que se apresenta de forma verbal - ou seja, de maneira escrita ou falada. ...

Quem define o certo ou errado na língua portuguesa?

É importante lembrarmos que a normatização da linguagem corresponde, em geral, ao jogo do certo ou errado. Assim sendo, a norma é a regra daquilo que pode ou não ser usado na língua oral ou escrita. ... A norma é a marca do chamado padrão culto da língua, que é apenas uma das variantes linguísticas.

É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes?

– É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a língua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer, também, o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua. – O idioma pode ser um instrumento de dominação e discriminação social.

O que significa pensar a língua em termos de adequação da linguagem?

A adequação linguística é a habilidade que os falantes possuem de adaptar a linguagem de acordo com a necessidade do momento. Podemos optar por dois diferentes registros da língua portuguesa: a variedade padrão ou a variedade popular, também conhecida como linguagem coloquial.

O que é uma variação Diastrática?

A variação social ou diastrática constitui um dos tipos de variação linguística a que os falantes são submetidos. São as diferenças entre os estratos socioculturais (nível culto, nível popular, língua padrão), ou seja, são as variações que acontecem de um grupo social para outro.

Quais são as variações regionais?

As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.
...
Exemplos de variações diatópicas
  • aipim, mandioca, macaxeira;
  • abóbora, jerimum, moranga;
  • sacolé, dindim, geladinho.

O que é variação Diamesica exemplos?

A variação diamésica é a que acontece entre a fala e a escrita ou entre os gêneros textuais, ou seja, suportes de transmissão de uma dada informação que contenham características quase regulares, por exemplo, o whatsapp e a bula de remédio.

O que é norma padrão exemplo?

Provavelmente você usaria uma roupa mais adequada à situação, como calça comprida e camisa, teria uma postura mais firme e decidida para transmitir seriedade e compromisso e sua linguagem seguiria a norma padrão e seria mais monitorada, isto é, você cuidaria da sua linguagem para evitar gírias e vícios.

O que é uma linguagem cotidiana?

É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. Na linguagem do cotidiano, por exemplo, o ser humano faz muito uso da linguagem verbal para se comunicar.

Quais são os tipos de linguagem?

Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação. É um sistema de signos e símbolos usados para transmitir pensamentos, ideias, opiniões, informações, sentimentos, desejos,…

Qual é o conceito de linguagem?

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Por que o preconceito linguístico é um problema?

O preconceito linguístico é geralmente causado pela ideia de que existe apenas uma única língua correta e isso colabora significativamente para a prática da exclusão social. ... Isso vai totalmente contra a ideia de acessibilidade, tão fundamental para a inserção da diversidade na vida da população.

O que podemos fazer para acabar com o preconceito linguístico?

Continue a leitura e confira!
  1. Abordar o tema nas aulas. ...
  2. Aprofundar os estudos a respeito da linguagem e da sociologia. ...
  3. Incentivar os educadores a não reforçarem o preconceito linguístico. ...
  4. Apresentar produções artísticas que mostrem as diferenças regionais. ...
  5. Promover atividades para enfrentamento dos preconceitos.

Por que o preconceito linguístico é um paradoxo no Brasil?

O preconceito linguístico no Brasil é algo muito notório, visto que muitos indivíduos consideram sua maneira de falar superior ao de outros grupos. Isso ocorre sobretudo entre as regiões do país, por exemplo, um sulista que considera sua maneira de falar superior aos que vivem no norte do país.

O que é a variação da temperatura?

Quando um objeto sofre aumento de temperatura de 15 °C para 35 °C, por exemplo, dizemos que houve uma variação de 20 °C.

Quais são os tipos de variação?

Tipos e exemplos de variações linguísticas
  1. Variação geográfica ou diatópica. Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo. ...
  2. Variação histórica ou diacrônica. ...
  3. Variação social ou diastrática.

O que é variação linguística Diatopica?

Variação diatópica, é a variação caracterizada através das diferenças geográficas, ou seja, diferenças relacionadas ao espaço físico, como países, regiões, estados, cidades, zona rural, zona urbana. ... Por ele apresentar uma variedade que é característica de sua comunidade, ou região, etc..

Artigo anterior
Qual o agente Etiologico da febre catarral maligna?
Artigo seguinte
Quanto come um pinscher por dia?