Qual o agente Etiologico da febre catarral maligna?

Perguntado por: Tiago David Reis Castro  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

A Febre Catarral Maligna é uma enfermidade viral que tem como agente etiológico um Herpesvirus do gênero Rhadinovirus, da subfamília Gammaherpesvirinae e caracteriza-se pela linfoproliferação, lesão em múltiplos órgãos, inflamação e ulceração das mucosas e vasculite necrótica fibrinóide.

O que é febre catarral maligna?

A febre catarral maligna (FCM) é uma doença infecciosa, viral, pansistêmica, altamente fatal, com distribuição geográfica ampla. Além de bovinos, afeta mais de 30 espécies de ruminantes (Plowright 1990), incluindo diversas espécies de cervídeos (Driemeier et al. 2002) e, ocasionalmente, suínos (Løken et al.

Quais os sintomas da febre catarral maligna?

Os sinais clínicos descritos são bastante variados. Sintomas como depressão, diarréia, disenteria, coagulação intravascular disseminada e dispnéia podem ocorrer de 12 a 24 horas antes de morte súbita. Ocorre febre (temperatura entre 41 °C e 41,5 °C) e inapetência em casos menos agudos.

Qual o gênero é agente etiológico da febre catarral maligna dos bovinos?

A Febre Catarral Maligna é uma enfermidade viral que tem como agente etiológico um Herpesvirus do gênero Rhadinovirus, da subfamília Gammaherpesvirinae e caracteriza-se pela linfoproliferação, lesão em múltiplos órgãos, inflamação e ulceração das mucosas e vasculite necrótica fibrinóide.

O que é carbúnculo hemático?

O carbúnculo hemático, é causado por uma bactéria anaeróbica e gram-positiva, classificado como zoonose que ataca principalmente bovinos, ovinos e eqüinos causando uma septicemia rapidamente mortal, não sendo em alguns casos possível o tratamento, por um de seus primeiros sintomas ser a morte do animal.

Febre Catarral Maligna

33 questões relacionadas encontradas

O que é Polioencefalomalacia?

Polioencefalomalacia (PEM) é um termo descritivo que designa o diagnóstico morfológico para necrose com amolecimento (malacia) da substância cinzenta (pólio) do encéfalo. A denominação necrose cerebrocortical é usada para designar a mesma condição na Europa (Markson et al. 1972, Edwin et al.

O que é a doença de Aujeszky?

A doença de Aujeszky (pseudoraiva) é uma enfermidade de suínos economicamente importante e altamente contagiosa. Essa infecção viral tende a causar sinais nervosos em animais jovens, doença respiratória em suínos mais velhos e perdas reprodutivas em matrizes.

O que é Rinotraqueíte Infecciosa Bovina?

A Rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), é uma doença viral altamente contagiosa. que podem causar febre, mucosas avermelhadas, diminuição na produção de leite, ocorre uma secreção purulenta,às vezes com estrias de sangue pela narina do animal, infertilidade, e abortamento.

Como tratar IBR em vacas?

Após a infecção, principalmente no caso da IBR, o vírus se mantém no animal de forma latente e pode ser reativado periodicamente após o estresse ou tratamento com corticóides. Esses animais servem como fonte de infecção através da secreção nasal, ocular, vaginal e fetos abortados.

Quais são os sintomas da raiva em bovinos?

Sintomas
  • Perda de apetite, inquietação e mudança de hábitos.
  • Andar cambaleante.
  • Salivação intensa.
  • Fezes secas e escuras.
  • Podem ficar ocasionalmente agressivos.

O que é tuberculose em bovinos?

O que é Tuberculose Bovina? É uma doença de evolução lenta que acomete bovinos, bubalinos, cães, gatos e também o homem. Caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões nodulares (caroços) que podem ser localizadas em qualquer órgão do animal.

Como tratar doença de Aujeszky?

Não existe tratamento para a DA. O controle pode ser realizado através da vacinação. Uma vez o rebanho é infectado a erradicação do vírus só é possível pela eliminação total do rebanho e repovoamento com animais livres ou através de um programa de vacinação e sorologia com eliminação dos positivos.

Por que a doença de Ausjeszky é conhecida como pseudo raiva?

Os sintomas da doença de Aujeszky ou Pseudo-raiva se apresentam como coceiras, mas também é chamada de pseudo-raiva porque algumas vezes pode causar sinais neurológicos evidentes, parecidos com a raiva. A doença de Aujeszky ou Pseudo-raiva é causada por um vírus pertencente à família Herpesviridae.

Como diagnosticar Aujeszky?

O diagnostico da doença de Aujeszky pode ser realizado pela determinação de anticorpos nos soros. Uma vez que o animal se recuperou da doença, o mesmo desenvolve anticorpos contra o vírus que são detectáveis em cerca de uma a duas semanas após a infecção.

O que causa Polioencefalomalacia?

As principais causas conhecidas são: deficiência de tiamina, intoxicação por enxofre, meningoencefalite por herpesvírus bovino tipo 5 (BoHV-5), intoxicação por sal associada a privação por água, intoxicação por chumbo, intoxicação por plantas que produzem tiaminases, amprólio e “Uva do Japão”.

Qual a lesão da Polioencefalomalacia?

O termo polioencefalomalácia caracteriza a lesão morfológica marcada pela necrose (malácia) da substância cinzenta (pólio) (SANT'ANA et al., 2009b) que também pode acontecer em outras doenças. As causas de PEM são diversas e podem estar ligadas ou não ao metabolismo da vitamina B1, também denominada tiamina.

Qual ou quais os sinais clínicos da Polioencefalomalacia?

Os principais sintomas são: cegueira total ou parcial, opistótono, nistagmo, estrabismo, depressão, ataxia, bruxismo, sialorréia, estrabismo, decúbito, convulsões, diminuição do tônus da língua e movimentos de pedalagem.

O que é pseudo raiva?

A doença de Aujeszky (DA) ou pseudo-raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa de etiologia viral que se constitui em um im- portante obstáculo à exploração e ao comércio internacional de suínos em todo o mundo. A etiologia da doença foi determinada no início do século XX (Kluge et al.

O que é a circovirose suína?

A circovirose suína é causada pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV2). Clinicamente, aparece como uma doença de refugagem em suínos de transição e engorda. O vírus é onipresente em todo o mundo. O vírus é muito pequeno e muito resistente ao meio ambiente.

O que é pneumonia enzoótica?

A pneumonia enzoótica é causada pelo Mycoplasma hyopneumoniae, uma bactéria que não possui parede celular. É amplamente disseminada pelas populações de suínos e é endêmica na maioria das granjas do mundo.

Quais as doenças mais comuns em porcos?

As principais doenças que atingem os suínos
  • Pneumonia. Essa doença tem como agente causador uma bactéria e é extremamente contagiosa. ...
  • Peste Suína. A peste suína é um pouco mais complicada que a pneumonia enzoótica. ...
  • Febre Aftosa. ...
  • Rinite Atrófica.

O que causa a peste suína?

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus composto por DNA fita dupla, pertencente à família Asfarviridae. A doença não acomete o homem, sendo exclusiva de suídeos domésticos e asselvajados (javalis e cruzamentos com suínos domésticos).

O que é mormo em cavalos?

O mormo é uma zoonose infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. A doença é transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.

Como é feito o exame de tuberculose em bovinos?

A tuberculina é injetada sob a pele do animal e após 72 horas efetua-se a leitura da reação inflamatória. O procedimento detecta a chamada resposta imune celular dos animais à infecção por M. bovis.

O que fazer com uma vaca com tuberculose?

Uma vez que é detectado um animal infectado, a solução é o abate sanitário ou sacrifício. Para erradicar, ou controlar a doença em sua propriedade, há uma única solução: testar todos os animais que entram em sua porteira.

Artigo anterior
Quanto ganha um tecnico de contabilidade em portugal?
Artigo seguinte
Quais são as variações possíveis dentro da língua?