Como as redes sociais podem interferir na educação dos jovens?

Perguntado por: Ema Beatriz Machado  |  Última atualização: 19. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

As redes sociais podem afetar o comportamento dos estudantes de várias maneiras. Uma delas é a exposição a conteúdo violento e negativo. Estudos mostram que a exposição repetida à violência, mesmo que virtual, pode dessensibilizar os indivíduos e torná-los mais propensos a adotar comportamentos agressivos.

Como as redes sociais influenciam na educação dos jovens?

Desta forma, o potencial educacional das redes sociais, quando usada de maneira adequada, pode promover o aprimoramento de habilidades digitais como pesquisa, curadoria de informações e colaboração virtual, criando comunidades de aprendizagem e ampliando perspectivas no cotidiano de jovens e crianças.

Como as redes sociais afetam os jovens?

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

Quais os pontos negativos das redes sociais na educação?

Conforme o estudo da Unesco, os aspectos negativos e prejudiciais do uso da tecnologia digital na educação e na sociedade incluem o risco de distração e a falta de interação humana.

Como as redes sociais podem prejudicar os estudos?

As redes sociais quebram a barreira física entre um estudante e outro, tornando o processo de conexão ainda mais fácil. Um aluno no Brasil pode facilmente se conectar com alguém do exterior para tirar dúvidas, se aprofundar nos estudos e, de quebra, até praticar outro idioma.

COMO AS REDES SOCIAIS PREJUDICAM SEU CÉREBRO (E Como Evitar!)

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os pontos negativos das redes sociais?

O que as redes sociais podem causar? Isso pode levar a problemas como bullying, assédio, cyberbullying, violência e outros problemas relacionados ao uso das mídias sociais. Além disso, o uso excessivo das mídias sociais também pode levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Quais são os impactos negativos das redes sociais?

Transtornos de autoimagem

Os padrões de beleza inalcançáveis difundidos nas redes sociais, geralmente a partir de fotos supereditadas e com filtros, têm um impacto enorme na autoestima. Isso pode gerar efeitos dramáticos no esforço de se adaptar a eles, como perda da autenticidade, distúrbios alimentares e depressão.

Como a mídia atrapalha a educação?

O fato de o aluno estar em constante contato com as mídias faz com que elas se incorporem ao seu dia a dia e nem sempre de forma positiva. A superexposição da criança à televisão e internet, por exemplo, tem múltiplos efeitos nocivos.

O que a tecnologia prejudica na educação?

Uso excessivo de tecnologia pode afetar capacidade das crianças de escrever, avaliam professores. Cada vez mais alunos apresentam dificuldades para escrever à mão. A constatação parece ser unânime entre professores e pais, seja na França ou no Brasil.

Como o celular pode atrapalhar o aprendizado?

O uso do celular na sala de aula pode afetar a memória e compreensão dos assuntos, bem como distrair os alunos e levá-los a se envolver em atividades não relacionadas à escola, aponta o Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco.

O que as redes sociais causam?

Há muitos impactos observados na relação entre redes sociais e saúde mental, causados principalmente pela dependência das redes sociais. Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo.

Qual é o impacto da tecnologia em crianças e jovens?

A falta de convívio com outras pessoas devido ao uso excessivo das tecnologias pode prejudicar o desenvolvimento social, intelectual e emocional. Além disso, pode gerar irritabilidade, irregularidades no sono, obesidade (devido ao sedentarismo), dentre outros malefícios.

Qual o impacto das redes sociais na saúde mental dos jovens?

O estudo também mostra que a amplia maioria dos profissionais de saúde mental preocupam-se com o aumento de casos de autoflagelação, suicídio, ansiedade e depressão entre os jovens devido à exposição às redes sociais. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.

Como a internet influencia a educação?

Ajuda na adaptação a ritmos diferentes: a Internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno vai no seu próprio ritmo, e a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa. Na Internet, também desenvolvemos formas novas de comunicação, principalmente escrita.

Qual a relação entre os jovens e as redes sociais?

Observou-se que os jovens, por meio das redes sociais virtuais, são convidados a tornar públicas suas intimidades. Notou-se que esse meio digital também instiga os jovens a serem mais dinâmicos e ágeis, por estimular que façam várias coisas simultaneamente, suscitando novas formas de interação humana.

Quais as vantagens e desvantagens da internet na educação?

Vantagens das redes sociais na educação
  • Ampliação do acesso à informação: ...
  • Comunicação mais eficaz: ...
  • Estímulo à criatividade: ...
  • Acesso a recursos educacionais: ...
  • Exposição excessiva: ...
  • Dificuldade em filtrar informações: ...
  • Distrações durante o processo de estudo: ...
  • Dependência tecnológica:

Quais são as desvantagens da tecnologia digital na educação?

Já as desvantagens da tecnologia, quando utilizada ou adquirida de forma inadequada, são: possibilidade de distrair os estudantes; desigualdade de acesso à Internet e a dispositivos (computadores, celulares e tablets);

Como a tecnologia afeta os estudantes no dia a dia?

Outra grande vantagem é que a tecnologia, de modo geral, estimula a autonomia do estudante e atua como um agente ativo na construção do conhecimento. Além disso, a conectividade incentiva o trabalho em equipe a partir de atividades colaborativas e interativas, que tornam o aprendizado mais dinâmico.

Como o mundo digital impacta o ensino e aprendizado?

A Internet e dispositivos de comunicação digital envolvem os alunos na aula, pois conseguem proporcionar mais interatividade. Isso aumenta o interesse e, consequentemente, a qualidade do aprendizado. O aluno passa de mero espectador a protagonista da jornada.

Como o celular e as mídias sociais influenciam na educação?

Permite automatizar tarefas. Otimiza o gerenciamento da escola. Facilita o acompanhamento da evolução das aulas, alunos e professores. Melhora a comunicação com a gestão e gera mais integração entre os agentes de educação.

Quais os impactos da educação digital na educação?

O grande benefício da educação digital é que ela proporciona aos educadores um universo imenso de métodos de ensino. Essa variedade de possibilidades aumenta as chances de gerar engajamento nos estudantes – afinal, como explicamos antes, a maioria deles são nativos digitais.

Qual os impactos das tecnologias e mídias para a aprendizagem nos dias de hoje?

Utilizando multimidia e hipermídia em sala de aula, é possível ter aulas dinâmicas, diferentes e personalizadas, que saem do padrão em que o professor passa o conteúdo e os alunos absorvem. É possível fazer com que os alunos se engajem e façam parte do processo de aprendizagem.

Por que a internet influencia os jovens?

A internet e as redes sociais podem influenciar tanto de maneira positiva, quanto de forma negativa crianças e adolescentes fragilizados e com relacionamentos familiares disfuncionais, afirmam os especialistas. Do ponto de vista negativo, não trata-se apenas de desafios como Momo e Baleia Azul.

Qual é o maior problema das redes sociais?

Entre os principais problemas relatados no estudo pelos usuários estão ansiedade, depressão, solidão, baixa qualidade de sono, autoestima e dificuldade de relacionamento fora das redes.

Artigo anterior
Quais os instrumentos para retenção de talentos?
Artigo seguinte
Quais são os benefícios do ovo de galinha?