Quais os efeitos adversos dos medicamentos?

Perguntado por: Mélanie Maria Leal de Guerreiro  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (17 avaliações)

Entretanto, é possível que apareçam reações desagradáveis após a administração de medicamentos, tais como: Alergia, insônia, náusea, Suor excessivo, tremor, falta de apetite, diarreia, sonolência, fadiga, boca seca, ansiedade, outros.

Quais os efeitos adversos de medicamentos?

REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

Quais os principais efeitos adversos?

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

O que é um efeito colateral?

Um efeito colateral refere-se a um efeito adverso que surge através de alguma reação farmacológica distinta daquela que produz o efeito terapêutico (estes efeitos podem estar relacionados ou não com a dose”).

Quais são os principais efeitos colaterais dos medicamentos antipsicóticos?

Os efeitos mais citados foram: neurotoxicidade, acatisia, síndrome neuroléptica maligna (SNM), delirium, hipotermia, hiperprolactinemia, discinesia tardia (DT), alterações endócrinas (amenorréia, aumento de peso, disfunção sexual), sialorréia, hipotensão postural e blefarospasmo.

Curso de Farmacologia: Aula 42 - Reações adversas a medicamentos (Parte I)

31 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre efeito adverso e reação adversa?

Toda reação adversa é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma reação adversa. De acordo com o glossário de termos de farmacovigilância, reação adversa a medicamentos (RAM) é um efeito prejudicial suspeito de ser causado por um medicamento.

Como notificar efeito adverso?

Qualquer cidadão pode realizar a notificação por meio de um sistema eletrônico específico para essa finalidade: o VigiMed. Lançado em dezembro de 2018, ele substituiu o sistema anterior, o Notivisa, nos casos de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos e vacinas.

Onde notificar reação da vacina?

Se você tomou alguma vacina e teve um evento adverso (reação não desejada) é importante notificar à Anvisa. Sua comunicação ajuda a Agência a identificar riscos e atualizar o perfil de segurança dos produtos.

Como relatar evento adverso vacina?

Qual o procedimento deve ser seguido por quem deseja relatar um evento adverso após receber a vacina Covid-19 (recombinante)? Os dados do comunicante serão mantidos em sigilo, mas em conformidade com as obrigações legais, devem ser informados às autoridades de saúde (Anvisa e Programa Nacional de Imunizações).

Como relatar um evento adverso?

Qualquer indivíduo pode relatar um Evento Adverso. No caso de um medicamento, um relato ideal deve incluir pelo menos um relator (algum dado de contato da pessoa que relata o evento), o paciente (algum dado do indivíduo que vivenciou o evento – por exemplo, sexo, idade), o produto (dados do medicamento) e o evento.

Qual o Antipsicotico com menos efeitos colaterais?

A risperidona é da classe dos antipsicóticos atípicos e apresenta menos efeitos sedativos e extrapiramidais, mas seu uso pode desencadear a síndrome neuroléptica maligna, que é uma emergência neurológica que tem como características a hipertermia, rigidez e confusão mental.

O que é efeito antipsicótico?

Os antipsicóticos se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores. Por isso, além de se constituírem como os fármacos preferencialmente usados no tratamento sintomático das psicoses, principalmente a esquizofrenia, também são utilizados como anestésicos e em outros distúrbios psíquicos.

O que fazem os antipsicóticos?

Embora tenham sido desenvolvidos para tratar psicose, afirma Sousa, os antipsicóticos são usados atualmente para tratar sintomas que fazem parte de outros transtornos, como a ansiedade. “Nesse caso, os antipsicóticos podem ajudar a regular o sono e diminuir a agitação e a velocidade do pensamento, por exemplo.”

O que é efeito colateral?

Efeito colateral é a consequência que a ingestão de determinado medicamento pode causar ao organismo do indivíduo, ou seja, um efeito que é paralelo ao que é desejado da substância farmacológica absorvida.

Artigo anterior
Porque na Turquia não tem Natal?
Artigo seguinte
Quanto custa o curso de direito na FGV?