O que quer dizer o Cid I10?

Perguntado por: Clara Érica Martins  |  Última atualização: 24. Februar 2025
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

CID I10: o que significa? CID I10 – Hipertensão essencial (primária) é o aumento da pressão arterial sem uma causa conhecida. O DATASUS define CID I10 como “Hipertensão (arterial) (benigna) (maligna) (primária) (sistêmica)”.

Qual é a doença do CID I10?

CID 10 I-10 Hipertensão essencial; I-15 Hipertensão secundária. As DCNT no Brasil constituem o problema de saúde de maior magnitude e correspondem a 72% das causas de mortes, atingem fortemente camadas pobres da população e grupos vulneráveis.

O que é hipertensão essencial primária I10?

Hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é a pressão arterial elevada (superior a 140/90 mmHg) sem qualquer causa identificável. A pressão sanguínea é determinada pela força do sangue contra a parede da artéria e o volume de sangue que o coração bombeia.

Qual é o CID de hipertensão grave?

Hipertensão Arterial Grave Cid 10: I10 em Todos os documentos.

Quais os CID que dá direito a aposentadoria por invalidez?

Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
  • CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
  • CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
  • CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.

SIGLAS CID-10: Saibam seus significados em laudo ou atestado médico.

19 questões relacionadas encontradas

O que é CID 10 e 15?

CID 10 - I15 - Hipertensão secundária - iClinic.

Quando é considerado hipertensão grau 1?

Em indivíduos não tratados ou tratados com medida de PA em consultório, classificados como PA normal alta ou hipertensão de grau 1 (sistólica de 130-159 mmHg e/ou diastólica de 85-99 mmHg), o nível de PA precisa ser confirmado com MRPA ou MAPA.

Quais são as causas da hipertensão primária?

Dentre as principais causas da pressão arterial alta estão a obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física.

Como tratar hipertensão grau 1?

Hoje, só é recomendado o uso da monoterapia no tratamento da hipertensão estágio 1. Os diuréticos são eficazes no tratamento da hipertensão arterial, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbidade e da mortalidade cardiovascular.

Quem tem CID 10 pode trabalhar?

É claro que para a menção do CID, é necessário que o paciente conceda autorização, segundo resolução do Conselho Federal de Medicina. No entanto, para fins trabalhistas não basta ter a doença ou ter surgido a doença, é necessário que ela seja incapacitante, pois do contrário não será considerada falta justificada.

Pode colocar CID 10 no atestado?

Colocar a CID (Classificação Internacional de Doenças) no atestado médico é permitido em apenas três situações: Justa Causa, exercício de dever legal e solicitação do próprio paciente ou de seu representante legal, sob pena de quebra do sigilo médico.

Quem sofre de pressão alta pode se aposentar?

A pessoa com hipertensão pode requerer a aposentadoria por invalidez? A hipertensão não impede que o trabalhador exerça suas atividades laborais, portanto dependendo da situação o mesmo poderá sim, requerer a aposentadoria por invalidez.

Como consultar o CID-10?

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID. Os dois primeiros têm conteúdo idêntico, variando apenas o software de apresentação. O terceiro apresenta recursos mais sofisticados de pesquisa.

Onde baixar o CID-10?

Para mais informações sobre a CID-10, acesse o website do Ministério da Saúde: www.datasus.saude.gov.br.

O que é uma crise de hipertensão?

A CRISE HIPERTENSIVA é definida como Pressão Arterial ≥180 x 120 mmHg, vulgarmente conhecida como 18×12, acompanhada de sintomas que podem ser brandos, cefaleia, tontura, zumbido, ou graves, dispneia, dor precordial, coma e morte, podendo haver ou não lesão aguda de órgãos-alvo.

Quais os primeiros sinais da hipertensão?

Sintomas de pressão alta: quais são?
  • Dor de cabeça, principalmente na região da nuca;
  • Tontura;
  • Mal-estar;
  • Aparecimentos de escotomas cintilantes (pontos brilhantes na visão)
  • Náuseas;
  • Vômitos.

Qual o número é considerado pressão alta?

Ainda é considerada hipertensa a pessoa com pressão maior ou igual a 14 por 9. O novo parâmetro, porém, classifica como pré-hipertenso o indivíduo com pressão máxima entre 13 e 13,9 e mínima entre 8,5 e 8,9. A pressão ideal agora é a que registra números abaixo de 12 por 8.

Quem tem ansiedade a pressão sobe?

Ansiedade e pressão alta: quais os fatores de risco? Além de levar ao aumento da pressão arterial, a ansiedade e o estresse também estão relacionados a hábitos nocivos à saúde e que são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, como é o caso do consumo de cigarro, álcool e comida.

Quando a hipertensão é perigosa?

No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg. Se ultrapassadas essas médias, o coração acaba se esforçando mais para que o sangue chegue até todo o corpo, provocado a doença.

Quais os 3 tipos de hipertensão?

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro adota os critérios de classificação da V Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial: estágio 1 (antiga hipertensão leve), estágio 2 (antiga hipertensão moderada) e estágio 3 (antiga hipertensão severa ou grave).

Quando a hipertensão é grave?

Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

Quais os CID mais usados?

Principais códigos utilizados
  • Capítulo I – doenças infecciosas e parasitárias.
  • Capítulo II – neoplasias.
  • Capítulo III – doenças do sangue.
  • Capítulo IV – doenças endócrinas.
  • Capítulo V – transtornos mentais e comportamentais.
  • Capítulo VI – sistema nervoso.
  • Capítulo VII – doenças dos olhos.
  • Capítulo VIII – doenças dos ouvidos.

Qual o CID de diabetes e pressão alta?

ESPONDILOARTRITE (CID 10 M45), HIPERTENSÃO ARTERIAL (CID10 I10), DIABETES MELLITUS (CID10 E11) E INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA (CID 10 - I50. 0).

O que é CID-10 e 14?

O CID E14 indica que o paciente está acometido por diabetes de tipo não especificado. O código inclui diabetes sem outra especificação (SOE). Além disso, este CID exclui: Diabetes mellitus na gravidez, parto ou puerpério (O24.

Artigo anterior
Como funciona o motor de dois tempos?
Artigo seguinte
O que é a guarda do menor?