Como agem os anestésicos locais independente da quantidade?

Perguntado por: Mário Marques Cruz  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Os anestésicos locais têm sua ação na membrana da célula nervosa e a teoria mais aceita para explicar seu mecanismo de ação é a do receptor específico. Essa teoria acredita que os anestésicos locais se ligam a receptores específicos nos canais de Na+, fechando este canal e impedindo a entrada do mesmo íon na célula.

Como agem os anestésicos locais?

Os anestésicos locais são bases fracas que agem no axônio, bloqueando de modo reversível a geração e condução do impulso nervoso. Esses fármacos têm ação sob qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra.

Qual a importância da adição de vasoconstritores aos anestésicos locais?

Os vasoconstritores preservam a ação de Anestésicos locais, pois se contrapõem à vasodilatação por eles induzida, impedindo rápida distribuição a sítios diferentes da intenção anestésica8, 21. Ainda são úteis na redução da quantidade de anestésico local necessária para obtenção de adequado bloqueio da dor22.

Como agem os vasoconstritores?

Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos, portanto, controlam a perfusão tecidual. Eles são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais.

Qual é o mecanismo de ação dos anestésicos gerais?

A ação analgésica dos anestésicos gerais se relaciona com a inibição da sensibilidade dolorosa a nível talâmico. Há também relatos sobre a ação dos anestésicos sobre outras estruturas do encéfalo.

Aula "Como agem os anestésicos locais" | Curso de Atualização - Odontologia - Sanar Saúde

24 questões relacionadas encontradas

Qual a função do anestésico?

Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.

Qual a importância dos anestésicos gerais?

Os anestésicos gerais são amplamente utilizados nos procedimentos em que se necessita retirar os reflexos do paciente, além de promover diminuição da dor e desconforto, levando a perda momentânea da consciência.

O que faz um vasoconstritor?

Os vasoconstritores são substâncias que provocam a diminuição do calibre do vaso, estão presentes em várias formas farmacêuticas para diferentes finalidades.

Para que serve um vasoconstritor?

Vasoconstritores nasais de uso tópico são medicamentos utilizados no tratamento da congestão nasal para alívio de sintomas em resfriados, quadros alérgicos nasais e rinites.

Quais as vantagens do uso dos vasoconstritores?

A associação dos vasoconstritores aos sais anestésicos é um grande motivo de discussão quando se trata de pacientes com comprometimento sistêmico. Os mesmos possuem vantagens tais como: diminuir o risco de toxicidade, capacidade de maior controle do sangramento e maior tempo de duração anestésica.

Qual a influência do pH na ação dos anestésicos locais?

O bicarbonato adicionado aos anestésicos locais aumenta o pH do meio e, consequentemente, haverá maior proporção da droga na forma não-ionizada, o que aumenta a velocidade de ação da anestesia (redução da latência).

Qual a influência do meio ácido regiões inflamadas na ação dos anestésicos?

Quando uma região está inflamada ela deixa o pH da boca muito baixo, ou seja, ácido. “O pH ácido ioniza as moléculas do anestésico transformando-o, assim o medicamento deixa de ser e de agir como molécula.

Qual a ação esperada da associação da molécula anestésica ao agente Vasoconstrictor?

Quando associada a uma agente vasoconstritor, a anestesia aumenta e sua toxicidade diminui ainda mais. Quanto mais a porcentagem de lidocaína aumenta o risco de toxicidade no paciente.

Por que os anestésicos locais não funcionam em locais inflamados?

Quando uma região está inflamada ela deixa o pH da boca muito baixo, ou seja, ácido. O pH ácido ioniza as moléculas do anestésico transformando-o, assim o medicamento deixa de ser e de agir como molécula.

Quais são os principais anestésicos locais?

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Em qual doença mais frequente o uso de vasoconstritores?

Sinustrat® Vasoconstritor de uso adulto deve ser utilizado com cuidado em pacientes com asma brônquica, doenças cardiovasculares (doenças do coração e dos vasos sanguíneos), hipertensão arterial (pressão alta), hipertireoidismo (excesso de funcionamento da tireoide), diabetes mellitus (níveis elevados de glicose no ...

Quando não usar anestesia com vasoconstritor?

A literatura recomenda que o uso de vasoconstritor adrenérgico deva ser evitado em pacientes com angina instável, infarto do miocárdio ou cirurgia de revascularização recentes, nas arritmias refratárias, hipertensão arterial não-controlada e insuficiência cardíaca congestiva descompensada3.

Quais os medicamentos vasoconstritores?

Exemplos de substâncias vasoconstritoras:
  • Anti-histamínicos.
  • Adrenalina.
  • Dimetilargina assimétrica.
  • ATP.
  • Catecolamina.
  • Cocaína.
  • Descongestionantes.
  • Nafazolina|Cloridrato de Nafazolina.

Para que servem os medicamentos vasodilatadores?

Vasodilatadores são compostos que relaxam os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que os vasos se alarguem, melhorando o fluxo de sangue, assim facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.

Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?

Vasoconstrição = aumento da resistência vascular periférica. Vasodilatação = aumento do volume de sangue para os tecidos (mais nutrientes e oxigênio).

Quais são os 4 momentos da anestesia geral?

Como é feita a anestesia geral?
  1. Medicação Pré-Anestésica. Esta fase tem por objetivo deixar o paciente mais relaxado para o procedimento. ...
  2. Indução. ...
  3. Manutenção. ...
  4. Recuperação.

Qual a importância da anestesia para o ato cirúrgico?

A existência da anestesia possibilita a realização dos mais complexos procedimentos cirúrgicos. Entretanto, como todo procedimento médico, existem complicações e riscos. Os riscos e benefícios de um procedimento devem ser sempre considerados antes de sua realização. O mesmo se aplica à anestesia.

Quais são os efeitos da anestesia geral?

ANESTESIA GERAL

Apesar de ser uma anestesia cada vez mais segura, graças à evolução da técnica e dos medicamentos utilizados, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como enjoo, vômito, dor de cabeça e alergia ao medicamento anestésico.

Qual a função básica da anestesia e como ela acontece?

A anestesia geral é inalada pelo paciente ou injetada diretamente na corrente sangüínea. Quando ela chega ao córtex (região do cérebro responsável pela sensibilidade e pelos movimentos do corpo), bloqueia temporariamente seu funcionamento.

Qual o mecanismo de ação da lidocaína como agente anestésico?

Mecanismo de Ação: A lidocaína estabiliza a membrana neuronal por inibição dos fluxos iônicos necessários para o início e a condução dos impulsos efetuando deste modo a ação do anestésico local.

Artigo anterior
O que é o coeficiente de empuxo?
Artigo seguinte
Quais as diretrizes da Lei 12.305 2010 Política Nacional de Resíduos Sólidos?