Como fazer um treinamento de atendimento ao cliente?

Perguntado por: João Campos  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (67 avaliações)

10 dicas para oferecer um bom treinamento de atendimento ao cliente
  1. Treine a equipe não apenas tecnicamente. ...
  2. Alinhe expectativas. ...
  3. Forneça ferramentas necessárias. ...
  4. Estabeleça limites e mostre flexibilidade. ...
  5. Use cenários reais. ...
  6. Resolva casos mais críticos. ...
  7. Utilize fracassos e conquistas. ...
  8. Treine pelo exemplo.

Como elaborar um programa de treinamento de atendimento ao cliente?

Diante disso, sugerimos um passo a passo de como montar um treinamento de atendimento ao cliente:
  1. Desenvolva as habilidades interpessoais.
  2. Compartilhe tudo sobre o produto ou serviço.
  3. Use cases para exemplificar o treinamento.
  4. Ouça ligações dos vendedores.
  5. Crie padrões de atendimento e compartilhe.

O que abordar em um treinamento de atendimento ao cliente?

8 dicas para o bom treinamento de atendimento ao cliente
  1. Faça uma análise de seu atendimento. ...
  2. Apresente e ensine a usar as ferramentas disponíveis. ...
  3. Mas não foque apenas nos aspectos técnicos. ...
  4. Utilize casos reais de atendimento. ...
  5. Invista em sua base de conhecimento. ...
  6. Adote boas métricas de desempenho.

Como Treinar a equipe para um bom atendimento?

Para isso, treinar a equipe de atendimento ao cliente é fundamental.
...
5 dicas para treinar a sua equipe de atendimento
  1. Explicar tudo sobre a empresa. ...
  2. Oferecer cursos de capacitação. ...
  3. Ser claro e objetivo ao se comunicar. ...
  4. Compartilhar os cases de sucesso. ...
  5. Investir nas ferramentas necessárias.

Quais os tipos de treinamentos?

7 Tipos de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
  • 1 – Treinamento de integração ou onboarding. ...
  • 2 – Treinamento comportamental ou soft skill. ...
  • 3 – Treinamento técnico ou hard skill. ...
  • 4 – Desenvolvimento de Liderança. ...
  • 5 – Treinamento motivacional. ...
  • 6 – Treinamento de equipe. ...
  • 7 – Treinamento corporativo.

ATENDIMENTO AO CLIENTE: TUTORIAL COMPLETO

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de treinamentos mais utilizados pelas empresas?

8 tipos de treinamentos organizacionais para empresas
  • Treinamento presencial com instrutor. ...
  • Orientação [principalmente para novos funcionários] ...
  • Treinamento de Onboarding. ...
  • Treinamento para desenvolvimento de habilidades técnicas. ...
  • Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills.

Quais são os principais treinamentos físicos?

Corrida, ciclismo, musculação… todas são ótimas opções de tipos de treinamento físico. Mas você sabe qual é a ideal você? Escolher a opção que melhor se encaixa ao seu biotipo, histórico e tempo exige estudo e toda orientação possível.

O que podemos fazer para melhorar o atendimento ao cliente?

Como melhorar a performance do atendimento ao cliente?
  1. Atente-se aos feedbacks dos clientes. ...
  2. Responda os seus clientes em tempo hábil. ...
  3. Valorize a sua equipe de atendimento ao cliente. ...
  4. Mantenha a comunicação com seus clientes em múltiplos canais. ...
  5. Estabeleça métricas para avaliar o atendimento por meio de relatórios.

O que fazer para ter excelência no atendimento?

8 dicas para obter excelência no atendimento e encantar clientes
  1. Estabeleça um relacionamento com o cliente. ...
  2. Tenha empatia. ...
  3. Planeje. ...
  4. Faça bom uso da tecnologia. ...
  5. Crie um culture code. ...
  6. Valorize a experiência omnichannel. ...
  7. Analise os resultados. ...
  8. Marketing boca a boca.

Quais são as fases de atendimento ao cliente?

7 etapas do processo de atendimento ao cliente
  • 1 – Solicitação de atendimento pelo cliente. ...
  • 2 – Primeira resposta: entendendo a situação. ...
  • 3 – Primeira tentativa de solucionar o problema. ...
  • 4 – Especializando o nível de atendimento (se necessário) ...
  • 5 – Confirmação de que o problema foi resolvido. ...
  • 6 – Pesquisa de satisfação.

Como deverá ser o treinamento da equipe que comandará o SAC da empresa?

Use cenários reais. Seu treinamento de atendimento ao cliente precisa ser embasado em situações reais de suporte e relacionamento com os consumidores. Por isso, reúna exemplos reais e, se possível, envolva seus melhores funcionários em realizar o treinamento para novos colaboradores.

Como fazer um treinamento para equipe de vendas?

Como criar um treinamento de vendas? 8 passos para capacitar seu time
  1. Identifique as necessidades do time de vendas. ...
  2. Conheça o perfil do seu time de vendas. ...
  3. Defina os objetivos do treinamento de vendas. ...
  4. Defina o formato de treinamento. ...
  5. Defina quem são os instrutores. ...
  6. Desenvolva os materiais de aprendizagem.

Quanto tempo dura um treinamento de atendimento ao cliente?

No caso do curso de atendimento ao cliente (grátis), entre os temas abordados estão: como lidar com clientes em situações difíceis, fidelização, tratamento e atendimento ao cliente, erros mais comuns no atendimento e análise de perfil psicológico do cliente. Duração: 30 horas.

O que é excelência no atendimento ao cliente?

Ter excelência no atendimento ao cliente consiste em relacionar-se com os consumidores de maneira eficaz, resolvendo seus problemas quando entram em contato com a empresa e auxiliando-os a alcançarem os resultados desejados.

O que é fundamental para um atendimento de excelência?

Excelência no atendimento é se relacionar com o cliente de forma eficiente, ajudando-o a alcançar seu objetivo e a resolver o problema que ele apresenta ao entrar em contato com a empresa. Trata-se de entregar satisfação, encantar o consumidor a partir do atendimento e fazê-lo se sentir especial.

Que é fundamental para um atendimento de excelência?

Ter excelência no atendimento é deixar de lado os scripts e roteiros pré-programados e desenvolver o diálogo com o cliente. ... Entender o perfil do cliente, suas preferências e dúvidas é essencial para um atendimento e um suporte mais eficiente. Por isso, questionar o cliente sobre suas necessidades é fundamental.

O que o atendente poderia fazer para evitar o mau atendimento?

Como melhorar o atendimento ao cliente com dicas simples
  1. Cordialidade sempre. ...
  2. Entenda o problema e busque a melhor solução. ...
  3. Agilidade e rapidez nas respostas. ...
  4. Não deixe o cliente desamparado. ...
  5. Esteja sempre aberto a feedbacks. ...
  6. Receba e encaminhe sugestões de melhorias. ...
  7. Surpreenda seu cliente.

O que são princípios de treinamento físico?

É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.

O que é atividade física Cite 3 tipos de treinamento?

Caminhar, andar de bicicleta ou dançar até cansar – todos esses são exemplos de atividade física. A boa notícia é que na intensidade certa, eles oferecem muitos pontos positivos para a sua saúde, física e mental. Além disso, proporcionam aquela sensação gostosa de bem-estar e disposição.

O que é exercício físico Cite 3 exemplos?

É tudo aquilo feito no dia a dia com o corpo, ou seja, é qualquer movimento realizado. Limpar a casa, brincar com os filhos, ir à padaria, passear com o cachorro, subir e descer escadas são alguns exemplos.

Quais os principais tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas para aumentar a produtividade nas empresas?

Existem 6 tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas considerados principais para aumentar a produtividade de empresas.
  • Troca de papéis. ...
  • Gamificação. ...
  • Coaching corporativo. ...
  • Treinamento on-line. ...
  • Treinamento comportamental. ...
  • Desenvolvimento de liderança.

O que é o treinamento empresarial?

O treinamento empresarial é entendido como um procedimento educacional. Ele tem por finalidade fazer com que as pessoas envolvidas tenham condições de adquirir atitudes, conhecimentos e desenvolver competências necessárias para o atendimento das necessidades de desenvolvimento das empresas e organizações.

Que tipo de treinamento deve ser aplicado para um novo colaborador atuar na empresa?

Treinamento de integração é um procedimento que visa preparar um novo colaborador para iniciar seu trabalho na empresa, transmitindo a ele os valores, a visão e a missão da empresa, além das principais regras e recomendações internas.

Quanto custa a hora de um treinamento?

Além do baixo custo, que pode custar entre R$ 30 e R$ 80 por funcionário. O treinamento online pode ser feito no ritmo de cada funcionário, sempre que sua programação o acomoda, e às vezes é até ministrado por instrutores ao vivo.

Quanto custa dar um treinamento?

Mas quanto exatamente é o custo de se treinar um funcionário? A 12a edição do estudo “O Panorama do Treinamento no Brasil”, que fez uma análise do mercado nos anos de 2017 e 2018, apontou que o investimento médio para o treinamento de cada colaborador é de R$ 788.

Artigo anterior
Pode esquentar marmitex no micro-ondas?
Artigo seguinte
Como é a desigualdade racial no Brasil?