Como acontece a internação compulsória?

Perguntado por: Manuel Igor Leal de Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

A internação compulsória é aquela que só acontecerá mediante a determinação de um juiz responsável pelo caso, após ser feito um pedido formal do médico que comprove que o dependente não possui controle sobre as suas ações e condição seja física ou psicológica.

Como ocorre a internação compulsória?

A internação compulsória é direcionada por um juiz que através de uma decisão judicial considera um risco a sociedade e a saúde da própria pessoa ela continuar sem tratamento e por isso é obrigado por lei a fazê-lo.

Como funciona internação compulsória pelo SUS?

Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001. Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.

Quem pode pedir a internação compulsória?

A internação compulsória se dá a partir da resposta do juiz a uma solicitação médica e terapêutica. A família do dependente químico pode ou não estar envolvida nesse pedido. Sendo assim, a ordem para internar o indivíduo é expedida judicialmente, independente da vontade do dependente químico.

Como funciona a internação compulsória de dependentes químicos?

A internação compulsória só pode ser determinada por uma ordem judicial. Ela é a última alternativa para o tratamento de um dependente químico e ocorre quando não há familiar que se responsabilize por ele. A determinação da internação compulsória é feita com base em laudos médicos.

Como Funciona a Internação Involuntária e Compulsória na Clínica Viva

26 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo um dependente químico deve ficar internado?

Para uma recuperação eficaz, o tempo de internação mínimo é de 180 dias, que irá depender das características pessoais de cada dependente e sua evolução a cada uma das etapas do tratamento.

Como é feito o tratamento de dependentes químicos?

Esse tipo de tratamento normalmente é feito em conjunto com a psicoterapia. Diversas abordagens psicoterapêuticas têm sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanálise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo e a terapia ocupacional.

Quando pedir internação compulsória?

Segundo determinação legal, a internação compulsória só é válida quando é comprovado que o dependente químico não pode ser tratado de nenhuma outra maneira através da rede de saúde. Além disso, ela também é necessária dependendo do tipo de droga que o usuário consome.

Como fazer o pedido de internação involuntária?

O processo de solicitação da internação involuntária tem início pelo contato com o médico. Por meio de uma consulta, os familiares podem narrar o caso e informar todos os detalhes envolvidos. Cabe ao profissional, então, emitir um laudo técnico que ateste a necessidade de adotar a medida.

Como conseguir internação involuntária gratuita?

Unidades de CAPS, CREAS, CRAS e UBS podem ajudar na busca pela internação gratuita, fornecendo encaminhamentos a quem de fato possa realizar o pedido. Outra maneira, é pedir orientação diretamente no Ministério Público de sua cidade que saberá como proceder com o pedido.

Como conseguir uma internação psiquiátrica pelo SUS?

A lei assegura internação psiquiátrica pelo SUS, com o atendimento a todas as pessoas acometidas por algum tipo de transtorno mental, como por exemplo a depressão. Nos planos de saúde esse tipo de internação, é garantido por lei de maneira ilimitada.

Como fazer internação pelo SUS?

O primeiro passo para conseguir uma internação pelo SUS é passar em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Se sua cidade não tem CAPS, vá a um posto de saúde e se informe (provavelmente será agendada uma consulta com um médico psiquiatra). O dependente químico será avaliado e passará por tratamento.

Como internar um parente louco?

Tanto a internação voluntária quanto a involuntária só podem ser determinadas por um médico registrado no CRM. Esse profissional avaliará se o paciente oferece risco para si mesmo ou para outras pessoas. O maior problema dessa avaliação é que ela é subjetiva e depende exclusivamente da opinião do médico.

Como funciona a internação psiquiátrica?

A internação psiquiátrica é uma modalidade voltada para os casos mais graves, que necessitam de cuidados intensivos. Ela acontece quando o profissional que orienta o atendimento percebe que o paciente tem prejuízos na sua vida social, familiar e na própria saúde.

Como pedir ao juiz o direito de internação?

O que é preciso para que seja expedida a ordem de internação compulsória por procedimento judicial?
  1. Avaliação médica: Onde o médico psiquiatra fará a avaliação do diagnóstico do paciente;
  2. Diagnóstico e pedido formal: O médico fará o diagnóstico e em seguida redigirá o pedido formal de internação;

O que diz a lei sobre internação involuntária?

Art. 17 Na Lei nº 10.216/2001, a internação involuntária constitui uma responsabilidade da(o) profissional médica(o), mas a Lei Brasileira de Inclusão aponta para uma avaliação por equipe multiprofissional.

Qual a diferença entre internação compulsória e involuntária?

CNS repudia prática da internação compulsória e involuntária

A primeira é uma medida judicial, já a involuntária é um ato médico que incide sobre um paciente em um momento crítico e se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de outra pessoa.

Qual o melhor tratamento para usuários de drogas?

Ansiolíticos e antidepressivos são os medicamentos mais utilizados para evitar a sensação de fissura. Além deles, a depender da substância usada pelo paciente, há também opções de remédios que atuam contra convulsões e interferem nos mecanismos cerebrais relacionados à euforia e ao prazer.

Quais são as etapas de atendimento a pacientes com dependência química?

Na dependência química existem estágios de motivação no tratamento do indivíduo para a sua aceitação e mudança de comportamentos considerados problema. Existem cinco estágios que ocorrem nesse processo que são a Pré-Contemplação, Contemplação, Preparação, Ação e a Manutenção.

Como é o tratamento ao dependente de drogas?

No entanto, algumas das formas de tratamento mais utilizadas incluem:
  1. Remédios contra drogas. ...
  2. Terapia com psicólogo ou psiquiatra. ...
  3. Mudança de comportamentos. ...
  4. Consumo de drogas em locais controlados.

Qual é a etapa mais difícil de recuperação de um dependente químico?

Dentre todas as fases de tratamento da dependência química , a fase da reabilitação é a mais crítica. Isso porque, a fase demanda esforço, dedicação e atenção. É nessa fase que o dependente precisará mais do que nunca do apoio dos familiares.

Quanto tempo dura uma internação?

Além disso, 56% deles precisaram de ventilação mecânica com tempo mediano de uso do dispositivo de 11 dias. No geral, a duração média da internação hospitalar foi de 22 dias, com permanência média na UTI de 11,6 dias.

Quanto tempo leva para limpar o sangue de drogas?

Em relação a cocaína, na urina se apresenta por 3 a 4 dias, no sangue de um a dois dias, no cabelo até 90 dias. Já para heroína, o tempo que leva para desintoxicar o organismo de drogas é de três a quatro dias na urina, no sangue 12 horas até e no cabelo por 90 dias.

Qual o procedimento para internar uma pessoa em surto?

Quando o paciente está em situação em que há necessidade de internação psiquiátrica, o melhor a se fazer é buscar um hospital especializado nessa área. Somente nesse tipo de instituição essa pessoa vai receber o tratamento ideal para o transtorno ou distúrbio psiquiátrico que apresenta.

Quem pode internar uma pessoa?

Elas são reguladas pela Lei 10.216/2001. A internação compulsória só pode ser determinada pela Justiça após a constatação de que todas as outras alternativas para tratar um paciente falharam e que não há nenhum familiar que se responsabilize por ele.

Artigo anterior
O que é uma doença sistêmica?
Artigo seguinte
Como acessar SMS no PC?