O que é uma doença sistêmica?

Perguntado por: Isaac Edgar de Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos. Um excelente exemplo é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça entre outros.

Quais os sintomas da doença sistêmica?

Principais sintomas
  • Dor nas articulações;
  • Dificuldade para andar e se movimentar;
  • Sensação de falta de ar constante;
  • Perda de cabelo;
  • Alterações do trânsito intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
  • Dificuldade para engolir;
  • Barriga inchada após as refeições.

O que é sintomas sistêmicos?

A reação cutânea associada à eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) é uma manifestação rara, potencialmente fatal, induzida por hipersensibilidade aos medicamentos com características sistêmicas, sendo o acometimento hepático a manifestação visceral mais comum.

Quais os tipos de doenças de boca?

Muito além da cárie: 9 doenças que se manifestam pela boca
  1. Sífilis. Um dos primeiros sintomas dessa infecção bacteriana é uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar. ...
  2. Leucemia. ...
  3. Anemia. ...
  4. Bulimia. ...
  5. Câncer bucal. ...
  6. Doenças Autoimunes. ...
  7. Diabetes. ...
  8. Cirrose hepática.

Quais as alterações sistêmicas mais comuns encontradas durante o atendimento clínico em odontologia?

As doenças crônicas sistêmicas mais encontradas pelos profissionais entrevistados foram: hipertensão, diabetes e cardiopatias. Os tipos de emergências mais encontrados estão relacionados com alterações cardiovasculares.

Edição Saúde - Doenças Sistêmicas - 2º Bloco

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais doenças sistêmicas?

Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos.
...
Doenças sistêmicas e suas manifestações
  1. Escarlatina. ...
  2. Vírus da imunodeficiência humana (HIV) ...
  3. Sarampo. ...
  4. Leucemia.

O que é comprometimento Sistemico?

Condição que ocorre primariamente em homens com mais de 40 anos, embora também seja prevalente em mulheres após a menopausa. O processo de doença básico é um estreitamento progressivo e/ou espasmo de uma ou mais artérias coronárias.

Como começa o câncer de boca?

Sinais e sintomas
  • Lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo.
  • Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas.
  • Nódulos (caroços) no pescoço.
  • Rouquidão persistente.

Como identificar DST na boca?

Os sintomas que poderiam indicar uma DST oral incluem:
  1. Aftas na boca, que não necessariamente doem.
  2. Lesões similares a (feridas e herpes labial) ao redor da boca.
  3. Garganta avermelhada e dolorida, com dificuldades para engolir.
  4. Amigdalite.
  5. Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta.

Como é a ferida da sífilis na boca?

Essa úlcera é indolor, mesmo na boca, e geralmente maior que uma afta. Enquanto você estiver com a úlcera você poderá transmitir a doença. Não tenha relações até o tratamento correto e o desaparecimento das lesões. O tratamento tem que ser realizado com o antibiótico correto e na dose correta.

O que é doença sistêmica subjacente?

Doença sistémica ou doença sistêmica é uma doença que afeta uma série de órgãos ou tecidos ou que afeta o corpo humano como um todo.

O que é mastocitose doença?

A mastocitose é definida como um grupo heterogêneo de doenças, sendo caracterizada por proliferação clonal e acúmulo de mastócitos em um ou em múltiplos tecidos, incluindo pele, medula óssea, fígado, baço e linfonodos. A incidência e a prevalência dessa enfermidade na população geral são desconhecidas.

O que é a síndrome da pele escaldada?

A síndrome da pele escaldada estafilocócica é uma dermatose esfoliativa rara no adulto, que acomete cerca de 0,09 a 0,56 por milhão de habitantes. É causada por exotoxinas produzidas por Staphylococcus aureus e manifesta-se com a formação de lesões bolhosas difusas pelo corpo.

Como fica uma pessoa com esclerose sistêmica?

(Esclerodermia)

A causa da esclerose sistêmica não é conhecida. Pode se desenvolver inchaço dos dedos, frieza intermitente e descoloração azul dos dedos, articulações travadas em posições permanentes (geralmente flexionadas) (contraturas) e danos ao sistema gastrointestinal, pulmões, coração ou rins.

Qual Exame de sangue detecta esclerose sistêmica?

Exames Laboratoriais

Anticorpos específicos da doença: anticorpo anticentrômero (ACA): mais frequente na doença limitada, é encontrado em 60 a 90% dos pacientes; anticorpo antitopoisomerase 1 (Scl-70): presente em 40 a 85% dos pacientes com a forma difusa.

Qual médico trata esclerose sistêmica?

Cuida das doenças das articulações, músculos e tecido conectivo. Como a esclerodermia é uma doença do tecido conectivo, pode ser que precise passar bastante tempo se consultando com um reumatologista. Especializado em rins, bexiga e sistema urinário, tanto dos homens como das mulheres.

É possível pegar DST pela boca?

Quais IST podem ser transmitidas pelo sexo oral? As infecções mais comumente associadas ao contato dos órgãos genitais com a boca são o HPV, a herpes e a gonorreia. São enfermidades que têm tratamento caso sejam diagnosticadas. Em última instância, o sexo oral desprotegido pode gerar até câncer de boca.

Quanto tempo demora para aparecer DST na boca?

Os exames também tem tempos variáveis para positivar. Enquanto a sífilis se positiva em 3 semanas, o HIV pode demorar até 3 meses. O período de incubação da gonorreia e clamidia é de 2 a 5 dias.

Como saber se tenho alguma doença na boca?

10 SINAIS DE ALERTA QUE A BOCA DÁ SOBRE SUA SAÚDE
  1. Diabetes, candidíase e até rinite, entre outras doenças, se manifestam por condições anormais ou lesões na boca. ...
  2. Sangramento na gengiva: ...
  3. Mau hálito. ...
  4. Verrugas no interior da boca. ...
  5. Ferida que não cicatriza. ...
  6. Aftas. ...
  7. Bolhas nos lábios. ...
  8. Placas brancas na língua.

Qual o tipo de câncer mais comum na boca?

A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).

Como identificar um caroço de câncer?

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

Quais as diferença entre a afta é o câncer de boca?

A lesão do câncer cresce rápido e a da afta é circunscrita. A lesão do câncer geralmente não dói e a da afta é dolorida. A lesão do câncer não cicatriza e a da afta cicatriza de 7 a 14 dias. A lesão do câncer tem diferenciação celular na biópsia e a da afta não.

Quais os tipos de doenças Hematologicas?

Sérgio Brasil, as várias doenças hematológicas são causadas por alteração de um ou mais destes elementos e as mais comuns são: os vários tipos de anemias; distúrbios na coagulação do sangue como plaquetas baixas, hemofilia ou tromboses; linfomas; leucemias agudas ou crônicas e mieloma múltiplo.

Quais são as doenças neurológicas?

Doenças Neurológicas
  • Mal de Parkinson. Doença associada à idade, o mal de Parkinson é caracterizado pelo comprometimento motor, geralmente acompanhado por tremores. ...
  • Mal de Alzheimer. ...
  • Aneurisma e Acidente Vascular Cerebral (AVC) ...
  • Tumores do cérebro e coluna. ...
  • Depressão. ...
  • Esclerose múltipla. ...
  • Distonia. ...
  • Enxaqueca.

Quais são as doenças infecciosas mais comuns?

Quais as principais doenças infecciosas? As principais doenças infecciosas com quadro de persistência no Brasil são a gripe, infecções de pele, as hospitalares, AIDS/HIV, as hepatites virais tipo B e C, a tuberculose e as doenças respiratórias e diarreicas, apresentando alta prevalência e distribuição geográfica.

Artigo anterior
Como lavar suede?
Artigo seguinte
Como acontece a internação compulsória?