Como acabar com o transtorno explosivo intermitente?

Perguntado por: Nádia Domingues Ribeiro  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (43 avaliações)

Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.

O que causa o transtorno explosivo intermitente?

Acredita-se que a principal causa do TEI seja o componente genético. Ele é transmitido de pais para filhos, especialmente em famílias com casos de outros transtornos, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e ansiedade generalizada.

Como diagnosticar transtorno explosivo intermitente?

Sintomas mais comuns no transtorno explosivo intermitente
  1. Agressões físicas e sem justificativa ou razão;
  2. Surtos de raiva repentinos;
  3. Pressão e batimentos cardíacos descontrolados;
  4. Arremesso de objetos durante a crise;
  5. Sudorese e tremores pelo corpo;
  6. Falta de paciência e irritabilidade;

O que fazer para não ser uma pessoa explosiva?

5 Dicas para controlar o comportamento explosivo
  1. Respire profundamente. Essa parece ser uma dica clichê, mas é realmente importante. ...
  2. Exercite a empatia. ...
  3. Liberte-se da necessidade de ter razão. ...
  4. Expresse seu descontentamento com serenidade. ...
  5. Encontre formas saudáveis de extravasar.

Como tratar surtos de raiva?

Como tratar? Para ajudar pessoas com esse tipo de comportamento agressivo e amenizar esses ataques de raiva é necessário que leve a um profissional de saúde mental para que o Psiquiatra avalie e veja a necessidade de uma medicação específica para seu caso. A psicoterapia está também associada ao tratamento.

Transtorno Explosivo - O Que é Transtorno Explosivo Intermitente - Neurologista

23 questões relacionadas encontradas

É normal ter surtos de raiva?

É importante saber que esse sentimento é normal, sendo uma resposta emocional a situações em que a pessoa se sente ameaçada, injustiçada, magoada ou frustrada.

O que pode ser excesso de raiva?

Causas do ataque de raiva

Não se conhece a causa exata do ataque raiva, no entanto acredita-se que possa estar relacionado com fatores como familiares que possuem comportamento mais agressivo e impulsivo, alterações nos neurotransmissores e alterações na região do cérebro responsável pelo controle do impulso.

Como não ter surto de raiva?

No adulto, uma das formas mais eficazes de evitar ter um surto de raiva consiste em se concentrar na respiração. Assim, pode-se contar até 10 e, durante esses segundos, aproveitar para refletir e tentar pensar no problema de outra forma, evitando partir imediatamente para a agressividade.

Como lidar com uma pessoa de pavio curto?

Já para lidar com pessoas com o comportamento explosivo e irritadiço, a psicóloga orienta esperar a hora certa para mostrar que aquele tipo de reação não é normal “Nunca se deve discutir com o 'pavio curto' no alto da irritação. O ideal é esperar passar aquele momento, se manter distante ou tentar acalmá-la”.

Como saber se tem Tei?

Transtorno explosivo intermitente: sintomas
  1. Agressões físicas e ameaças verbais sem justificativa ou razão;
  2. Surtos de raiva;
  3. A pressão e batimentos cardíacos descontrolados;
  4. Descontrole de atitudes onde objetos são quebrados e arremessados;
  5. Sudorese e tremores no corpo;
  6. Falta de paciência e irritabilidade;

O que causa síndrome de Hulk?

A síndrome do Hulk ou o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é caracterizado pela explosão momentânea que alguns indivíduos possuem sem que exista um motivo real. Há um excesso de raiva desproporcional, causando a perda de controle dos impulsos agressivos que podem ser desde a fala até a ação.

O que é uma pessoa de pavio curto?

Significado de Pavio curto

substantivo masculino e feminino [Gíria] Esse atributo ou alguém que se deixa irritar com facilidade; irritadiço: ele sempre foi o pavio curto da empresa; não deixe que seu pavio curto te prejudique!

O que é uma pessoa que tem pavio curto?

O transtorno explosivo intermitente, também conhecido por síndrome do pavio curto, é um problema que começa a surgir no final da adolescência e início da vida adulta. Sabe aquela pessoa que, do nada, tem um acesso de fúria, grita ou agride alguém, e o estopim foi apenas um pisão no pé sem intenção?

Por que sou pavio curto?

Ataques frequentes e repentinos de fúria podem ser sintoma de um distúrbio psiquiátrico, o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI). Conhecido também como síndrome do pavio curto, essa doença atinge homens e mulheres. Quem sofre com esse problema reage sem pensar nas consequências.

Como não se irritar com um jogo?

Faça uma pausa. Quando estiver nervoso, distraia-se dos aspectos irritantes do jogo fazendo alguma outra coisa por um tempo. Separar um momento para descansar pode fazer com que volte ao jogo com a cabeça fresca e tenha sucesso.

O que é uma crise de raiva?

As crises de raiva são ataques emocionais violentos, geralmente em resposta à frustração. Frustração, cansaço e fome são as causas mais comuns. As crianças podem gritar, chorar, se agitar, rolar no chão, jogar coisas e bater os pés durante uma crise de raiva.

Sou muito explosivo?

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.

O que é o TEI?

PRO-AMITI - Transtorno Explosivo Intermitente TEI. São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais.

Quem tem depressão sente raiva?

Raiva e irritação: quando são sintomas da depressão? Embora a tristeza seja um dos principais sinais, sentir raiva e irritação de uma forma característica também pode ser um sintoma da depressão. De acordo com a psicóloga Fabiane Curvo de Faria, a raiva é uma emoção, uma internalização do que sentimos.

Como saber se você tem pavio curto?

10 sinais de que você pode ter a síndrome do pavio curto
  1. Ter ataques de fúria mais de duas vezes por semana.
  2. Reação desproporcional ao evento estressor. ...
  3. Ter surgido no final da adolescência e começo da vida adulta.
  4. Ataques de raiva não se justificam por uso de álcool e substâncias ou outros transtornos.

É a Síndrome de borderline?

A Síndrome de Borderline, também chamada de transtorno de personalidade limítrofe, é caracterizada pelas mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente, por exemplo.

Como acender vela pavio curto?

Se o pavio foi cortado muito curto, corte a vela para igualar. Cavar ao redor do pavio será o suficiente para expor uma ponta para usar, a não ser que a vela derreta e apague a chama. Neste caso, você terá que cavar uma área maior ao redor do pavio da vela antes de acendê-la.

Como descobrir se vc tem ansiedade?

22 sintomas físicos e psicológicos do transtorno de ansiedade
  1. Respiração ofegante e falta de ar.
  2. Palpitações e dores no peito.
  3. Fala acelerada.
  4. Sensação de tremor e vontade de roer as unhas.
  5. Agitação de pernas e braços.
  6. Tensão muscular.
  7. Tontura e sensação de desmaio.
  8. Enjoo e vômitos.

Quais são os 3 tipos de ansiedade?

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica. Dessa maneira, a primeira se refere ao medo de algo existente no mundo exterior. Já a segunda, se trata de um medo se ser punido pelo sentimento de culpa.

Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade?

Crise de ansiedade ou ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Assim, são caracterizados principalmente por taquicardia, respiração irregular, medo e tremores no corpo.

Artigo anterior
Quais são os nomes dos termos?
Artigo seguinte
Quando sai o auxílio BEm 2021?