Como a hemofilia é transmitida?

Perguntado por: Bruna Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (5 avaliações)

A hemofilia é uma doença hereditária, isto significa que é transmitida através dos genes de pais para filhos.

O que pode causar a hemofilia?

A Hemofilia A é um distúrbio de coagulação grave e na maioria das vezes, hereditário, no qual o sangue do indivíduo não coagula adequadamente, podendo levar a um sangramento sem controle, que pode ser ocasionado até espontaneamente ou por um pequeno trauma.

Quem passa hemofilia para o filho homem a mãe ou o pai?

O gene da hemofilia é ligado ao cromossomo X. O homem hemofílico passa o gene para suas filhas, mas não para seus filhos. A filha do hemofílico é sempre portadora do gene da hemofilia, mas não é hemofílica porque seu segundo cromossomo X, que herdou da mãe, não tem o gene da hemofilia e domina o cromossomo X do pai.

Como se manifesta a herança da hemofilia?

A herança genética da hemofilia está ligada ao cromossomo sexual X, que é o cromossomo feminino. Quando um homem, XY, tem uma mutação causadora da hemofilia, ele porta e manifesta a desordem.

Quem passa a hemofilia?

A hemofilia é uma condição hereditária, normalmente transmitida de uma geração para outra, através de um gene recessivo presente no cromossomo X. Desta forma, a doença geralmente passa da mãe para o filho do sexo masculino.

Entenda o que é a Hemofilia | Sua Saúde na Rede

42 questões relacionadas encontradas

Quando uma doença passa de pai para filho?

Doença Familiar. A DH é uma doença familiar não só pela herança genética, mas também pelo forte impacto que causa em todos os membros da família. Ela é passada de uma geração para a seguinte pela transmissão, de pais para filhos, de um gene alterado.

Qual o tratamento que uma pessoa hemofílica precisa receber?

A hemofilia não tem cura. O tratamento é feito com a reposição intravenosa (pelas veias) do concentrado do fator deficiente.

O que acontece quando um hemofílico sofre algum ferimento?

Assim, ao sofrer alguma lesão, o hemofílico pode vir a sangrar por mais tempo do que uma pessoa com a coagulação normal. Além disso, a doença está também associada a frequentes sangramentos espontâneos nos músculos e órgãos, causando hemorragias internas difíceis de parar.

Qual a probabilidade de um homem hemofílico passar esta condição a um filho homem?

A possibilidade de nascer um menino é de 50% (½) em qualquer gestação. No cruzamento entre uma mulher heterozigota e um homem normal pode-se obter os seguintes genótipos: XHXH ,XHXh, XHY, XhY. Sendo assim, temos mais 50% (½) de chance de se nascer um menino hemofílico.

Porque a hemofilia é mais comum em homens do que em mulheres?

É mais provável a hemofilia ocorrer em homens do que em mulheres. Isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega.

Qual o cromossomo do pai?

Um exemplo básico disso é que é o espermatozóide que determina o sexo do bebê. Isso porque a mãe sempre oferece o cromossomo X, enquanto o pai oferece o X ou o Y. Em casos de cromossomos XX, será gerada uma menina e os meninos possuem cromossomos XY.

Quais as complicações da hemofilia?

Dependendo da gravidade da doença, um trauma aparentemente simples pode originar uma hemorragia grave que ameaça a vida do paciente. Além disso, os hemofílicos podem ter sangramentos internos e espontâneos que atingem os músculos e as articulações.

Qual a probabilidade dos pais terem um outro filho portador e ou doente?

Herança autossômica dominante

É provável que o pai afetado saiba que tem a doença. O outro progenitor não é afetado e nem carrega mutação neste gene. Com doenças dominantes, há 50% de chance de que uma criança receba o gene mutado e que seja afetado pela doença.

Qual é a probabilidade de o casal gerar uma criança que tenha ao mesmo tempo Ambas as formas de hemofilia?

Todas serão, portanto, portadoras do gene da hemofilia. Assim, para esse casal, as chances de nascimento de filhos hemofílicos e de filhas portadoras de hemofilia são, respectivamente, de 0% e de 100%.

Quem tem hemofilia pode ter filho?

Antes de engravidar, as mulheres com hemofilia devem conversar com o obstetra e com o hematologista. É preciso avaliar os riscos da gestação, do parto e de que a doença seja transmitida para a criança – o que pode chegar a 50%.

O que é hemofilia quais os problemas quando um hemofílico sofre algum sofrimento?

Hemofilia. A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue. Por exemplo: Quando cortamos alguma parte do nosso corpo e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento.

Quais são os dois tipos de hemofilia?

Existem dois tipos de hemofilia: a hemofilia A, que ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

O que acontece quando o sangue não coagula?

A Hemofilia é um distúrbio do sangue, em que o sangue não coagula devidamente. Trata-se de uma coagulopatia hereditária (Doença Hemorrágica), decorrente da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de um ou mais fatores de coagulação.

Qual exame para detectar hemofilia?

Como é feito o diagnóstico da doença? A partir de um exame de sangue, a deficiência da coagulação pode ser identificada. A existência de outros casos na família também devem ser um sinal de alerta, já que a doença é hereditária.

Qual o tipo mais grave da hemofilia?

A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%.

Qual exame para saber se tem hemofilia?

Diagnóstico de hemofilia

Um exame de sangue pode determinar se a coagulação da pessoa está anormalmente lenta. Se estiver, exames de sangue adicionais para medição dos níveis de fator VIII e IX podem confirmar o diagnóstico de hemofilia e determinar seu tipo e gravidade.

Quais são os tipos de doenças hereditárias?

Já as doenças hereditárias são aquelas que são transmitidas de pais para filhos, de geração em geração, por meio de genes ou como resultado de alterações cromossômicas.
...
Alguns exemplos de doenças hereditárias:
  • Hemofilia;
  • Fenilcetonúria;
  • Anemia falciforme;
  • Talassemia;
  • Diabetes.

O que pode ser transmitido por herança genética?

Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou, através de informações codificadas (código genético) que são transmitidas à descendência.

Qual o gene mais forte?

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Artigo anterior
Quais são as leis que protegem o patrimônio público?
Artigo seguinte
Qual a função de um operador de caixa?