Como a Espiritualidade explica o autismo?

Perguntado por: Júlia Luciana Simões Gonçalves Morais  |  Última atualização: 21. April 2022
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Os nossos estímulos, atrativos, dores ou cansaços são desinteressantes, limitados para esses espíritos. Por isso, para estes espíritos – que o espiritismo associa aos autistas – quanto mais rudimentar e precária a comunicação entre ele e o mundo ao seu redor, menor será o seu envolvimento com este mundo.

O quê o espiritismo diz sobre o autismo?

O autismo na visão espírita representa uma experiência para o espírito em evolução. Na maioria das vezes as pessoas que sofrem deste transtorno são muito inteligentes, dominando assuntos, ainda que específicos. O autista pode dominar, portanto uma determinada área do conhecimento como música, ciência ou matemática.

Quem transmite o autismo?

Pesquisadores do Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos, descobriram que mutações no DNA mitocondrial, parte das células responsável produzir energia e cujo código genético é herdado exclusivamente da mãe, podem contribuir para um maior risco de desenvolver o transtorno.

Como a psicanálise enxerga o autismo?

A psicanálise leva em conta a relação do autista com seus objetos, com seus duplos e com seus interesses específicos, com sua linguagem e com seu 'pensar em imagens', além de extrair, das inúmeras formas de apresentação clínica, o que há de constante na estrutura autística.

Quando o autismo pode ser identificado?

O transtorno, uma espécie de pane do desenvolvimento neurológico, costuma ser identificado pelos médicos entre 1 ano e meio e 3 anos, mas especialistas apostam que os próprios pais são capazes de detectar os primeiros sinais a partir dos 8 meses e, assim, buscar ajuda especializada quanto antes.

Autismo - Visão Espírita (01/04/2016)

28 questões relacionadas encontradas

Como se descarta El autismo?

Lista de sintomas de autismo em crianças ³
  1. 1 – Falta de contato visual. ...
  2. 2 – Falha em responder. ...
  3. 3 – Linguagem parece comprometida ou fora do comum. ...
  4. 4 – Comportamento estranho. ...
  5. 5 – Resistência à mudança. ...
  6. 6 – Emoções desreguladas. ...
  7. 7 – Coordenação motora fraca. ...
  8. 8 – Habilidades muito acima do comum para a idade.

Como comprovar o autismo?

7. Como é confirmado o diagnóstico de autismo? O diagnóstico de autismo é clínico, ou seja, não existe um exame laboratorial ou de imagem que possa comprovar a presença do transtorno. Ele deve ser realizado por um profissional de saúde especializado, como um neuropediatra ou psiquiatra infantil.

Qual é a causa do autismo?

O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.

Qual a diferença entre psicose é autismo?

Na psicose o que a mãe articula não supõe que o significante que estaria do lado dela, também estaria presente do lado do filho. Ela priva-o de seu Outro. Há saber e há Outro, mas apenas um – o da mãe. No autismo o que se apresenta é a impossibilidade materna de fazer a hipótese de uma demanda do lado do filho.

Qual o sentido dado pelos primeiros analistas ao autismo?

Para Rutter (1993/1997) a explicação de Kanner sobre o autismo estava embasada na relação afetiva e simbiótica entre mãe e bebê, pois as dificuldades interacionais, principalmente nessa relação, facilitariam o desenvolvimento de um quadro grave e psicótico na criança.

O que pode causar autismo na gestacao?

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do TEA, temos: Diabetes mellitus e ganho excessivo de peso durante a gravidez; Obesidade gestacional, que praticamente dobra o risco de TEA.

Quais as chances de ter um filho com autismo?

Se o primogênito for menina e o segundo filho for menino, as chances são de 16,7%; Quando os dois forem meninos, as chances são de 12,9%; Caso o primogênito for menino e o segundo filho for menina, as chances são de 4,2%; No caso se as duas forem meninas, as chances são de 7,6%.

Porque o autismo é genético?

O autismo é um transtorno fortemente genético, com uma herdabilidade estimada de mais de 90%. Uma combinação de heterogeneidade fenotípica e o provável envolvimento de múltiplos loci que interagem entre si dificultam os esforços de descobertas de genes.

O que a constelação familiar fala sobre autismo?

Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do autismo, como questões genéticas, ambientais e biológicas. Entretanto, nenhum deles diz respeito a uma ligação entre a condição e um “assassinato na família”, como sugerem vertentes de uma pseudociência bastante popular, a Constelação Familiar.

Como os filhos escolhem os pais?



Através dos monitores do processo reencarnatório são realizadas reuniões com os seus futuros pais. Eles comparecem em espírito após adormecerem no plano terrestre, nesse momento são realizados os encontros.

Qual a diferença entre autismo é esquizofrenia?

O isolamento social característico já nos estágios iniciais da esquizofrenia, pode se confundir, para alguns, com o quadro do espectro autista, porém, no Transtorno do Espectro Autista os sintomas e caraterísticas são observados já nos primeiros anos de vida, antes dos 3 anos e possui particularidades conhecidas.

O que causa a psicose infantil?

No âmbito da psicanálise, há linhas que entendem a psicose como resultado da falha na entrada do pai como função na relação mãe-bebê. Se há ausência do que Lacan chamou de Nome-do-pai, o sistema de significações e a constituição subjetiva da criança ficam comprometidos.

Porque a hipótese de uma estrutura Autística?

Dois elementos principais da estrutura autística estão diante de nossos olhos: a retenção da voz e o retorno do gozo sobre uma borda. No princípio do autismo há a recusa de ceder ao Outro os objetos pulsionais.

O que acontece no cérebro de quem tem autismo?

O transtorno causa, dentre muitas coisas, o que pode se chamar de distorção em áreas de grande importância no cérebro: cerebelo (o tônus muscular e o equilíbrio dependem dele), sistema límbico (responsável pelos comportamentos sociais e pelas emoções) e hipocampo (parte integrante do sistema límbico e ligado à ...

Que tipo de exame é feito para identificar o autismo?

Exames cerebrais de ressonância magnética podem detectar autismo antes que qualquer sintoma comece a surgir, afirmam pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, as crianças podem ser diagnosticadas a partir dos dois anos de idade, mas, em geral, isso costuma ocorrer mais tarde.

Quem pode dar o laudo de autismo?

A partir do momento que se constata características do TEA, é hora de consultar um especialista para confirmar o diagnóstico. No caso de crianças e adolescentes, as famílias devem buscar atendimento com um neurologista pediátrico (neuropediatra/neurologista infantil) e um psiquiatra infantil.

O que fazer para evitar filhos com autismo?

A prevenção da transmissão da síndrome do X frágil pode ser realizada a partir de um tratamento de FIV com o PGT-M, que é a análise de células do embrião para diagnóstico de uma doença monogênica que identifica os embriões saudáveis antes da gravidez.

Quais alimentos causam autismo?

Alimentos à base de farinha de trigo, leite e soja podem ter um efeito indesejado em muitas pessoas que possuem transtorno do espectro autista. Isso acontece por conta de uma deficiência enzimática que compromete a digestão completa das proteínas presentes nesses alimentos.

Qual o objetivo de análise do comportamento aplicada?

Assim, o objetivo da ABA é ampliar o repertório comportamental da criança. Com isso, espera-se que ela melhore a interação com outras pessoas e tenha menos dificuldades na comunicação social. O conjunto de técnicas visa, também, a diminuição de comportamentos disruptivos.

Qual é uma das características mais importantes da análise comportamental aplicada?

Um dos principais processos comportamentais estudados pela Análise do Comportamento, como um todo, é a aprendizagem. O conceito de aprendizagem também será abordado de forma intuitiva posteriormente.

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