Qual é a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Perguntado por: Mónica Mia de Andrade  |  Última atualização: 15. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (52 avaliações)

Os principais objetivos do Geopark Araripe são proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, territorialmente denominados geossítios. Além disso, possui uma relação importante com a educação, turismo e desenvolvimento.

Qual é a importância do Geopark Araripe?

Os resultados apontam o forte impacto cultural, econômico, social e ambiental que o Geopark Araripe desempenha para a região através da sua atuação com educação ambiental, conservando e divulgando a cultura do Cariri, além de desenvolverem trabalhos de geoconservação e geoturismo.

Qual é a importância de um geoparque em uma região?

Centrados na conservação do patrimônio geológico na perspectiva do seu uso sustentável, os geoparques permitem veicular, não só conhecimentos de caráter técnico-científico, mas também valores promotores de uma cidadania responsável.

Qual a importância de preservar o Geoparque?

Nesse sentido, o reconhecimento de um geoparque consegue integrar a conservação de patrimônios naturais e culturais, junto ao desenvolvimento econômico. Assim, cria-se o reconhecimento sobre a importância do sítio. Além disso, potencializa o sentimento de pertencimento em sua população.

Onde fica o Geoparque Araripe?

O Geopark Araripe situa-se no sul do Estado do Ceará, na região nordeste do Brasil.

VOCÊ SABE O QUE É O GEOPARK ARARIPE? | EP 1

30 questões relacionadas encontradas

Como se originou o Geoparque Araripe?

O Geopark Araripe foi criado com o auxílio de diversos órgãos e instituições, incluindo o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM). Ele leva esse nome pelo seu território fazer parte da Bacia Sedimentar do Araripe.

Quantos geoparque tem no Brasil?

Porém, assim como lembra essa professora de geologia da Universidade Federal de Goiás, o Brasil tem mais 36 projetos de criação de geoparques globais, como o da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

Quantos geoparques existem no mundo?

​Existem atualmente 161 Geoparques Mundiais da UNESCO (GMU) em 44 países de todo o mundo, em particular na Europa e Ásia.

Quais os geoparques do mundo?

Os geoparques brasileiros são o Seridó (Rio Grande do Norte), Araripe (Ceará), Caminhos dos Cânions do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Quarta Colônia e Caçapava (Rio Grande do Sul).

Quais as características do Geoparque Araripe?

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri. Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Qual o significado de geoparque?

No conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Quando surgiram os geoparques?

O conceito de Geoparque surgiu em meados da década de 1990 como uma resposta à necessidade de melhorar áreas com importância geológica na história da Terra e promover conservação dessas áreas.

Qual a importância de manter um geoparque preservado a preservação da área garante a conservação do patrimônio ambiental?

Resposta verificada por especialistas

2) A importância de manter essa área preservada está no fato de conservar o ambiente, contribuindo para a conscientização sustentável dos cidadão e reduzir desmatamentos e desastres naturais.

Quais são os 9 geossítios do Geopark Araripe?

O Geopark Araripe integra a Rede Mundial de Geoparques-GGN e têm 9 geossítios prioritários para geoconservação e geoturismo, são eles: Colina do Horto, Cachoeira de Missão Velha, Floresta Petrificada do Cariri, Batateiras, Pedra Cariri, Parque dos Pterossauros, Riacho do Meio, Ponte de Pedra e Pontal de Santa Cruz.

Como se formou a Bacia Sedimentar do Araripe?

Resumo: A Bacia do Araripe constitui-se em bacia rifte originada pelo rompimento do Supercontinente Gondwana, conhecida como a bacia interior de registro sedimentar mais completo na Região Nordeste do Brasil.

Como criar um geoparque?

Para que se desenvolva um geoparque, diversas etapas, que envolvem desde o conhecimento científico à integração da comunidade local, gestão, infraestrutura e logística adequadas, além de planejamento turístico e projetos no campo da educação deverão ser cumpridas.

Quais dos geoparques a seguir é um geoparque global da Unesco?

O geoparque Araripe foi o primeiro a ser designado pela UNESCO em 2006. Em 2023, os parques de Caçapava e Quarta Colônia também foram designados pela UNESCO como Geoparques Mundiais, e Uberaba foi designado em 2024.

O que são os geoparques brasileiros?

Em suma, um geoparque, no conceito da Unesco, deve: Preservar o patrimônio geológico para as futuras gerações (geoconservação). Educar e ensinar o grande público sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências.

O que tem no geoparque?

E essa reconexão com a natureza no espaço de um geoparque pode acontecer com a prática de caminhadas, banho de rios ou cachoeiras, contemplação e compreensão da vida silvestre, dos aspectos geológicos do local, trilhas guiadas, observação de pássaros e dentre outras atividades.

Quando a UNESCO inclui duas áreas do Brasil na lista de Geoparques mundiais?

Seridó, no Rio Grande do Norte, e o Caminhos dos Cânions do Sul, que se estende por mais de 200 km entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram incluídos na lista da Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.

Que significa Araripe?

O topônimo “Araripe” provém do tupi antigo e significa, segundo Eduardo Navarro, “no rio das araras”, pela composição dos termos arara, 'y (“rio”) e pe (“em”). Sua denominação original era “Brejo Grande” ou “Brejo Seco”.

Como era a Bacia do Araripe?

A região do Araripe foi uma área que ficou mais baixa, e assim os rios foram trazendo fragmentos de rochas, areia e lama das serras próximas e depositando neste baixio, durante o período de tempo entre o Ordoviciano e o Siluriano, correspondendo ao que hoje chamamos de Formação Cariri.

Porque o nome Chapada do Araripe?

Etimologia. "Araripe" deriva do tupi antigo ararype, que significa "no rio das araras" (arara, arara + 'y, rio + pe, em).

Artigo anterior
Porquê usar roupas 100 algodão?
Artigo seguinte
Quais os requisitos para propor ação coletiva?