Como a escola é vista por Althusser?

Perguntado por: Beatriz Rita Macedo  |  Última atualização: 20. November 2024
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Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.

O que Louis Althusser quis dizer quando afirma que a escola é um aparelho ideológico do Estado?

A concepção althusseriana da escola como Aparelho Ideológico de Estado, segundo a qual ela atuaria como instrumento de reprodução da sociedade capitalista mediante a inculcação massiva da ideologia dominante e o ensino de saberes práticos e teóricos necessários ao bom funcionamento o sistema produtivo, parece perder ...

Qual a contribuição de Althusser para a educação?

Em seu texto “Filosofia e Filosofia Espontânea dos Cientistas”, Althusser vincula o ensino escola à educação ideológica das massas, apontando a relação direta entre ensino e a ideologia dominante, fazendo da escola um importante espaço da luta de classes.

Qual é o papel ideológico da escola?

Conforme apontado neste trabalho, a escola, enquanto importante instituição de socialização das novas gerações, pode desempenhar diferentes papéis ideológicos. Como mecanismo de manutenção do status quo, ela pode ser utilizada para transmitir a ideologia da classe dominante de uma determinada sociedade.

Quem considerou a escola como aparelho ideológico do Estado?

Althusser afirma que na sociedade capitalista, a escola é o principal aparelho ideológico do Estado, assim, possui uma posição dominante em relação aos demais. A instituição escolar atua a serviço do Estado e consequentemente a favor da manutenção e reprodução da ordem social vigente.

Existe IDEOLOGIA na Escola? | Louis Althusser

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O que é a escola para Althusser?

Assim para Althusser, a escola apresenta-se como principal meio de transformação reprodução da sociedade capitalista, pois é a escola o aparelho privilegiado de produção e reprodução da ideologia capitalista.

Quais os princípios da teoria de Althusser sobre a escola como aparelho ideológico do Estado?

Althusser nos dá maiores informações da importância da escola como aparelho ideológico do Estado que mais e melhor traduz sua função de reproduzir a submissão da classe trabalhadora aos ditames da burguesia, vejamos: Ela se encarrega das crianças de todas as classes sociais desde o maternal, e desde o maternal lhes ...

O que é a ideologia para Althusser?

Na concepção de Althusser (1979), a ideologia não deve ser entendida como mera fantasia, mas como um sistema de representações que possui uma existência prática e um papel histórico no seio de determinada sociedade.

Qual é o papel da escola?

A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.

Qual é a relação entre ideologia e educação?

A relação entre a educação e a ideologia é que a educação é responsável por transmitir valores, crenças e hábitos existentes na sociedade. Esses valores podem ser influenciados pela ideologia dominante, que é a ideologia da classe que exerce o poder na estrutura da sociedade.

Qual o objetivo da educação na visão de Althusseriana?

D Althusser acreditava que o objetivo principal da escola seria reproduzir o conhecimento. E Para Althusser a escola tem como objetivo trazer ideologias positivas para a sociedade.

Qual o conceito de Marx e Althusser?

Podemos enunciar que Marx não trata a ideologia em seu sentido mais vasto, reunida à relação entre as forças produtivas – bases materiais da sociedade - e suas relações sociais de produção, Althusser a analisa somente como resultado das condições materiais de existência.

Por que a escola é considerado um fato social?

A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.

Quem foi Thomas Althusser?

Se por um lado, Althusser foi o principal representante marxista do método de análise denominado estruturalismo,1 especialmente após a publicação de Pour Marx (1965) e Lire le Capital (1966) - exercendo grande influência principalmente no meio acadêmico, inclusive no Brasil,2 ao longo das décadas de 1960 e 1970.

Qual é a visão de Bourdieu sobre a educação?

A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. Trata-se, portanto, de uma inversão total de perspectiva.

Qual é o projeto de Marx para a educação?

Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as ideias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe.

Como deve ser a escola?

A escola ideal é aquela que oferece os instrumentos e conteúdos essenciais para uma aprendizagem de qualidade necessária para que os indivíduos possam desenvolver plenamente suas potencialidades, possam trabalhar com competência, viver com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de ...

O que diz Paulo Freire sobre a função social da escola?

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Qual é um Aspecto-chave da teoria de Louis Althusser sobre a relação entre base e superestrutura?

Um aspecto-chave da teoria de Louis Althusser é que a superestrutura (instituições políticas, culturais e ideológicas) é autônoma em relação à base econômica, mas ainda assim é determinada por ela.

Quais os dois termos fundamentais da visão da educação em Marx?

Marx entendia que a Educação deveria ser ao mesmo tempo intelectual, física e técnica. Essa concepção, chamada de onilateral (múltipla), difere da visão de Educação integral porque esta tem uma conotação moral e afetiva que, para Marx, não deveria ser trabalhada pela escola, mas por outros adultos.

O que é uma escola dual?

Teoria da escola dualista: A escola estaria dividida em duas grandes redes: a burguesa e a proletária, explicada pela divisão da sociedade em duas classes opostas.

Qual é o papel da educação como mecanismo de controle social?

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Qual é a proposta de Gramsci para a educação?

A proposta de Gramsci para solucionar a crise é a escola unitária, que significa uma escola inicial de formação cultural humanística geral, com o desenvolvimento da capacidade de trabalho manual e intelectual. A formação profissional ou especializada viria posteriormente a esta formação geral.

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