Atendimento preferencial por lei?

Perguntado por: Viviane Isabela de Moreira  |  Última atualização: 2. November 2021
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A principal lei federal é a Lei 10.048/00, que estabelece, no artigo 1º, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; ...

Como deve ser feito o atendimento preferencial?

Conforme a Lei 10.048/2000, pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos devem ter o atendimento preferencial em estabelecimentos.

O que é o atendimento preferencial?

Já a expressão atendimento preferencial indica que as pessoas com deficiência (os idosos com 60 anos ou mais, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo) têm, por exemplo, o direito de usar os assentos preferenciais assim sinalizados em transportes coletivos.

Qual a idade para atendimento preferencial?

A alteração do Estatuto do Idoso, através da Lei 13.466/2017, dispôs no parágrafo 2º do seu artigo 3º que “dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos”, ou seja, aquelas pessoas com idade superior a ...

Quem tem prioridade na fila do banco?

1º As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. ... Supermercados possuem filas com atendimento preferencial para idosos.

Como Funciona o Atendimento Preferencial? Lei 10048 | Leis Essenciais para Concursos Públicos

27 questões relacionadas encontradas

Quem tem prioridade em banco?

Muita gente não sabe, mas mulheres com crianças no colo ou grávidas, deficientes físicos e idosos (com idade superior a 65 anos) têm prioridade e preferência em todas as filas e direito às caixas especiais em Bancos, Supermercados e Serviços Públicos.

Quem tem prioridade?

De acordo com a lei em vigor, têm direito a prioridade os idosos com idade igual ou superior a 65 anos e que apresentem alterações ou limitações físicas ou mentais, as grávidas, as pessoas com deficiência ou incapacidade que sejam portadores de comprovativo de incapacidade igual ou superior a 60% (independentemente do ...

Quem tem prioridade no SUS?

“As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.

Qual a lei que ampara o atendimento diferenciado aos idosos?

L10048. LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000. Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.

Qual a idade que o idoso se torna incapaz?

"A partir da entrada em vigor da Lei 13.146/2015, que ratifica a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, somente são consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos", afirmou.

Para que serve o atendimento preferencial?

O atendimento preferencial é a prioridade dada a pessoas cuja condição implica maiores dificuldades para aguardar pelo atendimento. Quem conta com atendimento preferencial tem direito à redução no tempo de espera em relação às pessoas sem prioridade.

Como funciona o atendimento prioritário?

A principal lei federal é a Lei 10.048/00, que estabelece, no artigo 1º, os grupos de pessoas que têm direito ao atendimento prioritário: pessoas com deficiência; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; idosos acima de 80 anos que possuem prioridade perante os outros idosos (Lei Federal 13.466/17); gestantes; ...

Quais os tipos de atendimento preferencial?

Segundo o artigo 1º, os grupos que têm direito a atendimento preferencial são:
  • Pessoas com deficiência;
  • Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Gestantes;
  • Lactantes (ou seja, mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas com crianças de colo;
  • Obesos.

O que fazer quando o atendimento preferencial e violado?

O que fazer? O idoso, ou quem lhe estiver acompanhando, deve, cidadania, contatar o responsável pelo estabelecimento para providenciar o" atendimento preferencial e imediato "aos idosos.

Quem tem direito a caixa preferencial?

Completa 20 anos neste domingo (8) a Lei 10.048, de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas com deficiência física, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

O que diz a lei n º 10.048 de 8 11 2000?

Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Art. 1º As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei.

O que a lei diz sobre caixa preferencial?

Aos comércios com dois caixas, pelo menos um deles deve estar disponível para o atendimento preferencial. Isso quer dizer que, se por ventura, na fila estiver uma pessoa que precisa de atendimento especial, faz-se necessário ter um caixa para atendê-lo.

Quais são os direitos do idoso a partir de 60 anos?

7 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais
  • Gratuidade no transporte público e interestadual. ...
  • Viagens com desconto. ...
  • Isenção no IPTU. ...
  • Limite de reajuste em planos de saúde. ...
  • Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. ...
  • Prioridade em processos judiciais. ...
  • Prioridade em programas habitacionais.

Quem tem prioridade no atendimento médico?

O artigo 1º da Lei 10.048 garante o atendimento preferencial a idosos com ou mais de 65 anos, portadores de deficiência física, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Em alguns locais, é necessário reservar não apenas o atendimento, mas um espaço físico de fácil acesso a eles.

Quem tem prioridade no atendimento de emergência?

Também tem direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos. O texto vigente do Estatuto do Idoso, por sua vez, prevê, dentre os idosos, prioridade especial aos maiores de 80 anos em relação aos demais idosos.

Quem tem prioridade no atendimento à criança ou o Idoso?

Quanto às duas Leis em comento, juridicamente falando, acredita-se que a prioridade médica deve ser dada à criança/adolescente, pois, são pessoas em desenvolvimento - quando em confronto com um idoso ou qualquer outra pessoa.

Quem tem prioridade no ônibus?

Uma nova lei municipal torna obrigatório que os assentos do transporte coletivo tenham como prioridade grávidas, mulheres com criança de colo, idosos (a partir dos 60 anos) e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Por que devemos atender preferencialmente alguns grupos de pessoas?

Para evitar ainda mais contratempos e situações embaraçosas, existe o atendimento prioritário em restaurantes. Afinal, as filas preferenciais servem principalmente para não deixar idosos, gestantes e deficientes esperando por muito tempo por um atendimento.

Porque os idosos têm prioridade?

O Estatuto do Idoso determina que pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos sejam destinatárias de uma prioridade com imediata aplicação aos direitos fundamentais intrínsecos à pessoa humana, assegurando-lhes todas as oportunidades e facilidades, para a preservação de sua saúde física e mental e seu ...

Como atender pessoas com crianças de colo?

Como Atender Grávidas e Mães com Crianças de Colos

Acomode-a confortavelmente, oferecendo cadeira. Seja solícito (a)! Pergunte se está tudo bem ou se a mesma está precisando de algo em especial. Demonstre sempre paciência ao atendê-la.

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