Qual a origem do caule?

Perguntado por: Matilde Miriam de Mendes  |  Última atualização: 26. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (67 avaliações)

Geralmente o caule desenvolve-se a partir do epicótilo, que é uma região localizada acima dos cotilédones, podendo também se originar da parte de baixo dos cotilédones (eixo hipocótilo-radicular).

Quem origina o caule?

O meristema apical produz estruturas que originam as folhas, chamadas de primórdios foliares, e estruturas que originam caules laterais, chamadas de primórdios de gemas. Quando examinado em corte transversal, o caule primário apresenta as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular.

Como o caule se origina e quais suas principais funções?

O caule é um órgão vegetal que consiste em um sistema formado por nós e entrenós. As duas principais funções do caule são sustentação e condução. O caule pode assumir outras funções, como proteção, fixação no substrato e realização da fotossíntese. Pode ser classificado em aéreo, subterrâneo ou aquático.

Qual definição de caule?

O caule é um órgão vegetal relacionado, dentre outras funções, à condução de substâncias e à sustentação de folhas, frutos e flores. As árvores apresentam um tipo de caule chamado tronco, que se caracteriza por ser robusto e lenhoso.

O que compoe o caule?

O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).

Morfologia e tipos de caules - Aula 16 - Módulo V: Botânica | Prof. Gui

38 questões relacionadas encontradas

Para que serve o caule da planta?

Ele é a parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.

Como se chama o estudo da origem e desenvolvimento das plantas?

A Botânica é uma área da Biologia que estuda as plantas — organismos multicelulares, eucariontes e, em sua maioria, autotróficos. Ouça o texto abaixo! Botânica (do grego botánē, que significa planta) é uma área da Biologia voltada para o estudo das plantas.

Qual é a morfologia do caule?

Os caules, geralmente são aéreos e sua forma arquitetônica permite que as plantas assumam posição privilegiada em relação à luz. Seu crescimento é oposto à força da gravidade, e em função disso, são caracterizados como órgãos que apresentam geotropismo negativo.

Qual é a classificação da raiz?

De maneira geral, podemos dividir as raízes em dois grandes grupos: as raízes pivotantes e fasciculadas.

Qual é o tecido que garante o crescimento do caule?

Meristemas apicais: são aqueles encontrados na ponta da raiz e na ponta do caule e de suas ramificações. Eles garantem o crescimento em comprimento da planta e possibilitam, portanto, o crescimento primário do vegetal.

Qual é o caule que cresce sob o solo?

Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.

Como são originados os movimentos vegetais?

Esses movimentos ocorrem em virtude das alterações na turgescência de células que se localizam em um dos lados da base dos pecíolos. De dia, essas células permanecem túrgidas, sendo que as células que se localizam no lado oposto do pecíolo estão praticamente murchas – dessa forma, as folhas permanecem abertas.

Porque o rizoma é um caule e não a raiz?

O caule do tipo rizoma é subterrâneo ou aéreo, geralmente com formato cilíndrico. Apesar de ser parecido com uma raiz, o rizoma apresenta gemas, por isso é classificado como caule. Este tipo de caule cresce paralelo ao solo, formando raízes adventícias a partir dos nós.

Qual é a origem das plantas?

Não se sabe como as primeiras plantas terrestres surgiram, mas acredita-se que foi um grupo de algas verdes denominados Chlorophyta que apresentava um genótipo e fenótipo bem diverso que permitiu sua sobrevivência em áreas pantanosas sujeitas a períodos alternados de inundação e seca.

Como ocorreu a origem e evolução das plantas?

A evolução das plantas está intrinsecamente ligada à evolução da vida na Terra, influenciando e sendo influenciada por outros organismos e pelo ambiente global. Esquema da árvore filogenética dos vegetais a partir dos primeiros ancestrais unicelulares, chamados de cianobactérias, ou protistas, como as algas.

Qual é a parte da planta que dá origem a novas plantas?

As plantas que produzem sementes, chamadas espermatófitas, produzem embriões que vão dar origem à nova planta adulta. Esse embrião fica protegido em um local que o protege da dessecação, de injúrias mecânicas e que garante nutrientes que vão mante-lo vivo até que a nova planta germine.

Quais são os exemplos de caules?

caules eretos:
  • colmo, exemplos: bambu, cana-de-açúcar e milho;
  • estipe, exemplos: mamão e palmeiras;
  • haste, exemplos: rosa e soja;
  • escapo, exemplos: capim-dandá;
  • tronco, exemplos: árvores;

Como é chamada a divisão do caule ou tronco das plantas?

1. Bot. Subdivisão do caule ou tronco das plantas; GALHO [Col.: rama, ramada, ramagem, ramaria.] 3.

Quais são as plantas que tem caule?

Bons exemplos de caules comestíveis são: a cana de açúcar, o palmito, o aspargo. Certo! Agora que já vimos as raízes e os caules que nós podemos comer, vamos ver também as folhas. As folhas encontradas no nosso dia a dia são: alface, couve, espinafre, manjericão.

O que é a medula do caule?

Medula é designação dada em botânica ao tecido celular brando que forma o interior de alguns caules e talos.

O que é o córtex do caule?

Córtex das plantas vasculares

É a camada externa do caule e da raiz das plantas vasculares sem crescimento secundário, limitada externamente pela epiderme e internamente periciclo nas raízes e pelo cilindro vascular nos caules.

Artigo anterior
Quais são os comportamentos negativos?
Artigo seguinte
Qual é a metade de 6?