Até quando vai a responsabilidade do inventariante?

Perguntado por: Ângela Letícia Mota  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

A responsabilidade do inventariante pelo espólio vai desde a assinatura do compromisso até o momento de homologação da partilha.

Quando termina a responsabilidade do inventariante?

Após o trânsito em julgado da sentença que efetua a partilha de bens, encerra-se o inventário, acarretando, assim, na cessação das funções do inventariante. Inteligência do artigo 1.991 do Código Civil .

Quando começa a responsabilidade do inventariante?

É importante ressaltar que o inventariante exerce papel de grande importância e responsabilidade para o resultado útil do inventário, razão pela qual, com a nomeação, deverá prestar – dentro do prazo de 5 (cinco) dias – o compromisso de bem e fielmente desempenhar a função, conforme determina o parágrafo único do ...

Qual a responsabilidade da inventariante?

Em síntese, a função de um inventariante é a de assumir as obrigações resultantes do patrimônio, organizar todos os bens e dívidas da pessoa falecida, representar o falecido em processos judiciais, prestar contas, providenciar documentos pertinentes ao inventário, pagar as dívidas do falecido, conservar os bens ...

Até quando o inventariante representa o espólio?

Até que o inventariante preste o compromisso, continuará o espólio na posse do administrador provisório.

Inventariante: significado, obrigações e importância para o inventário

19 questões relacionadas encontradas

Quando se encerra o espólio?

O espólio existirá, portanto, a partir do momento em que uma pessoa falecer e deixar bens aos seus herdeiros. O fim do espólio coincide com o encerramento do inventário: concluído este procedimento os bens passam a formalmente integrar o patrimônio dos herdeiros.

O que significa inventariante do espólio?

O inventariante é a pessoa responsável pelos atos do processo e por administrar os bens durante o inventário. Deve chamar as pessoas ao processo, cuidar da manutenção dos bens, administrá-los para que não sofram prejuízos nem desvalorizem ou se percam.

Quais os atos que o inventariante não pode praticar?

Inventariante não pode praticar atos que extrapolam sua obrigação de administração e conservação do patrimônio do Espólio.

Quem deve ser o inventariante?

617 do CPC expõe um rol taxativo, no qual o juiz nomeará inventariante, na seguinte ordem: I – o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II – o herdeiro que se achar na posse e na administração do espólio, se não houver cônjuge ou companheiro sobrevivente ...

Quem é o inventariante dativo?

Na falta de cônjuge ou herdeiros para a investidura no cargo, será nomeado inventariante dativo, pessoa estranha da confiança do juiz, atendidos os requisitos da idoneidade, de preferência, advogado.

Quais os poderes de um inventariante?

Em síntese, as atribuições de um Inventariante se resumem a arrolar todos os bens e dívidas da pessoa falecida; administrar os bens até a partilha; representar o falecido em processos judiciais; prestar contas; providenciar documentos pertinentes ao inventário; pagar as dívidas do falecido (com os próprios bens do ...

Quem pode requerer a remoção do inventariante?

A remoção pode ser requerida por qualquer interessado ou decretada de ofício pelo juiz de Direito. ... Se o juiz remover o inventariante, nomeará outro observando a ordem de nomeação. Neste caso, o inventariante removido entregará imediatamente ao substituto os bens do espólio.

Quais as hipóteses de remoção do inventariante?

Havendo a inobservância dos deveres e obrigações no desempenho da função, o inventariante poderá ser removido do encargo, nas hipóteses previstas no artigo 622 do Código de Processo Civil, mediante ação incidental de remoção, que correrá em apenso aos autos do inventário, respeitando o contraditório e a ampla defesa.

Em que momento inicia e termina a responsabilidade do inventariante pela administração da herança?

O inventariante é o responsável por administrar os bens dos sucessores (herdeiros e legatários) até o término da partilha. ... Na sua ausência ou impossibilidade, passa-se ao herdeiro que tiver na posse dos bens. Não existindo sucessor na posse dos bens, qualquer herdeiro poderá exercer a função de inventariante.

Qual a responsabilidade civil do inventariante?

Incumbe ao inventariante a responsabilidade pela administração dos bens e das finanças do autor da herança, sem prejuízo de sua responsabilização em caso de conduta desleal, ímproba ou viciada.

Qual o recurso cabível contra a decisão de nomeação do inventariante?

Conforme expressa previsão do art. 1.015 , parágrafo único , do CPC , o recurso cabível contra decisão interlocutória proferida em inventário é o agravo de instrumento, e não a apelação.

Como se escolhe o inventariante?

A ordem de nomeação de inventariante para gerir o espólio está disciplinada no artigo 617, do CPC, que tem a seguinte redação: O juiz nomeará inventariante na seguinte ordem: I - o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; II - o herdeiro que se achar na ...

Quem deve arcar com as despesas do inventário?

A obrigação de pagar as despesas do espólio é do próprio espólio e não do herdeiro ou da pessoa do inventariante (artigo 2.020 , segunda parte, do Código Civil ).

Quem pode ser o inventariante extrajudicial?

A família deve nomear um inventariante, que será a pessoa que administrará os bens do espólio (conjunto de bens deixados pelo falecido). ... “O inventariante costuma ser a esposa ou o filho”, afirma Rodrigo Barcellos.

Quais as atribuições do inventariante e qual a natureza de sua responsabilidade civil?

Ao inventariante cabe a administração dos bens da herança. As atribuições de um inventariante estão plenamente previstas nos artigos 991 e 992 do Código de Processo Civil e são divididas em comuns e especiais. As atribuições comuns são os atos que o inventariante pode praticar de ofício.

Quem pode ser nomeado inventariante novo CPC?

617 /CPC : O juiz nomeará inventariante na seguinte ordem: I – o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste; III – qualquer herdeiro,... Contudo, pode o juiz, fundamentadamente, inverter essa ordem.

Como é feito o compromisso do inventariante?

O inventariante tem cinco dias para prestar esse compromisso quando convocado pelo juiz, podendo ser assinado pelo advogado do inventariante desde que exista procuração com poderes específicos para isso. Ademais, caso o compromisso não seja prestado será nomeado outro inventariante, sendo removido o primeiro.

O que significa o espólio?

ESPÓLIO. Considera-se espólio o conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa falecida. ... A herança responde pelo pagamento das dívidas do falecido; mas, feita a partilha, só respondem os herdeiros, cada qual em proporção da parte que na herança lhe coube.

Qual é a diferença entre inventariante e inventariado?

O inventariante é a pessoa responsável por vários atos dentro do processo de inventário e fora, no que está relacionado à posse e à administração do patrimônio deixado pelo falecido.

Quem é o representante do espólio?

Nos termos do art. 12, inc V, do Código de Processo Civil, o espólio é representado ativa e passivamente, pelo inventariante. Enquanto não aberto o inventário, o espólio deve ser representado por todos os herdeiros.

Artigo anterior
O que um nutrologo faz?
Artigo seguinte
Quais os benefícios mentais que o xadrez pode nos trazer?