Quantos ATP são produzidos por uma molécula de glicose?

Perguntado por: Nuno Castro Carvalho  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP. Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória.

Quantas moléculas de ATP são produzidas na glicólise?

- Glicólise

São utilizadas 2 moléculas de ATP para ativar o catabolismo da molécula de glicose, porém são formadas 2 moléculas de NADH, 4 ATP e 2 moléculas de piruvato.

Quantos ATP se formam a partir de uma molécula de glicose em cada fase?

A molécula instável de glicose, quando se quebra, forma duas moléculas de ácido pirúvico e gera quatro moléculas de ATP.

Quantas moléculas de ATP são produzidas na respiração celular?

Saldo Total da Respiração Celular

Para cada molécula de glicose, são gerados: Na Glicólise: 2 ATPs; No Ciclo de Krebs: 2 ATPs; Na Cadeia Respiratória: 26 ATPs.

Qual o saldo final de ATP a partir de uma molécula de glicose?

A glicólise é um processo anaeróbio que se caracteriza pela formação de duas moléculas de ácido pirúvico a partir de glicose e possui saldo líquido final de 2 ATPs.

Aula14 - Glicólise (formação do ATP e NADH+H no citoplasma celular com o auxílio da glicose)

26 questões relacionadas encontradas

Quantos NADH's são gerados na respiração celular aeróbica pela queima de uma molécula de glicose?

Então vamos fazer as contas: formamos 2 NADH na glicólise, 2 na entrada do piruvato na mitocôndria e 6 NADH no ciclo de Krebs. Portanto, para cada molécula de glicose que inicia a respiração celular, temos 10 NADH entrando na cadeia respiratória.

Qual a fase que produz mais ATP?

A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP. Essa etapa utiliza a energia que é liberada pela cadeia de transportes de elétrons para impulsionar a produção de ATP e consiste em 2 processos: o transporte de elétrons e a quimiosmose.

Quais são as substâncias produzidas no processo de respiração celular?

Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios.

Quantas moléculas de ATP são produzidas na fosforilação oxidativa?

A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.

O que é produzido na respiração celular?

Durante a respiração celular, uma molécula de glicose é gradualmente decomposta em dióxido de carbono e água. Ao longo do caminho, alguns ATPs são produzidos diretamente nas reações que transformam a glicose. No entanto, mais tarde, muito mais ATP é produzido em um processo chamado de fosforilação oxidativa.

Quantos ATP se formam a partir de uma molécula de sacarose?

Em geral, para cada molécula de sacarose que entra na glicólise, 8 ATP são formados (dois para cada triose). Como na fase inicial da glicólise ocorre o gasto de 4 ATP, o SALDO é de 4 ATP para cada molécula de sacarose convertida para quatro moléculas de piruvato.

Como calcular a quantidade de ATP?

3) Somar todos os NADH e FADH2 produzidos na Beta-oxidação e TCA e multiplicar pelo fator de transformação em ATP (NADH= 2n5 ATP e FADH2=1,5 ATP) 4) Somar todos os ATPs incluindo os produzidos no TCA (como GTP).

O que ocorre na primeira etapa da glicólise e na segunda?

Isso ocorre em duas etapas, no citosol dos organismos procarióticos e eucarióticos: a primeira etapa ocorre com gasto de energia e é denominada de investimento energético; já a segunda, denominada de compensação energética, repõe o que foi consumido e ainda produz mais duas moléculas de ATP.

Quantas moléculas de ATP são produzidas na fermentação?

O saldo energético final da fermentação, que é um processo de degradação parcial da glicose, é de duas moléculas de ATP. Já a respiração celular, na qual ocorre a degradação total da glicose, o saldo energético final é de 32 moléculas de ATP.

O que é necessário para a produção de ATP?

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

Quais são os produtos da glicólise?

Glicólise (Via Glicolítica)
  • A glicólise é um processo bioquímico, umas das etapas da respiração celular , na qual ocorre quebra da molécula de glicose proveniente da alimentação , em moléculas menores como o ácido pirúvico ou piruvato liberando energia.
  • A glicose é produzida a partir de carboidratos da alimentação.

Como ocorre a síntese de ATP na fosforilação oxidativa mitocondrial?

No processo da fosforilação oxidativa ocorre a transferência de elétron de doadores eletrônicos para aceitadores eletrônicos. Essa transferência constitui as reações de oxirredução, que possibilitam o processo de liberação de energia, biologicamente aproveitável para a biossíntese de ATP.

Como ocorre o desacoplamento da fosforilação oxidativa?

oxidativo: Um fenômeno fisiológico

O desacoplamento mitocondrial consiste na dissipação do gradiente de prótons formado no espaço intermembranas, pela geração de uma permeabilidade na membrana mitocondrial interna aos íons hidrogênio. Assim, ocorre o desacoplamento entre transporte de elétrons e a síntese de ATP (Fig.

Quem são as moléculas intermediárias?

Nas primeiras etapas da respiração celular (glicólise e ciclo de Krebs), parte da energia produzida na degradação de compostos é armazenada em moléculas intermediárias, as coenzimas, como o NAD+ e o FAD+. Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP.

Quais as etapas da respiração celular e onde elas ocorrem?

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. ... O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.

Em que consiste o processo de respiração?

A respiração é o processo do organismo de todos os seres que cria a energia necessária à vida. ... Quando as células absorvem o oxigênio e liberam o dióxido de carbono, ocorre a chamada respiração aeróbica. Se a respiração acontece sem oxigênio, é chamada respiração anaeróbica ou fermentação.

Quais são as substâncias produzidas pelo processo da fotossíntese?

É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.

Onde produz mais ATP?

Nessa reação é formada a ADP (adenosina difosfato), que pode ser transformada novamente em ATP por meio da adição de um fosfato e energia. Um dos principais locais de produção de ATP são as mitocôndrias, organelas presentes nos organismos eucarióticos, responsáveis pela produção de energia.

Qual é a etapa mais energética ou seja que mais produz ATP do processo de respiração celular *?

→ Fosforilação oxidativa

Durante a formação de água, energia vai sendo liberada e usada na produção de ATP. A fosforilação oxidativa é responsável pela maior parte do ATP produzido pela célula.

O que ocorre na fase anaeróbia?

A fase anaeróbica é composta pela glicólise, que também ocorre na respiração anaeróbia. Essa etapa ocorre no citosol das células e se refere à transformação da glicose em ácido pirúvico ou piruvato.

Artigo anterior
O que significa a palavra confirmada?
Artigo seguinte
Quanto rende 1 litro de gasolina?