A tibia se articula com quais ossos?

Perguntado por: Rita Sofia Leite de Batista  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)

A tíbia articula-se com três ossos: fêmur, fíbula e tálus.

Como são chamados os ossos da tíbia?

As tíbias, mais conhecidas como ossos da canela, na anatomia humana, são ossos longos localizados entre os pés e os joelhos. ... Sua cabeça articula com o fêmur através de ligamentos em menisco, lateralmente com a fíbula e na extremidade inferior com os tarsos (ossos do pé).

Quais são as articulações da perna?

Duas articulações mantém unidas a tíbia e a fíbula (as articulações tibiofibulares superior e inferior), bem como uma estrutura anatômica chamada de membrana interóssea.
  • Ossos da perna - vistas anterior e posterior. ...
  • Músculos do joelho e da perna - vistas anterior e posterior.

Qual o nome da articulação entre o fêmur e a tíbia?

O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural).

Quais são as bordas da tíbia?

A posterior é menor, estreitada, área intercondilar posterior. Basicamente o corpo da tíbia tem forma triangular apresentando portanto 03 margens: Anterior, muito proeminente e subcutânea, medial e lateral, que delimitam as 03 faces, medial, lateral e posterior.

Acidentes ósseos da Tíbia - Sistema Ósseo/Esquelético - VideoAula 066

32 questões relacionadas encontradas

Qual a tíbia e fíbula?

A tíbia e a fíbula são ossos localizados na perna logo abaixo do joelho. A quebra desses ossos pode ser causada por uma pancada, acidente de carro ou moto, queda ou esmagamento, podendo ser exposta ou não. Em alguns casos é necessário fazer a fixação do osso com um aparelho externo, chamado de fixador externo.

O que é o platô tibial?

A parte proximal da tíbia é conhecida como Platô ou Planalto. O planalto tibial possui uma discreta inclinação posterior (10°) e consiste de 2 côndilos (platôs). A face superior de cada côndilo é grande, ovoide e lisa. O platô lateral é recoberto por 4mm de cartilagem.

Quais são as 3 articulações do joelho?

A articulação do joelho é uma articulação sinovial que conecta três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela. É uma complexa articulação em dobradiça formada por duas articulações: a articulação tibiofemoral e a articulação patelofemoral.

Quais são os tipos de articulações que existem?

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

São articulações sinoviais?

Articulações sinoviais são as mais encontradas no corpo

Segundo a reumatologista Licia Mota, o papel dessas articulações é articular os ossos. “São aquelas em que a superfície óssea é recoberta por uma cartilagem articular e que são unidas por ligamentos e revestidas por uma membrana chamada membrana sinovial.

Quais são as articulações do fêmur?

O fêmur possui dois importantes pontos de articulação que fornecem suporte estrutural para o corpo: a articulação do quadril (anca) proximalmente; e a articulação do joelho distalmente.

Como é chamada a articulação do tornozelo?

1- Articulação do tornozelo (Articulação Talocrural) – entre os ossos do pé (tálus) e da perna (tíbia e fíbula).

O que é um fêmur?

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

Qual é o nome do osso da canela?

A articulação do joelho é composta por três ossos: O osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e a patela (rótula).

O que é osso fíbula?

A fina fíbula situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para fixação de músculos. Não possui função de sustentação de peso. Articula-se com a tíbia (proximalmente e distalmente) e o tálus distalmente. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus.

Quantos tipos de articulações O corpo humano possui?

Existem três tipos de articulações no corpo e para compreender o sistema articular é preciso conhecer a classificação feita de acordo com sua localização e o grau de mobilidade que proporcionam ao esqueleto humano. Sinartroses: são as articulações fibrosas que se situam entre um osso e outro.

Quais os 6 tipos de articulações sinoviais?

Articulações sinoviais
  • a articulação esternoclavicular.
  • o ombro.
  • o cotovelo.
  • o quadril.
  • o joelho.
  • a articulação radiocarpal.
  • as articulações tibiofibulares proximais.

Quais as 5 articulações do ombro?

Articulações do ombro
  • Articulação glenoumeral.
  • Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.
  • Articulação subacromial e escapulotorácica.
  • Lesões das articulações do ombro.

Como são classificadas as articulações do joelho?

A articulação do joelho é do tipo dobradiça, composta basicamente por três ossos: fêmur, tíbia e patela. Podendo ser dividida em outras duas articulações: Fêmoro-patelar (entre a área anterior da patela e a parte anterior-distal do fêmur); Fêmoro-tibial (entre a epífise distal do fêmur e a epífise proximal da tíbia).

Quais são os movimentos da articulação do joelho?

O joelho move-se com seis graus de liberdade e apresenta movimentos de flexão e extensão, rotação, adução e abdução e translação (de anterior para posterior, de medial para lateral e axial).

Como são classificadas as articulações?

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

Quanto tempo leva para o platô tibial colar?

A consolidação do osso leva em torno de 3 a 4 meses. Neste período, e neste tipo de fratura do planalto tibial, é necessário usar muletas por algumas semanas, dependendo do tipo de fratura. Seu cirurgião está mais apto a te dar estas orientações.

Qual a complicação mais frequente da fratura de platô tibial?

A incidência de lesões articulares associadas às fraturas do planalto tibial perfaz números percentualmente significantes, chegando a atingir 70%. A lesão mais comum é a meniscal, sendo a desinserção periférica a mais freqüente (25%), seguida das lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

Quanto custa uma cirurgia do platô tibial?

Acometem indivíduos de ambos os sexos, a maior incidência é em mulheres acima dos 50 anos e em homens abaixo dos 50 anos. No Brasil, em 2015, foram feitas 11.071 cirurgias para o tratamento da fratura do planalto tibial pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a um custo de R$ 9.317.006,85 para o sistema.

Artigo anterior
Em qual temporada a Judith nasceu?
Artigo seguinte
Qual é o sinônimo da palavra despertou?