Vão fazer ou vai fazer 10 anos?

Perguntado por: Alícia Monteiro Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

1o) O verbo FAZER, quando se refere a tempo decorrido, deve ser usado sempre no singular. É verbo impessoal (=sujeito inexistente). Devemos dizer “FAZ dez anos” e “VAI FAZER dez anos”; 2o) O verbo VER é transitivo direto.

Vai fazer ou vão fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

Qual a diferença de vai e vão?

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Vão fazer 5 anos ou vai fazer?

Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular). Assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou, Deve fazer alguns meses que eles não se falam.

FIM DO CASTIGO PARA IMIGRANTES SEM STATUS - (2022)

24 questões relacionadas encontradas

Faz 7 anos ou fazem?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo.

Faz anos ou fazem?

Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.

Como se escreve a 4 anos?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos! A anos é utilizado quase sempre com a preposição daqui, indicando tempo futuro, ou seja, que ainda não decorreu: Só daqui a anos saberemos a verdade.

Estou a dez anos ou estou há dez anos?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».

É correto dizer há dez anos atrás?

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Irão ou vão exemplos?

A forma irão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo. As autoridades irão nos devolver a casa. Como irão eles saber? A forma vão é a terceira pessoa do plural do presente do indicativo, a terceira pessoa do plural do imperativo e a terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo.

Vai está ou estará?

A forma correta de escrita é estarão de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando em -ão. Estarão é a terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo estar.

Vão ser ou vai ser?

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura. Serão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ser. Eles serão compensados.

Faz 70 anos ou fazem?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Vai ter outras oportunidades ou vão ter outras oportunidades?

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Devem fazer ou deve fazer?

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Como escrever a 10 anos?

A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta. A expressão há dez anos atrás, embora redundante, é a mais utilizada pelos falantes.

Como se escreve a 20 anos atrás?

Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.

Como escreve a cinco anos?

Convém explicar melhor. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.

Como se escreve a anos?

Quando escrever “há anos” ou “a anos”?
  1. Há anos.
  2. OBS: Os verbos haver e fazer, quando estão indicando tempo passado, não devem ser colocados no plural. O haver também não vai para o plural quando adota o sentido de “existir”. Exemplos:
  3. A anos.

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Quando se usa o há?

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Faz ou fez aniversário?

O correto é: "Você faz aniversário este mês ou você faz anos este mês?" «Você faz anos este mês» e «comemora o seu aniversário este mês». Ainda se diz «hoje é o meu aniversário». O verbo fazer, usa-se, neste caso, para expressar tempo decorrido.

Faz um tempo ou há um tempo?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Artigo anterior
Quanto equivale 0 4?
Artigo seguinte
Quanto é a ajuda de custo da ESA?