Vai a Escola tem crase?

Perguntado por: Benedita Sousa Lima  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. ... Ou seja, se você vai a e volta da, crase há.

Vai pra escola ou vai à escola?

Bom, vejamos: a) “Vou à escola” passa a ideia de que o interlocutor (quem fala) irá voltar em questão de horas. Dessa forma, a noção que temos, como ouvintes, é de algo temporário, ou melhor, de curta duração. b) “Vou para a escola” já indica um período maior de tempo, praticamente definitivo.

Quem vai vai a algum lugar crase?

Por que só ocorre crase no segundo caso? Quando vamos, sempre vamos a algum lugar. O verbo IR pede a preposição “a”. ... Isso significa que você “VAI À BAHIA” (=preposição “a” do verbo IR + artigo definido “a” que antecede a Bahia) e que você “VAI A BRASÍLIA” (=sem crase, porque só há a preposição “a” do verbo IR).

Como saber se é crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Onde vai a crase?

A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. Apesar de ser a mais conhecida, não é a única, mas saber que – salvo exceções – a crase não acontece antes de palavras masculinas já ajuda bastante!

COMO SABER SE TEM OU NÃO CRASE? DICA RÁPIDA com PROFA. PAMBA

37 questões relacionadas encontradas

Vai a praia ou vai a praia?

Ricardo vai à praia. A Preposição “a” é exigida pela regência do Verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar) e o Artigo “a” acompanha o Substantivo “praia”. Assim, a Crase ocorre devido à união dos sons de duas vogais iguais mas que exercem funções sintáticas diferentes (uma é Preposição e a outra é um Artigo).

Vai a missa ou vai a missa?

Seu professor de Português ouviu a conversa e lembrou-lhe de que ninguém "vai na missa" mesmo, e sim "vai ou não vai à missa". Ou seja: vamos "a" algum lugar/evento e não "em" algum lugar.

Quando não usar crase exemplos?

Não ocorre crase:
  • Antes de substantivos masculinos:
  • Antes de verbos:
  • Antes da maior parte dos pronomes:
  • Nota: Antes de alguns pronomes pode ocorrer crase.
  • Em expressões com palavras repetidas, mesmo que essas palavras sejam femininas:
  • Antes de palavras femininas no plural antecedidas pela preposição a:

Quando não ocorre a crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Quando usar crase regras?

A crase deve ser usada nos seguintes casos:
  1. Antes de palavras femininas. Exemplo: Vou à padaria (a + a). ...
  2. Na indicação de horas. Exemplo: A aula começa às 8h. ...
  3. Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas. Exemplos: ...
  4. Com os pronomes aquele, aquela, aquilo, quando eles fazem contração com a preposição “a”

Quem vai a volta da crase?

Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. ... Ou seja, se você vai a e volta da, crase há. Se você vai a e volta de, crase para quê? É erro colocar acento grave antes de palavras que não admitam o artigo feminino a, como verbos, a maior parte dos pronomes e as palavras masculinas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Tem crase antes de nome de lugar?

Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". ... A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase.

Que vai ou que irá?

Irá é a terceira pessoa do singular do futuro do indicativo do verbo. ... Vai é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo e a segunda pessoa do singular do imperativo do verbo.

Vai na igreja ou vai a igreja?

Vou a - a igreja. Vou à igreja. Na frase acima, temos a ocorrência da preposição "a", exigida pelo verbo “ir”, e a ocorrência do artigo "a", que está determinando o substantivo feminino igreja. Quando ocorre esse encontro e a junção das duas vogais, a união delas é indicada pela crase.

Quem comparece comparece a algum lugar?

Quem comparece, comparece a algum lugar, ao invés de comparecer algum lugar. Concordam? Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quando usar a crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Quando usamos a crase exemplos?

Quando usar a crase?
  • Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
  • Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
  • Portanto:
  • Atenção! ...
  • Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
  • Resolução.

Vai à missa tem crase?

Se a palavra que vem depois da preposição a é de gênero masculino, não há uso da crase. Essa regra é uma das principais no ranking dos erros de acentuação mais cometidos por aí. ... Entre palavras repetidas: “Ela encara o dia a dia sem estresse”; Depois de preposições: “Nós vamos para após a missa”.

Quem vai à missa?

A missa é presidida por uma só pessoa (presbítero ou bispo). Nos casos em que há outros presbíteros ou bispos presentes, a forma mais comum de estes participarem na missa é a concelebração.

QUEM VAI VAI A ou em?

O verbo ir, sendo um verbo transitivo indireto, estabelece regência verbal com um objeto indireto através da presença de uma preposição. Embora a preposição em seja a mais utilizada pelos falantes (ir em), a mais correta segundo as normas gramaticais é a preposição a (ir a).

Vai a feira ou vai a feira?

Deverá dizer: "Eu vou à feira." O verbo ir no sentido de partir de um lugar para outro não se emprega com a preposição em, mas, sim, com as preposições a, para ou de, conforme exemplifico abaixo.

Quem comparece comparece em ou a?

A regência do verbo comparecer pode ser feita com a preposição a ou com a preposição em quando indica o ato de se apresentar em algum lugar. Há, contudo, uma preferência pelo uso da preposição a, considerada a mais correta por muitos gramáticos.

Como usar a palavra vou?

Vou vem do verbo ir. O mesmo que: saio, parto, compareço, apareço, apresento, caminho, locomovo, movimento, marcho.

Artigo anterior
O que é o futuro do pretérito?
Artigo seguinte
Como uma empresa pode reduzir o consumo de água nos seus processos?