Tem vírgula no tanto quanto?

Perguntado por: Sara Beatriz de Martins  |  Última atualização: 16. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

Afinal, “tanto quanto” tem vírgula? A resposta é um retumbante NÃO! Não devemos usar vírgula entre os sintagmas da conjunção!

Tem vírgula em tanto quanto?

Logo, não se deve utilizar a vírgula. Outra forma de escrever a estrutura seria na introdução de uma informação adicional à oração principal. Exemplo: "A comarca de Abelardo Luz, tanto quanto a comarca de Mafra, manifestou-se favoravelmente ao pedido."

Como usar o tanto quanto?

As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas e exprimem comparação. Observe os exemplos: - Ela é esperta tanto quanto ele. - Tanto o aluno como o professor ficaram surpresos com o calendário escolar.

Quanto colocar vírgula?

A vírgula é um sinal de pontuação que marca uma pausa de curta duração e é utilizada para separar termos dentro de uma oração ou orações dentro de um período. Casos de ocorrência: - Para marcar qualquer alteração na sequência lógica dos termos de uma oração, quando estes não estão dispostos conforme a ordem direta.

Como saber quando vai vírgula?

A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.

USO DA VÍRGULA: DICAS RÁPIDAS

43 questões relacionadas encontradas

Onde não se pode usar vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quanto Ou o quanto?

Quero me mudar para meu novo apartamento o quanto antes. Embora popularizada, essa expressão deve ser evitada, dando-se preferência à forma sem o artigo O, isto é, somente QUANTO ANTES.

Qual é a conjunção de quanto?

Comparativas: iniciam orações subordinadas estabelecendo relação de comparação em relação à oração principal. As principais conjunções subordinativas adverbiais comparativas são “como”, “(tal) qual”, “(tanto) quanto”.

O que significa tanto quanto?

como» e «tão.. quanto» são sinónimas e usadas na formação do grau comparativo de igualdade (Cunha, Celso e Cintra, Lindley, Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Qual palavra posso substituir tanto?

Tal quantidade: 6 tal quantidade, tal número, tal porção.

É correto utilizar na qual?

Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.

Como usar não só mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Que pode ficar entre vírgulas?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Quanto mais ou tanto mais?

Conclui-se que é igualmente correcto dizer: «quanto maior a casa, tanto mais quartos tem» e «quanto maior a casa, mais quartos tem». A supressão da conjunção tanto é, contudo, mais usual.

Qual é a conjunção de tanto que?

Exprimem uma ideia de consequência. São introduzidas por elementos intensificadores (tão, tanto, tamanho), seguido da conjunção que ou das locuções conjuntivas de que forma, tanto que, de sorte que, de modo que. Exemplo: Eu estudei tanto que fui aprovada no mestrado.

Qual é o advérbio de quanto?

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau.

É correto falar o quanto antes?

1) Quanto antes é a forma correta da expressão, e não o quanto antes.

É correto dizer fico no aguardo?

Portanto, a frase isolada está incorreta. Porém, se for acompanhada de um complemento para “aguardo” não está errada, embora seu uso não seja aconselhado, especialmente em uma comunicação formal. Forma incorreta: Fico no aguardo.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Quando a vírgula não é obrigatória?

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração.

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

Artigo anterior
O que significa uma energia de 1 elétron volt?
Artigo seguinte
Como fazer uma carta convite para um estrangeiro?