Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?

Perguntado por: Frederico Daniel Assunção  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)

j) Antes do pronome relativo que, emprega-se a vírgula quando este introduz uma oração explicativa: Morreram muitos soldados, que fariam falta para o prosseguimento da luta. k) Conjunções como embora, mas, etc.

Tem vírgula antes de pronome relativo QUE?

1. Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação.

Como usar a vírgula antes do que?

Antes de “que”

A vírgula é usada antes da palavra “que” quando esta fizer referência ao termo anterior e for uma oração adjetiva explicativa, ou seja, incluir uma informação adicional àquele termo.

Pode usar vírgula antes de pronome?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. Por exemplo: (22) O professor Paulo Ricardo, que organizou esse material, é professor do Unificado.

Tem vírgula depois de já QUE?

Tem vírgula depois de já QUE? pois: essa conjunção pode ser causal ou conclusiva. Quando ela tiver valor conclusivo sempre aparecerá entre vírgulas, já que nunca encabeça a oração da qual participa .

Pode usar vírgula antes do "QUE"?

36 questões relacionadas encontradas

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Tem vírgula depois de talvez?

OUTRAS INDICAÇÕES ÚTEIS: Regra geral, separam-se por vírgulas: «aliás», «contudo», «enfim», «isto é», «pois», «por exemplo», «por favor», «porém», «talvez», «todavia».

Como usar o pronome relativo?

Assim, o pronome relativo é usado como conectivo entre a oração subordinada e a principal: Comprei a tinta que usaremos amanhã. A tinta, a qual usaremos amanhã, já foi comprada. Acaba de ser vendido o prédio cujo dono faleceu.

Quais são os casos de uso obrigatório da vírgula?

Quando usar a vírgula
  • 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
  • 2- Separar orações intercaladas.
  • 3- Separar orações adjetivas explicativas.
  • 4 – Separar expressões explicativas.
  • 5 – Separar conjunções.
  • 6 – Isolar o vocativo.
  • 7 – Isolar o aposto.
  • 8 – Isolar datas.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Que como pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Tem vírgula depois de então?

A conjunção equivale a portanto, logo. Quanto à pontuação, a vírgula deve ser usada antes do termo então: Grande parte fizemos juntos, então vamos continuar assim. Observe: isoladamente os elementos ligados por então não perdem a unidade de sentido: grande parte fizemos juntos / vamos continuar assim.

Quando o que não é um pronome relativo?

O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.

Pode colocar vírgula entre o sujeito e o verbo?

Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

Como substituir o pronome relativo QUE?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

Quando o pronome relativo que é sujeito?

Esse pronome pode ser usado para substituir pessoa ou coisa, que estejam no singular ou no plural. Sintaticamente, o relativo "que" pode desempenhar várias funções: a) Sujeito: Eis os artistas que representarão o nosso país.

Onde como pronome relativo exemplos?

Uso de Onde como Pronome Relativo
  • Na rua onde ele mora não há muito movimento. [ Adequado]
  • Na oração onde o fiel pedia perdão a Deus não havia sinceridade. [ Inadequado] Na oração em que o fiel pedia perdão a Deus não havia sinceridade. [ Adequado]

O que colocar no lugar do que?

7 porque, pois, visto que, uma vez que, dado que, posto que, pelo motivo de, por causa de, em razão de, já que. Exemplo: Presta atenção que esta matéria é difícil!

Onde se põe a vírgula?

A vírgula marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período.

Quais palavras ficam entre vírgulas?

Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Quais as funções do pronome QUE?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Artigo anterior
O que é boca cupido?
Artigo seguinte
Como o câncer se desenvolve?