Quem é o pai do pensamento lógico?

Perguntado por: Filipe Jorge Gaspar  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

Agência FAPESP – Se Aristóteles foi o pai do pensamento lógico, o alemão Gottlob Frege (1848-1925) foi o fundador da moderna lógica matemática.

Quem é o pai da lógica?

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido). Seus escritos foram reunidos na obra denominada Organon ou Instrumento da Ciência.

Como surgiu o raciocínio lógico?

O Raciocínio Lógico serve para analisar, argumentar, justificar ou provar raciocínios. ... A Lógica surgiu na Antiga Grécia com Parmênides e Heráclito. O primeiro dizia que a razão deve ser guiada de acordo com os princípios de não-contradição e de identidade com a finalidade de conhecer a verdade.

Porque é que Aristóteles é considerado o pai da lógica?

Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo. No século IV a.C., Aristóteles chamou de “analítica” o que ficaria conhecido como lógica séculos mais tarde.

Qual o pensamento de Frege?

São Paulo: USP, 2001:13. , Frege caracteriza o pensamento como um tipo de entidade eterna, incriada, imutável e não passível de alteração pela atividade humana. ou seja, pensamentos não existem nem no mundo material externo nem nas consciências subjetivas, mas em uma espécie de "terceiro domínio".

Do pensamento mítico ao pensamento lógico | Prof. Thiago Rodrigues

17 questões relacionadas encontradas

O que é conceito para Frege?

Assim, podemos ver que o conceito não é nada mais que a determinação de um conjunto preciso e delimitado dos objetos lógicos que formam a sua extensão. A propósito disso, Frege (1971) assinala: "o conceito é predicativo.

O quê Frege entende como sentido?

A referência de um nome próprio é o próprio objeto que designamos com ele; a representação que então temos é totalmente subjetiva; entre os dois reside o sentido, que não é subjetivo como a representação, mas por certo não é o próprio objeto.

Qual é a lógica de Aristóteles?

A lógica aristotélica é baseada no silogismo, um sistema argumentativo baseado em proposições que levam a uma conclusão. Nesse caso, a lógica aristotélica não se preocupa em validar as proposições ou a conclusão, mas observar como as premissas foram concluídas.

O que o filósofo Aristóteles defendia?

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. ... Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.

Quais são os 3 princípios lógicos criados por Aristóteles?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Quando surgiu o raciocínio lógico?

Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem. Ele também notou que há uma estrutura linguística que deve ser obedecida para que os enunciados tenham sentido.

Qual a função do raciocínio lógico?

Raciocínio lógico é uma organização ou estruturação de raciocínios que nos permite, de acordo com determinadas normas, chegar a uma conclusão ou resolver um problema.

O que é raciocínio lógico na filosofia?

É um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. ... Um Raciocínio Lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento.

O que é ser lógico?

Significado de Lógico

Conforme com as regras da lógica; coerente. substantivo masculino Indivíduo versado em lógica.

Qual é a lógica da vida?

O comportamento humano é um ato de vontade. Por ser um ato volitivo escolhemos e adotamos o tipo de comportamento que nos parece ser, nas circunstâncias, o mais conveniente. Todas as formas de comportamento são, em princípio, passíveis de ser escolhidas e adotadas.

Qual é a política de Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Quem foi Aristóteles e suas principais ideias?

Aristóteles foi um dos principais filósofos gregos. Escreveu uma série de obras sobre filosofia, política, ética, metafísica e lógica. Sistematizou os conhecimentos que influenciam toda a cultura ocidental, criou conceitos inéditos e abriu uma nova escola filosófica.

O que defendia o Sócrates?

Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.

Quais os principais elementos da lógica de Aristóteles?

É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categorias
  • Substância;
  • Quantidade;
  • Qualidade;
  • Relação;
  • Lugar;
  • Tempo;
  • Posição;
  • Posse;

Quais são as principais características da lógica aristotélica?

As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica?

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:

Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento. ... Oferece princípios, leis, regras e normas para todo pensamento que quiser ser verdadeiro.

Como podemos entender o valor objetivo do sentido e o valor subjetivo da representação?

A representação objetiva poderia ser divida em conceito e objeto, enquanto a subjetiva não (ou seja, a representação objetiva envolveria conceitos como ser assassino, que geraria uma verdade se isso for dito do objeto [no caso, a própria pessoa] Brutus, enquanto a representação subjetiva não admitiria essa distinção).

O que caracteriza a filosofia analítica?

Resumo: A filosofia analítica é uma análise da linguagem que utiliza a lógica formal e que, nesse sentido, só passa a existir após o trabalho de Firege. No entanto, já se encontra em Kant luna filosofia da linguagem, embora muitas vezes ele exprima noções lingüísticas por expressões mentalistas.

Qual é o principal tema a ser discutido no Tractatus Lógico Philosophicus?

Fruto da primeira filosofia de Wittgenstein, no Tractatus Logico- Philosophicus encontramos reflexões sobre a linguagem, o mundo, o pensamento, a lógica, entre outros temas, mas acima de tudo sobre como a linguagem pode espelhar ou representar o mundo e a realidade.

Artigo anterior
Onde você costuma encontrar infográficos?
Artigo seguinte
O que fazer quando você não tem ninguém pra conversar?