Tem fiança para homicídio?

Perguntado por: Lisandro Santiago Esteves Barbosa Monteiro  |  Última atualização: 30. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

A resposta é que na maioria das vezes sim, é possível aplicar uma fiança, pois o homicídio em geral é crime afiançável. Contudo, há situações em que a fiança não pode ser aplicada, em casos mais graves que vamos explicar daqui a pouco.

Quanto custa uma fiança de homicídio?

A fiança é definida pelo delegado para casos de crimes com penas que não superem a quatro anos de prisão. Nisso, a lei estipula o valor entre 1 a 100 salários mínimos. Já a fixação é decidida pelo juiz se o crime no qual a pessoa responde tiver pena superior a quatro anos de prisão.

Quais são os crimes que não tem fiança?

Crimes inafiançáveis e imprescritíveis

Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Quando não cabe fiança?

A fiança não poderá ser concedida nos casos de crimes de racismo, tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo, hediondos e cometidos por grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Quais crimes pagam fiança?

Juiz: o juiz, por sua vez, irá conceder a fiança quando se tratar de crime cuja pena máxima seja superior a 04 anos, com valor de 10 a 200 salários mínimos. Por exemplo: no crime de homicídio (art. 121, do Código Penal), roubo (art. 157, do Código Penal) ou estupro (art.

Homicídio híbrido Admite Fiança ?

23 questões relacionadas encontradas

O que é crime de homicídio qualificado?

Também são considerados homicídios qualificados aqueles cometidos contra menor de 14 anos ou por motivo fútil, traição ou emboscada ou com emprego de veneno, fogo, asfixia, tortura ou ainda mediante promessa de recompensa ou recurso que dificulte a defesa da vítima, entre outros.

Quanto é a fiança por porte ilegal de arma?

Tem fiança por porte ilegal de arma? PENA: reclusão de 2 a 4 anos e multa. Crime inafiançável, exceto se a arma estiver registrada no nome do agente.

Qual a pena para réu primário por tentativa de homicídio?

Essa prática pode ser classificada como tentativa incruenta ou cruenta, onde há ou não violência envolvida. De acordo com a legislação brasileira, a pena para tentativa de homicídio varia entre 6 e 20 anos de reclusão. Entretanto, essa pena pode ser diminuída por questões como comportamento, por exemplo.

Tem fiança para quem é pego com arma de fogo?

PENA: reclusão de 2 a 4 anos e multa. Crime inafiançável, exceto se a arma estiver registrada no nome do agente. Regra que se mostra inconstitucional, porque a fiança está relacionada à natureza do crime.

O que acontece com a fiança em caso de condenação?

Em caso de condenação, o valor pago na fiança será utilizado para suprir as custas processuais, a indenização do dano causado à vítima, se existente, e a multa, caso fixada.

Quais os crimes que não admitem liberdade provisória?

Então, antes da promulgação da Lei nº 11.464 de 2007, a concessão de liberdade provisória era expressamente vedada nos casos de crimes hediondos (aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo) e equiparados, (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

Quais os tipos de homicídio qualificado?

O homicídio qualificado é um crime hediondo, ou seja, quando há motivo fútil, com emprego de tortura ou veneno, ou, ainda, dificultando ou tornando impossível a defesa da vítima, por exemplo. Nesses casos, portanto, o crime se torna ainda mais grave do que já é. Certamente, você sabe o que é o homicídio.

Como saber se o crime cabe fiança?

Segundo o Código de Processo Penal, art. 323 e 324, são afiançáveis as infrações penais punidas com detenção ou reclusão que tenham pena mínima cominada em até 4 anos.

Tem fiança para homicídio culposo?

A fiança de um homicídio culposo custa de 1 (um) a 200 (duzentos) salários mínimos. Em regra, quando o delito tem uma pena máxima de até 4 anos, o valor da fiança pode oscilar entre 1 e 100 salários mínimos. Se a pena máxima for acima de 4 anos, então o montante da fiança pode variar de 10 a 200 salários mínimos.

Qual é a pena para um crime doloso?

Pena – reclusão, de seis a vinte anos. § 1º Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um terço.

Qual valor mínimo de uma fiança?

Quando couber fiança na delegacia, o valor deve ser arbitrado entre 1 e 100 salários-mínimos, nos termos do artigo 325, I do CPP. Esse valor é determinado segundo as disposições do artigo 326 do CPP: Art. 326.

Qual a pena para porte de arma réu primário?

Portar armas ou acessórios de uso permitido sem registro ou em desacordo com as normas legais pode ocasionar de dois a quatro anos de detenção. Já para os casos de posse ou porte de armamentos proibidos no país a pena é maior, entre quatro e oito anos de reclusão.

É crime atirar?

Inicialmente devemos ter consciência de que o ato de atirar com arma de fogo em área urbana é crime previsto no artigo 15[1] do Estatuto do Desarmamento, Lei nº 10.826/03. Para a consumação desse crime é indispensável que o disparo ocorra em lugar habitado ou suas adjacências.

Quem não pode tirar porte de arma?

Enquanto a posse de armas é permitida para o cidadão comum no Brasil, desde que seguidas as regras para a comercialização e registro de armamento, o porte é restrito aos profissionais de segurança pública, membros das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança privada.

Qual é a pena mínima de um homicídio?

Art 121. Matar alguem: Pena – reclusão, de seis a vinte anos.

Tem como responder por homicídio em liberdade?

Embora o homicídio seja considerado um crime grave, a concessão da liberdade provisória pode ocorrer se não houver elementos que indiquem a necessidade da prisão para garantir a eficácia do processo, como o risco de fuga ou de obstrução da justiça.

Quanto tempo dura um flagrante de homicídio?

Assim, após 24h da prática do crime, o individuo ainda poderá (a depender da situação, cada caso precisa ser analisado de forma isolada) ser preso em flagrante.

O que acontece se for pego com arma de fogo ilegal?

Penalidades Severas: A Lei 10.826/03 prevê penas rigorosas para o porte ilegal de arma de fogo, que podem variar de 2 a 4 anos de reclusão, mais multa. Se houver agravantes, como o uso da arma para cometer crimes, as penas podem ser ainda mais severas.

Tem fiança para calibre 38?

A pena prevista do artigo 16 (Lei das Armas – 10.826/2003) para esse tipo de crime é de três a seis anos de reclusão, inafiançável. E ainda é crime hediondo.

Como funciona a fiança?

Fiança é um valor determinado por uma autoridade competente (Juiz ou Delegado) para que seja depositado, em dinheiro ou objetos, com a finalidade de que o acusado aguarde o julgamento em liberdade provisória.

Artigo anterior
Quantos posts fazer por semana no Instagram?
Artigo seguinte
Quantas pessoas tem pedra no rim no Brasil?