Quais obras não precisam de CNO?

Perguntado por: Ricardo Guilherme Correia Martins  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (27 avaliações)

Conforme comentamos anteriormente, todo tipo de obra deve ter inscrição no CNO. Contudo, aquelas cujo valor não ultrapasse 20 vezes o limite do salário no momento em que a construção é iniciada, estão dispensadas dessa obrigação.

Qual obra não precisa de CNO?

Na prática, significa que as obras que não ultrapassarem o valor de 20 x o limite do salário quando a construção for iniciada, não precisarão fazer o registro no CNO. Então, aquelas construções de valor baixo são as que não alteram a área de construção, ficando sob responsabilidade da empresa.

Quando é exigido CNO?

deve ser a mesma data de início da obra. Editar os dados da matrícula CEI migrados para o CNO quando necessário, se estiverem em branco ou incorretos.

O que acontece se não abrir CNO?

Abrir o Cadastro Nacional de Obras (CNO) é uma etapa fundamental no processo de regularização de obras na área de construção civil no Brasil. Portanto, não cumprir com essa obrigação pode resultar em uma série de implicações legais e burocráticas, além de prejudicar a regularidade da obra perante a Previdência Social.

Qual o valor do CNO da obra?

Entende-se por reforma de pequeno valor aquela em que não há alteração de área construída, bem como o custo estimado total, incluindo material e mão de obra, não ultrapasse o valor de 20 (vinte) vezes o limite máximo do salário de contribuição vigente na data de início da obra (R$ 116.789,00, em setembro de 2019).

CNO-SERO: DECADÊNCIA, ÁREAS DE REDUÇÃO, MIGRAÇÃO, PERCENTUAL DE EQUIVALÊNCIA, TIPO DE OBRA E+

35 questões relacionadas encontradas

Quem é dispensado de CNO?

Conforme comentamos anteriormente, todo tipo de obra deve ter inscrição no CNO. Contudo, aquelas cujo valor não ultrapasse 20 vezes o limite do salário no momento em que a construção é iniciada, estão dispensadas dessa obrigação.

De quem é a responsabilidade de fazer o CNO?

Proprietário: o proprietário do imóvel, seja pessoa física ou jurídica, é identificado como o responsável primário pela emissão do CNO. Este vínculo confere a ele a responsabilidade principal pelo cadastro da obra.

Quando a obra é isenta de INSS?

Obras com mais de 5 (cinco) anos não estão sujeitas, regra geral, à cobrança das contribuições sociais. É o que chamamos de prazo de decadência, ou decadencial.

Precisa colocar CNO na nota fiscal?

Cada estabelecimento prestador deve informar o(s) estabelecimento(s) tomador(es) dos serviços pelo CNPJ ou CNO, no caso de serviços prestados por empreitada parcial, com as respectivas notas fiscais emitidas. Preencher com o código correspondente ao tipo de inscrição. Deve ser igual a [1] (CNPJ) ou [4] CNO.

Porque colocar CNO na nota fiscal?

Recapitulando, o CNO é necessário para o bom andamento da obra, para que o cliente mantenha a confiança no contratado e o contratante se mantenha no orçamento, cadastrar a obra é essencial para que o projeto seja bem-sucedido.

Como descobrir o CNO de uma obra?

Para consultar o CNO da obra, você pode acessar o portal Gov.br, onde encontrará as informações relevantes sobre o cadastro, como a situação cadastral e outros detalhes.

Como fazer para diminuir o valor do INSS de uma obra?

Com uma única nota fiscal de concreto usinado você pode reduzir em até 2 % do valor do INSS da sua obra de construção civil. Esta nota deve ter a vinculação inequívoca à obra, ou seja, deve conter no mínimo o endereço da obra e se possível ser informado o cadastro nacional de obras, o CNO.

Como obter o CNO da obra?

Basta acessar o site do CNO na Receita Federal e seguir os passos a partir do hiperlink “Cadastrar Obra Nova no CNO”. Após entrar na seção para inscrever obra nova no CNO, existe um formulário com todas as informações que devem ser colocadas no documento a fim de registrar a inscrição da obra.

Como concluir obra no CNO?

Primeiro, você faz o cadastro do CNO, depois parte para a aferição da obra, transmite a DCTF Web de aferição e obtém a sua certidão. E depois, será que é necessário fazer algo mais? 📊 Fiquem tranquilos, a inscrição deve ser encerrada automaticamente pelo próprio sistema da Receita Federal do Brasil.

Não é obra de construção civil ou não está sujeita a matrícula de obra?

1) A matrícula CEI não é obrigatória para todas as operações de construção civil, mas apenas aquelas que se classificam como OBRA de acordo com Anexo VII da Instrução Normativa RFB 971/2009.

Quando a informação do proprietário existe no sistema CNO a informação do campo não deve ser preenchida?

No módulo eSocial, ao enviar o evento S-1020 é apresentada a mensagem: Quando a informação do proprietário existe no Sistema CNO, a informação do campo não deve ser preenchida. Esta mensagem é apresentada, pois foram implementadas alterações referente ao layout conforme NT 06/2022 que entrou em vigor em 16/01/2023.

Como emitir nota fiscal sem CNO?

Caso seja preciso realizar reformas de pequeno valor sem informar selecionar o CNO, o usuário deverá preencher o campo Valor limite para reformas de pequeno valor. Nesse campo ele deverá informar o valor máximo que o sistema permitirá ao usuário gerar uma nota fiscal sem informar o CNO.

Como fazer CNO de obra antiga?

Realizar a inscrição de uma obra no CNO é uma tarefa muito fácil, que pode ser feita de maneira totalmente virtual, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico diretamente no e-CAC, acessando o endereço eletrônico da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

O que é CNO na nota fiscal?

CNO - Cadastro Nacional de Obras — Receita Federal.

Como regularizar obra com mais de 5 anos?

Para regularizar uma construção que tenha iniciado ou terminado há mais de 5 anos, você deve seguir os mesmos passos do processo de aferição, que é feita pelo SERO. O reconhecimento da decadência e o abatimento dos valores é feito automaticamente pelo sistema.

Quem tem que pagar o INSS da obra?

A resposta para essa pergunta é simples, o responsável pelo pagamento do INSS da obra é o dono da obra, ou seja, não importa de quem é o terreno, o que conta aqui é quem decidiu fazer a obra.

De quem é a responsabilidade do INSS da obra?

O proprietário (ou o dono) do imóvel, sendo o responsável pela execução de obra de construção civil, é o contribuinte das obrigações tributárias previdenciárias decorrentes, inclusive em relação às empreiteiras que contrate para executá-la.

Como regularizar uma obra já construída na Receita Federal?

Procedimentos para regularizar a obra
  1. Acesse o Sero e clique em Aferir obra;
  2. Escolha a obra que deseja regularizar;
  3. Confirme se os dados do cadastro da obra (CNO) estão corretos;
  4. Responda a pergunta "O responsável possui contabilidade regular e formalizada de acordo com legislação vigente";

O que pode ser alterado no CNO?

O sistema permite ao usuário alterar os seguintes campos: Nome da Obra - Preencher o campo com o nome do responsável pela obra. Se houver mais de um responsável, complementar com a expressão “e outros”. Exemplo: “Maria da Silva e outros”.

O que é o CEI de uma obra?

O Cadastro Específico do INSS (CEI) está sendo substituído pelo Cadastro Nacional de Obras (CNO). Este é um novo banco de dados que armazena informações cadastrais de obras de construção civil e de seus responsáveis.

Artigo anterior
Qual o peixe mais nobre do Brasil?
Artigo seguinte
O que apodrece madeira?