Tem crase antes de qualquer?

Perguntado por: Leandro Simões Macedo  |  Última atualização: 19. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes indefinidos. Os pronomes indefinidos são aqueles que apresentam, de um modo vago, os seres em terceira pessoa. (ex.: alguém falou; qualquer lugar; certas questões...).

Vai crase antes da palavra qualquer?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase antes de toda?

Pronomes indefinidos como "toda" eliminam a possibilidade / necessidade de utilizarmos o artigo, já ocupam o seu papel. ... Assim como não há artigo masculino junto à preposição a em "a todo o time", não há artigo feminino nem crase em "a toda a equipe".

Tem ou não tem crase?

Acento grave é fácil de usar e não mudou com a reforma ortográfica. Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Segundo ela, a crase acontece toda vez que acontece a fusão da preposição 'a' com o artigo 'a' - e, portanto, a crase só acontece diante de palavras femininas.

Tem crase antes de sua?

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

CRASE antes de "todos", "você", "ela": entenda a regra! #PEL

44 questões relacionadas encontradas

Tem crase em a sua?

O pronome possessivo suas não acompanha substantivo algum; o artigo é, portanto, obrigatório: as suas. A junção da preposição a com o artigo as resulta no acento indicador de crase: às suas.

Tem crase em a minha?

Crase obrigatória

Por fim, quando estamos diante de um pronome possessivo substantivo feminino, a crase torna-se obrigatória. ex: Não me refiro à sua irmã, mas à minha. Isso ocorre, porque o uso do artigo antes dos pronomes substantivos é compulsório.

Quanto à não tem crase?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Como saber quando devo usar a crase?

Uso obrigatório da crase
  1. Quando o verbo exigir preposição a e a seguir houver um artigo a e um substantivo feminino. Exemplos: ...
  2. Em expressões que indiquem hora. Antes de locuções indicativas de horas, o acento grave deve ser utilizado. ...
  3. Em locuções femininas que indicam modo, tempo e lugar. ...
  4. Antes das palavras casa e terra.

Quando se deve usar crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Onde não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos:
  • Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ...
  • Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

É correto falar a mim?

4) Nas palavras de Laudelino Freire, "é de boa linguagem reforçar o pronome objeto com o pronome oblíquo correspondente, ou com o pronome ele, precedidos um e outro da preposição a. Exs.: Mato-me a mim; Sirva-lhes a eles de castigo"3.

Tem crase antes de horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Quanto à participação tem crase?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Tem crase antes de verbos?

Vamos à sua estrutura padrão para ficar tudo mais fácil: Assim, quando um verbo ou um nome exigir a preposição “a” e o substantivo posterior admitir artigo “a”, haverá crase. Além disso, se houver a preposição “a” seguida dos pronomes “aquele”, “aquela”, “aquilo”, “a” (=aquela) e “a qual”; ocorrerá crase.

Tem crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Quanto a minha tem crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Tem crase em a todos?

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada. Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

Como escrever das 8h às 12h?

Funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 18h, com crase. Exemplo: O horário comercial considerado na maioria das repartições públicas e privadas é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Como Escrever horas crase?

A forma correta de escrita é das 9h às 18h, com crase. A construção das 9h as 18h, sem crase, está errada. Representada com acento grave, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo a contração mais comum a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à.

Como escrever corretamente as horas?

  1. Hora redonda: 8 horas; 9 horas; etc. Ou 8h; 9h; etc. (sem “s” e sem ponto depois de “h”).
  2. Hora quebrada: 8h30min; 9h43min, etc. (sem dar espaços entre os elementos e sem usar ponto depois de “h” e “min”).

Que nem a mim ou igual a mim?

Eu é usado com verbo. "Tem louça para mim?" >>> Mim não há verbo. Nesse contexto somente "nem eu" é correto, mas "nem a mim" também pode ser usado quando o sujeito não é você, ou seja, quando uma ação está sendo feita em relação a você, para você, em você, e não o contrário.

É igual a mim ou igual a eu?

Por exemplo: 'Meu filho faz igual eu'. Neste caso, subentende-se que meu filho faz igual eu faço. Ou seja, por se tratar de um verbo o elemento oculto, é exigível o uso do pronome reto 'eu', e não do seu correspondente oblíquo.

É correto dizer a mim me parece?

Trata-se, agora, de pleonasmo literário. A repetição do pronome oblíquo configura um pleonasmo de grande efeito comunicativo. Repare nestes exemplos, todos perfeitos: A MIM ME PARECE que o governo está querendo mais impostos. A NÓS NÃO NOS PARECE justo esse imposto.

Quando não usar crase pronome de tratamento?

1o) Não há crase antes de pronomes de tratamento que podem designar tanto homem quanto mulher (VOSSA SENHORIA, VOSSA EXCELÊNCIA, VOSSA MAJESTADE, VOSSA SANTIDADE...): ... Não ocorre a crase porque não há artigo definido feminino “a” antes dos pronomes de tratamento. Só temos a preposição “a”.

Artigo anterior
Quais são os cursos da Universidade de Oxford?
Artigo seguinte
Qual é o preço do capim?