É vedada à parte a interposição simultânea ou cumulativa de recursos contra a mesma decisão?

Perguntado por: Lara Leticia Ramos Carneiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

É vedada à parte a interposição simultânea ou cumulativa de recursos contra a mesma decisão, salvo nos casos de decisões objetivamente complexas. Segundo o princípio da proibição da reformatio in pejus, a parte, salvo hipótese de má-fé, não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro.

É vedado a interposição simultânea de mais de um recurso contra a mesma decisão exceto quando a lei expressamente permitir a afirmação acima está relacionado ao?

Vigora no sistema processual civil brasileiro o princípio da unirrecorribilidade, pelo qual é vedada a interposição simultânea de mais de um recurso contra a mesma decisão.

O que é efeito iterativo do recurso?

Efeito Regressivo, diferido ou iterativo: trata-se do efeito do recurso que autoriza o órgão prolator da sentença da decisão a se retratar. É aquele que confere à autoridade decidente o denominado “juízo de retratação.”

São princípios relativos aos recursos criminais?

Duplo Grau de Jurisdição - é o princípio vetor dos recursos. ... Fungibilidade - é o único princípio inserido no CPP. Tal principio propicia ao juiz a possibilidade de aceitar o recurso errado como sendo o correto ou determinar que a parte realize a correção, desde que haja boa-fé.

É possível afirmar que constituem exceções ao princípio da unirrecorribilidade das decisões os seguintes recursos?

O princípio da unirrecorribilidade é excepcionado apenas nas hipóteses de interposição de recurso especial e extraordinário, que devem ser apresentados simultaneamente, e de oposição de embargos de declaração, que não impedem, após seu julgamento, a interposição de novos embargos.

Recursos no Processo Civil - Apelação

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as exceções do princípio da unirrecorribilidade?

Unirrecorribilidade Para cada decisão proferida é utilizável apenas um único recurso, não podendo a parte utilizar um outro recurso para que seja aceito pelo juiz.... ... 579 do CPP é a exceção que a justiça oferece caso a parte erre o recurso que deveria ser interposto, desde que não haja má-fé da parte impetrante.

São exceções ao princípio da unirrecorribilidade exceto?

A interposição simultânea de recurso especial e embargos declaratórios é cabível e representa uma exceção ao principio da unirrecorribilidade recursal.

Quais são os princípios recursais?

São princípios recursais: o duplo grau de jurisdição, a taxatividade, a singularidade ou unirrecorribilidade, a fungibilidade, a vedação da “reformatio in pejus”, a voluntariedade, a dialeticidade, a preclusão consumativa e complementariedade.

Quais são os princípios da teoria geral dos recursos?

Princípios da teoria geral dos recursos: ... O ordenamento processual é composto de um sistema mãe – Código de Processo Civil – e microssistemas que também regulamentam estes recursos. Exemplo de microssistemas: -Lei de Execuções Fiscais (Lei 6.830) cria Embargos Infringentes contra sentença de menor valor.

Quanto aos princípios recursais é correto afirmar?

Quanto aos princípios recursais, o princípio da taxatividade recursal tem sido mitigado, admitindo-se a criação de recursos não previstos expressamente em lei, desde que as partes criem tais recursos de comum acordo, como negócio jurídico-processual.

O que é efeito interativo dos recursos no processo penal?

O efeito regressivo é uma característica geral dos recursos no processo penal. O efeito regressivo é uma característica do recurso em sentido estrito. É também denominado “efeito iterativo” ou “diferido”, que importa na faculdade conferida ao juiz de reformar sua própria decisão.

Quais são os efeitos dos recursos?

1.Efeitos dos Recursos

Enquanto alguns efeitos, como o efeito obstativo e o devolutivo, são inerentes a todos os recursos, os efeitos suspensivo, substitutivo e expansivo podem ou não ser configurados a depender do recurso e do caso concreto em questão.

Quais os 4 tipos de efeitos do recurso penal?

No processo penal, três recursos possuem tal efeito: Recurso em Sentido Estrito (RESE), Agravo em Execução e Carta Testemunhável. ... Na lei de imprensa, se receber, cabe recurso em sentido estrito, se rejeitar, caberá apelação.

É sempre possível a interposição simultânea de recursos contra a mesma decisão judicial?

O princípio da unirrecorribilidade, também chamado de princípio da unicidade ou singularidade, é aquele segundo o qual para cada tipo de decisão judicial só cabe um recurso, sendo vedada a interposição simultânea ou cumulativa de dois ou mais recursos, pela mesma parte, contra uma mesma decisão judicial.

O que é o princípio da dialeticidade?

O princípio da dialeticidade exige que a parte recorrente não se limite a repetir os argumentos da inicial ou da defesa, mas sim, trazer uma verdadeira reflexão, com pontuais argumentos de irresignação sobre todos os aspectos da demanda e também sob a ótica dos juízos de valor emitidos na decisão recorrida.

Quais os tipos de preclusão?

Por essa razão, costuma-se estudar 4 tipos de preclusão:
  • consumativa;
  • lógica;
  • temporal;
  • pro judicato.

Quais são as principais características dos recursos?

2593), entende que o conceito de recurso deve ser construído partindo-se de cinco características essenciais, quais são: voluntariedade; clara previsão em legislação federal; desenvolvimento no mesmo processo cuja decisão foi proferida; manejável pelo Ministério Público, pelos advogados das partes, ou por terceiros ...

Quais são os tipos de recursos?

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. (art. 994 do CPC).

Qual é o objetivo dos recursos?

Recurso é o remédio voluntário e idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração da decisão judicial que se impugna. É um instrumento processual destinado a corrigir um desvio jurídico. É instrumento de correção em sentido amplo.

Qual o conceito de recurso e quais são os princípios recursais?

Recurso pode ser definido como uma ferramenta para provocar no judiciário o reexame de decisão, com o objetivo de reformá-la, invalidá-la e, como no exemplo dos embargos de declaração, esclarecê-la. Essa ferramenta deve ser interposta de forma voluntária, pelo legitimado, na maioria dos casos a parte sucumbente.

O que é uma recursal?

Como o próprio nome sugere, fungibilidade significa troca, substituição, e no âmbito recursal significa receber um recurso pelo outro, mais precisamente receber o recurso que não se entende como cabível para o caso concreto por aquele que teria cabimento.

Qual é a classificação dos recursos?

No nosso sistema atual, são eles os recursos: especial, extraordinário e embargos de declaração. ... São os recursos de fundamentação livre: a apelação, o agravo, os embargos infringentes, o recurso ordinário e os embargos de divergência.

São exceções ao princípio da singularidade?

A única exceção a esse princípio é a interposição simultânea do recurso extraordinário ao STF e do Recurso especial ao STJ, o que será feito quando uma decisão de única ou última instancia (Exemplo acordão) contrariar a Constituição Federal e norma de direito federal infra constitucional.

O que é a unirrecorribilidade?

INTERPOSIÇÃO DE UM ÚNICO RECURSO PARA ATACAR DUAS DECISÕES DISTINTAS. ... O princípio da singularidade, também denominado da unicidade do recurso, ou unirrecorribilidade consagra a premissa de que, para cada decisão a ser atacada, há um único recurso próprio e adequado previsto no ordenamento jurídico.

São espécies de recurso no CPC 2015 Exceto?

O recurso interposto por um litisconsorte aproveita ao outro se distintos ou opostos os seus interesses. ... Respondido em 26/05/2019 21:23:13 Compare com a sua resposta: 5a Questão (Ref.:201602637546) Pontos: 0,0 / 0,1 São espécies de Recurso no CPC/2015, exceto. Embargos infringentes.

Artigo anterior
Quais os tipos de mercados existem?
Artigo seguinte
Como se escreve por extenso 1 5?